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No contexto de difusão e apresentação de fato jornalístico, é correto afirmar que a Internet é
uma hipermídia no que se refere à polissemia própria dos meios audiovisuais, mas não no que se refere aos conteúdos noticiosos, já que continua seguindo o padrão standard das agências internacionais.
o maior de todos os meios de comunicação de massa tradicional, devido à quantidade de internautas existentes em todo o mundo e à difusão de conteúdos jornalísticos em tempo real.
uma hipermídia, na qual a notícia pode ser apresentada por meio de uma sucessão de hiperlinks e de acordo com um novo contexto, o do hipertexto.
a maior de todas as mídias abertas (broadcast), em decorrência de sua capacidade de prover conteúdos a la carte, acessáveis por meios de links, hiperlinks e redes sociais.
uma hipermídia, mesmo sem ter ocasionado modificação significativa no que se refere à estrutura da pirâmide invertida de transmissão dos fatos.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as peças da campanha da Previdência Social apresentadas, julgue os seguintes itens.
Tanto o cartaz quanto o broadside são peças para o público interno que visam à divulgação da campanha da previdência social.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que o governo federal edita normas e manuais de procedimentos para instruir normativamente as ações de comunicação social, julgue os itens a seguir.
A classificação indicativa por faixa etária e horário no que se refere ao decoro nas campanhas publicitárias está a cargo do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR).
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Opinião pública é um somatório de comparações e contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais acurado volume de informações ou capacidade de divulgação, maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto, com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema, obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Veículos de comunicação detêm grande volume de informações e têm capacidade de divulgação, o que os torna capazes de influenciar a opinião pública.
Na figura acima, a tonalidade cinza sobre o fundo preto parece mais clara que sobre o fundo branco, por causa do(a)
contraste entre o acromático branco e o preto e seus tons.
tom da síntese subtrativa branca em relação ao preto e seus matizes.
saturação do monocromático branco contra o preto e suas saturações.
luminosidade entre a saturação branca e o preto e suas luminosidades.
diferença entre o suporte branco e o acromático preto e seus sombreamentos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos à produção de notícias.
Entre os tipos de entrevistas mais utilizadas incluem-se a entrevista-rito, a entrevista conceitual e o questionário.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em uma empresa jornalística, há vários profissionais que podem modificar os conteúdos elaborados pelos repórteres. Essas alterações, no entanto, podem ter implicações deontológicas. Com base no que estabelece o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, assinale a opção correta, acerca desse assunto.
O terceiro que altera conteúdo de um texto é o responsável pela alteração.
Compete ao superior hierárquico imediato ao repórter responder solidariamente pelas alterações editoriais que se fizerem necessárias.
As alterações textuais promovidas pelo editor-chefe não têm implicações deontológicas negativas, uma vez que ele é o responsável natural por toda edição.
Quando um conteúdo é alterado por terceiros, o crédito da matéria deve ser dividido com o eventual coautor.
Quando um conteúdo é alterado por terceiros, o leitor, mediante nota da redação, deve ser informado dessa alteração.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as peças da campanha da Previdência Social apresentadas, julgue os seguintes itens.
O cartaz faz parte do esforço de propaganda para o público externo, dada a influência do cliente na prestação do serviço.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que o governo federal edita normas e manuais de procedimentos para instruir normativamente as ações de comunicação social, julgue os itens a seguir.
A marca oficial do governo federal deve estar presente em todas as ações de comunicação, e, normalmente, cada gestão institui um conceito próprio e subjetivo, como parte da sua identidade visual.
O branco não existe no espectro solar. Ele é uma síntese de todas as cores. Disso resulta que existem as cores primárias e as cores secundárias, que ao se mesclarem se anulam em branco. Esse é o princípio da síntese aditiva.
Dessa forma, associe as cores básicas às complementares para que o resultado de suas sobreposições seja sempre o branco.
Cores básicas
I – Vermelho
II – Amarelo
III – Azul
Cores complementares
W – Violeta
X – Verde
Y – Marrom
Z – Laranja
A associação correta é
I –X, II –W e III – Z.
I –Y, II –W e III – Z.
I –W, II –X e III – Y.
I –W, II –Y e III – X.
I –Z, II –Y e III – X.
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