Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos produtos e aos canais de comunicação internos e externos da organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Enviar torpedos com sugestões de pautas a jornalistas é um procedimento tecnicamente eficaz, mas considerado de netiqueta duvidosa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A comunicação massificada atua, por meio da mídia, como estímulo sobre o público receptor passivo, percepção que, a partir dos anos 40 do século passado, motivou os estudos da comunicação, que se voltaram para os aspectos psicológicos das ações coletivas, centrados no conteúdo das mensagens e nos efeitos da propaganda sobre a audiência.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A cultura de sociedade de massa passou a ter uma importância considerável, dada expansão do consumo industrial, a partir do século XIX, valendo-se, na época, do jornal diário como meio de maior alcance da população e consolidando-se no século seguinte, com o rádio, o cinema, a TV e a Internet.
Com relação às potencialidades e aos contingenciamentos a que está submetida a produção jornalística, julgue os próximos itens.
Informação jornalística sem fonte é o mesmo que notícia não publicável, já que o repórter não tem autonomia para assumir a narração de fatos por conta própria.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Um acontecimento, para tornar-se público, realiza um trajeto que passa por duas instâncias de grupos ou indivíduos: news promoters e news consumers.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Até a primeira metade do século XX, os teóricos e pesquisadores da comunicação entendiam que os comportamentos de uma sociedade de massa estão associados ao fato de os indivíduos se encontrarem isolados, amorfos, e, sendo a massa um todo uniforme, linear, ela absorve os modismos da mídia.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os itens a seguir.
O termo coluna é empregado com frequência para designar uma seção fixa de uma publicação, que pode trazer, por exemplo, comentários, crônicas, resenhas, notas ou textos-legendas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas. Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.
Em lide declaratório, o jornalista deve manter a fala do entrevistado exatamente como ele a proferiu, utilizando somente o discurso direto, como no exemplo seguinte: O Papa Bento XVI denunciou hoje as ideologias terroristas, que espalham a violência em nome de Deus, e afirmou que elas devem ser desmascaradas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos à produção de notícias.
Uma das técnicas utilizadas na redação de notícias que ainda é muito valorizada consiste no nariz de cera.
Acerca do marketing esportivo, assinale a opção correta.
É uma atividade ligada especificamente a eventos esportivos.
É uma atividade ligada especificamente a produtos esportivos.
É a mesma coisa que marketing pessoal, mas voltado a atletas.
É o marketing para empresas ligadas ao ramo esportivo.
É um segmento do marketing devidamente aplicado ao campo dos esportes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...