Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das áreas e do funcionamento da agência de publicidade e propaganda, julgue os próximos itens.

Apesar de ser permitida a participação da agência na realização do briefing, essa tarefa deve ser realizada, necessariamente, pelo anunciante.

  • C. Certo
  • E. Errado

As revistas propiciam aos designers certa liberdade na criação de suas páginas, com a condição de que estas tenham uma identidade visual final. Os principais componentes da estrutura de uma revista, além da capa, são:

  • A.

    primeira página, páginas simples internas, páginas duplas e página final.

  • B.

    páginas simples internas, páginas duplas, encartes e capa final.

  • C.

    segunda contracapa, páginas simples, terceira contracapa e quarta capa.

  • D.

    segunda contracapa, páginas internas, terceira contracapa e quarta contracapa.

  • E.

    contracapa, primeira página, páginas internas, penúltima capa e página final.

Com relação ao impacto da Internet e das redes sociais no jornalismo, julgue os itens que se seguem.

O trabalho de apuração realizado por jornalistas é facilitado pelos bancos de dados disponíveis na Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue os itens de 60 a 63.

A comunicação institucional é responsável pelo diálogo da organização com seu público interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto da sociedade da informação, o gatekeeper

  • A.

    mantém contato direto com as fontes primárias, o que limita a atuação dos repórteres.

  • B.

    encontra-se diante do desafio de resgatar as informações úteis em meio a um número elevado de informações disponíveis, muitas delas irrelevantes.

  • C.

    depara-se com material informativo de alta qualidade e em grande quantidade, o que facilita seu trabalho.

  • D.

    é a prova cabal do fracasso da sociedade da informação, a qual pode ser denominada, atualmente, sociedade da desinformação.

  • E.

    desapareceu da maioria das redações, pois, com a figura do repórter multimídia, tudo já vem pré-selecionado para o consumidor direto.

Acerca das áreas e do funcionamento da agência de publicidade e propaganda, julgue os próximos itens.

A conferência da efetividade da veiculação das mensagens, incluindo a transmissão e a precisão de horário ou posição (checking), é realizada pelo atendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O logotipo de uma publicação, em geral, é obtido por meio de uma tipologia marcante e/ou por cores específicas. Depois da primeira publicação, qualquer alteração somente será aceitável depois de um bom período de tempo e, quando necessária, deve ser sutil, evitando-se intervenções radicais no desenho, pois caso contrário, pode

  • A.

    mudar o perfil da publicação por criar praticamente um novo produto impresso.

  • B.

    comprometer a identidade da publicação e acarretar a perda de leitores já conquistados.

  • C.

    haver um gasto considerável com publicidade para a fixação da nova postura editorial.

  • D.

    coincidir com o logotipo de uma outra publicação de peso, desconsiderando possíveis novos leitores.

  • E.

    dificultar a percepção do conteúdo pelos leitores, acarretando perda de receita publicitária.

Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue os itens de 60 a 63.

Ações transparentes e intercâmbio permanente com o ambiente externo permitem à área de comunicação da organização antecipar-se e melhor atuar nas situações de conflito.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da função da infografia no tratamento técnico e estético das notícias, assinale a opção correta.

  • A.

    Enquanto o texto rigoroso exige muito trabalho de apuração, a infografia cumpre apenas função ornamental, de bom humor e de leveza face à aridez, por exemplo, de um noticiário econômico.

  • B.

    Em uma era em que as notícias são tratadas como produtos publicitários e os jornais são cada vez mais parecidos com uma tela de TV, o papel de infografia é tornar os conteúdos mais imagéticos.

  • C.

    Situada entre o jornalismo e o design, a infografia exige rigor e responsabilidade, de modo a passar para o leitor uma informação de qualidade e fidedigna.

  • D.

    A infografia é um elemento comprobatório da hipótese de que a galáxia do visual suplantou a galáxia de Gutenberg, instalando definitivamente o paradigma da cultura do simulacro (Baudrillard).

  • E.

    A infografia é um dos maiores avanços em matéria de entretenimento de animação, mas comumente impede a compreensão racional das informações contidas no texto.

Acerca das áreas e do funcionamento da agência de publicidade e propaganda, julgue os próximos itens.

Enquanto a criação especifica os meios de comunicação e desenvolve as peças, é tarefa exclusiva da mídia escolher os veículos, os horários e as posições e negociar a compra de mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...