Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima e o papel dos meios de comunicação na construção social da realidade, julgue os itens que se seguem.
Segundo o texto, os meios de comunicação exercem poder não só na transmissão de informações, mas também na formação e internalização de valores sociais e na formação de comportamentos e atitudes das pessoas.
Sobre opinião pública, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.
( ) A opinião pública é forjada como um produto da atividade social. É um fenômeno coletivo que se apóia em uma realidade individual.
( ) São fatores que atuam na formação da opinião pública: a família, a educação, os grupos sociais e os meios de comunicação de massa.
( ) A opinião pública implica na existência de outras opiniões distintas dela.
( ) Em teoria da opinião pública, atitude e opinião são diferentes. Atitude se vincula a hábitos e comportamento manifesto. Opinião tem caráter verbal e simbólico.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O marketing opera a partir da pesquisa de imagem, de mercado e de opinião. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir.
A pesquisa de opinião pública pode ser utilizada nas relações com os mais diferentes públicos, como empregados, imprensa, consumidores ou acionistas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
É possível afirmar que a imprensa não é uma descrição fiel da realidade, mas uma construção na tentativa de descrevê-la. Para cumprir esse papel, o jornalismo convive com critérios para identificar a relevância dos fatos, elabora valores-notícias, convive com constrangimentos organizacionais, com rotinas de produção e trabalha para a construção de audiência. Todos esses critérios são fatores que interferem na produção da notícia segundo a Teoria do
Espelho.
Newsmaking.
Quarto Poder.
Hard News.
Deadline.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens, acerca de composição e estética de imagem.
No plano médio, a maioria das características do fundo ainda deve estar visível, como forma de equilibrar a composição da cena entre o personagem e o ambiente.
Comunicação Social - Marketing - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O marketing direto trabalha com textos mais longos e maiores detalhes, proporcionando assim informações minuciosas que o consumidor precisa para se convencer e se guiar na compra. Suas principais características são
rapidez, condensação, especialização, renovação, exclusividade e ineditismo.
seletividade, oportunidade, especialização, renovação, exclusividade e ineditismo.
seletividade, oportunidade, maleabilidade, flexibilidade, sigilo e controle.
rapidez, condensação, maleabilidade, flexibilidade, sigilo e controle.
rapidez, oportunidade, especialização, flexibilidade, renovação e sigilo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às teorias relativas à produção da notícia e seus efeitos, julgue os próximos itens.
O editing e o highlighting são efeitos típicos das notícias televisivas, sendo o primeiro decorrente das técnicas de edição, enquanto o segundo é resultante do esforço para adaptar os temas do noticiário ao formato televisivo.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em uma das eleições em São Paulo, o candidato A, confiando nas pesquisas de opinião, deixou-se fotografar na cadeira de prefeito. Mas ganhou o candidato B, que até desinfetou a cadeira antes de tomar posse. A explicação de especialistas em opinião pública ficou por conta de um viés.
Tendo como referência inicial o texto acima e acerca do conceito de viés, julgue os itens a seguir.
O viés é um erro constante e sistemático, existente ou associado a alguma fase da coleta de dados ou de seu processamento.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Os fundamentos dos Estudos Culturais estão na análise da ação da mídia sobre as estruturas sociais e o contexto histórico como fatores essenciais para a compreensão da ação desses meios. Observa-se que no desenvolvimento dos Estudos Culturais ocorre um deslocamento do sentido de cultura. Isto é,
ele (sentido) passa das práticas culturais para a construção de obras culturais.
a importância da Cultura é focada principalmente na produção literária.
a Cultura perde a sua conotação política e se concentra na indústria cultural.
a Cultura ligada à tradição elitista perde importância para as práticas cotidianas.
a mídia passa a ser o campo de elaboração e divulgação da Cultura.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens, acerca de composição e estética de imagem.
A lei dos 30 graus, usada para evitar cortes bruscos entre cenas, estabelece que um novo take do mesmo objeto só se justifica se apresentar uma mudança de ângulo de, pelo menos, 30 graus.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...