Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da edição no telejornalismo, julgue os seguintes itens

Em matérias jornalísticas, deve-se evitar o uso de músicas ou trilhas sonoras externas à matéria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atual revolução tecnológica, segundo Castells,

  • A.

    a tecnologia da informação é, para esta revolução, o que as novas fontes de energia foram para as revoluções industriais sucessivas, visto que a geração e a distribuição de energia foram elementos essenciais na base da sociedade industrial.

  • B.

    o cerne da transformação que a sociedade está vivendo na atual revolução tecnológica está ligado aos produtos, à ciência e à comunicação.

  • C.

    uma das características dessa revolução é a centralidade de conhecimentos e informação.

  • D.

    computadores, sistemas de comunicação, decodificação e programação genética tornam-se dispositivos cada vez mais distanciados da ação e do pensar humano.

  • E.

    as novas tecnologias da informação se constituem de ferramentas autônomas, aplicadas de maneira independente, pouco atreladas aos processos decorrentes do uso dessas mesmas ferramentas.

Julgue os itens que se seguem, referentes aos gêneros jornalísticos mais utilizados na imprensa.

A reportagem pode ser dividida em três categorias: de rotina, de entretenimento e grande reportagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, ao se redigir um texto para televisão, algumas recomendações são fundamentais, julgue os itens seguintes.

O texto deve ter frases curtas, na ordem direta, e a vírgula deve ser usada com parcimônia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a tecnologia digital, a convergência de mídias tornou-se possível. Com o desenvolvimento da TV Digital integrada a uma rede de telecomunicações, como uma banda larga ou modem, por exemplo, o usuário terá, cada vez mais, maior possibilidade de interação em tempo real. Acerca da TV digital no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    Quem já recebe o sinal da TV via antena parabólica receberá automaticamente o sinal da TV Digital.

  • B.

    Ginga é o nome do software que permitirá a interação do usuário com o conteúdo musical da TV digital.

  • C.

    Mobilidade e portabilidade serão algumas das vantagens da TV digital, além da mais conhecida, que é a alta definição.

  • D.

    A interatividade permitirá a participação do usuário apenas nos programas de TV, sem a possibilidade de acessar a Internet pela Televisão Digital.

  • E.

    Os antigos aparelhos de TV de tubo devem ser trocados por outros aparelhos mais modernos de alta resolução, pois apenas estes recebem o sinal da TV Digital.

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem parte de uma cultura profissional.

Tornar pública as habilidades e competências de funcionários e executivos, incumbi-los de tirar dúvidas de internautas e incentivá-los a produzir reflexões e posts para portais e blogs são estratégias inadequadas à comunicação corporativa, por haver risco de superexposição da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes aos gêneros jornalísticos mais utilizados na imprensa.

Entre os gêneros jornalísticos inclui-se o conto, gênero que se desenvolveu muito com a obra do escritor russo Anton Tchecov.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima, julgue o item seguinte.

O conceito de comunicação pública evoluiu de forma a transcender as fronteiras do Estado e do governo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, ao se redigir um texto para televisão, algumas recomendações são fundamentais, julgue os itens seguintes.

Em noticiário especializado, é permitido o uso de palavras extensas ou rebuscadas, termos técnicos e palavras estrangeiras.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto mostra um exemplo de marketing viral (ou buzz marketing), uma tendência de marketing que explora redes sociais e mídias mais interativas e não convencionais para expandir o conhecimento de uma marca. Acerca do marketing viral, assinale a opção correta.

  • A.

    Um problema quando se planeja uma campanha embasada em marketing viral é o custo envolvido na sua produção, que costuma ser alto.

  • B.

    O marketing viral é um sintoma do fortalecimento da comunicação para as massas.

  • C.

    rentemente da teoria do two step flow, para o marketing viral não interessa identificar os formadores de opinião, mas impactar o maior número de pessoas possível.

  • D.

    O consumidor pró-ativo, também conhecido como prossumidor, é um público geralmente não adepto ao marketing viral, dadas suas características de produção independente.

  • E.

    Uma tática muito usada pelo marketing viral é a de chocar os consumidores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...