Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e páginas de relacionamento torna necessária a comunicação integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.
O tipo de canal de comunicação não pessoal inclui a mídia, a identidade visual, a decoração de ambientes promocionais ou da própria empresa, os eventos institucionais e os patrocínios de grandes eventos, todos planejados criteriosamente para transmitir mensagens específicas aos públicos-alvo.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, referentes aos gêneros jornalísticos mais utilizados na imprensa.
Apesar de toda cobertura jornalística sempre partir de um ponto de vista, mesmo que não tenha sido traçado intencionalmente, o editorial consiste em espaço privilegiado de manifestação explícita do ponto de vista adotado por jornais impressos.
No dia 26 de maio, os órgãos de imprensa destacaram a participação do consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, no II Fórum Nacional de TVs Públicas. Na ocasião Bechara revelou a importância do Canal da Cidadania, que será implementado pelo Ministério:
A ideia do Canal da Cidadania é ser o canal da cidade. Os municípios precisam se mostrar. O canal será um espaço para as comunidades. Também vamos permitir a programação dos poderes locais, o que vai dar mais transparência ao cidadão. Além disso, será o canal da governança eletrônica. Isso vai permitir que serviços públicos possam ser prestados utilizando a interatividade.
O consultor jurídico destacou que o cidadão poderá
acompanhar ao vivo o seu filho em sala de aula.
valer-se do serviço de GPS para localizar o seu carro.
marcar consultas médicas pelo Sistema Único de Saúde.
importar programas de emissoras de TV por assinatura.
fazer transações financeiras com o banco em que mantém conta-corrente.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Em jornalismo essa forma de veicular informação é chamada de
off the record.
oculta.
secreta.
indeterminada.
inside information.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, no paradigma funcionalista da teoria da comunicação, pode-se destacar a preocupação social com os meios de comunicação de massa, em razão das funções que eles desempenham na sociedade, julgue os itens que se subseguem.
A disfunção narcotizante explica a apatia da audiência dos meios de massa nas sociedades modernas.
A respeito do webjornalismo, assinale a opção correta.
Segundo Alex Primo e Marcelo Träsel, na Internet, com tamanha oferta informacional e com o espaço de publicação praticamente infinito, o usuário tem preferência pelas matérias que se atêm ao relato, o que minimiza a sensação de dispersão de conteúdo.
Enquanto fenômeno midiático, o jornalismo mantém íntima relação com os canais tecnológicos, seus potenciais e limitações. Como processo complexo, a alteração do canal repercute de forma sistêmica sobre o processo comunicacional como um todo.
Os elementos que compõem o conteúdo on-line vão além dos utilizados pela cobertura impressa. Podem ser adicionadas sequências de vídeo, áudio e ilustrações animadas, enquanto o texto se caracteriza por uma informação invariável e definitiva.
Segundo Alex Primo e Marcelo Träsel, a terceira geração do webjornalismo é caracterizada pela adição de alguns elementos específicos da web como recursos de hipermídia, listas de últimas notícias e matérias relacionadas, bem como pela produção de material exclusivo para a versão on-line do jornal.
Com o webjornalismo, a teoria do gatekeeping ganha cada vez mais força e ilustra como ocorre o processo de produção e publicação da notícia na Internet.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e páginas de relacionamento torna necessária a comunicação integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.
No contexto organizacional, a comunicação integrada abrange todas as etapas dos produtos e serviços da empresa, até a chegada no cliente externo, e, também, o período pós-venda; portanto, nem toda a rede de relacionamento de uma instituição envolve comunicação, que está restrita aos fatores que afetam direta ou indiretamente os negócios ou a imagem externa ou interna da organização.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, referentes aos gêneros jornalísticos mais utilizados na imprensa.
No jornalismo produzido atualmente, a análise não faz parte de nenhum gênero jornalístico.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
O número da lei municipal foi escrito por extenso para
dar mais clareza ao texto escrito.
facilitar a diagramação de websites.
cumprir o rito jurídico sobre os números das leis.
ser lido em uma narrativa de radiojornalismo.
reduzir o número de erros da Internet com os algarismos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, no paradigma funcionalista da teoria da comunicação, pode-se destacar a preocupação social com os meios de comunicação de massa, em razão das funções que eles desempenham na sociedade, julgue os itens que se subseguem.
Uma das funções da mídia é a de atribuir status a pessoas, organizações e movimentos sociais. Por exemplo, o apoio de um veículo de comunicação a um candidato, em uma eleição, tende a conferir legitimidade a ele.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...