Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os itens que se seguem.
Quando direcionada ao público interno de uma organização, uma publicação precisa adotar uma atitude respeitosa, isto é, tratar o funcionário ou empregado como adulto, sem usar de paternalismo ou recorrer a imagens do campo familiar, adotando uma linguagem profissional, e uma atitude honesta, informando os fatos, sem esconder os problemas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tratando-se de gestão de público, as relações públicas constituem, ao mesmo tempo, instrumento da administração e da comunicação. A respeito de gestão de relacionamento e públicos, assinale a opção correta.
A imprensa é um exemplo de público interno, já que propaga informações sobre a organização.
Nenhum público é mais importante que o outro, sendo todos os públicos fundamentais para o bom andamento da empresa.
As organizações não devem provocar ou suscitar novos públicos, mas apenas lidar com as situações que vão surgindo.
O poder que um grupo exerce diante de uma organização é uma forma de segmentação de públicos.
A única definição existente para a segmentação de públicos é a que o divide em interno, externo e misto.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, referentes a noções de comunicação visual para veículos impressos.
O recurso folha de estilos, muito útil na produção para suportes digitais, não apresenta a mesma funcionalidade no planejamento gráfico para impressões em papel, uma vez que, nesse caso, a formatação automática implica perdas de qualidade, exigindo configurações específicas em cada situação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto a identidade corporativa, uma das técnicas e atribuições de relações públicas, assinale a opção correta.
As ações de publicidade é que determinam a identidade corporativa de uma organização.
A identidade é a imagem da organização, a forma como o público externo a percebe.
A identidade é sempre clara e perceptível a todos os interessados.
Identidade corporativa é a representação visual da organização.
O que a empresa é e a forma como ela é percebida compõem a equação que traduz o conceito de identidade corporativa.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito do conceito, função e operacionalidade da infografia, especialmente no que se refere ao jornalismo, julgue os próximos itens.
A infografia surgiu com o webjornalismo, quando a representação gráfica deixou de ser estática e incorporou recursos tutoriais, como, por exemplo, a animação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A assessoria de imprensa atua com uma série de instrumentos e técnicas. Acerca do release, assinale a opção correta.
Evita-se a utilização de fotos nos release, pois elas sobrecarregam as caixas postais dos veículos de comunicação e costumam ser mal vistas pelos editores.
Por ser um instrumento de comunicação institucional, o release não prescinde de formato de matéria jornalística.
O release surgiu como um instrumento de marketing, na década de 60 do século passado, como fruto de uma crescente industrialização da época.
O release pode assumir diferentes formatos, como vídeo ou eletrônico.
A difusão em larga escala é um princípio universal para a emissão de releases.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito do conceito, função e operacionalidade da infografia, especialmente no que se refere ao jornalismo, julgue os próximos itens.
Uma infografia deve conter, basicamente, título, texto, corpo e fonte. Deve, ainda, responder às questões básicas de construção da notícia e conter elementos de uma narração.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a instrumentos e técnicas de assessoria de imprensa, assinale a opção correta.
Media training é uma técnica utilizada para explicar aos jornalistas questões fundamentais com relação à organização.
O banco de pautas é um instrumento que facilita o trabalho do assessor de imprensa, pois reúne informações sobre um assunto em um mesmo sistema.
A nota oficial é veiculada de forma paga, já que é o posicionamento oficial da organização ou o esclarecimento sobre um assunto relevante.
O artigo não pode ser considerado um produto de assessoria de imprensa, já que é assinado pelo autor e exprime uma opinião pessoal.
As visitas dirigidas são instrumentos de relações públicas e não se vinculam às assessorias de imprensa.
É chamado de briefing o documento que contém (as/os)
informações técnicas do material impresso que servem para as agências fazerem os pedidos de orçamento nas gráficas.
informações do plano de mídia feito pelas agências que são enviadas aos clientes para a aprovação da verba.
informações preliminares com todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar seus trabalhos.
diretrizes da empresa que são enviadas aos veículos e às agências junto com o material publicitário.
formatos e a periodicidade dos anúncios executados e publicados pelas agências que serão enviados aos veículos.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.
Considerando-se que os fundamentos da linguagem visual representam a base da construção de mensagens visuais no campo das artes e da produção comercial, é imprescindível que o diretor de arte tenha domínio desse conhecimento para a criação de mensagens eficazes, direcionadas à conquista dos objetivos estratégicos estabelecidos no plano de comunicação do qual elas fazem parte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...