Questões de Comunicação Social

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Assinale a opção correta, a respeito de notas oficiais.

  • A. A nota oficial pode substituir um aviso de pauta.
  • B. É facultativa a impressão de nota oficial em papel timbrado que contenha logomarca e outros elementos de identidade visual da instituição.
  • C. Em uma situação de crise, a nota oficial pode ser emitida pelo assessor de imprensa sem a anuência do alto escalão, desde que sejam considerados a missão e os valores da organização.
  • D. A nota oficial não precisa ser lida da forma como foi redigida.
  • E. Sintetizar as informações necessárias para esclarecer fatos relativos à situação emergencial vivenciada pela instituição é essencial na elaboração da redação de uma nota oficial, que deve ser direta e objetiva.

No que se refere ao clipping, tradicional ferramenta das assessorias de imprensa, assinale a opção correta.

  • A. Cabe à equipe responsável pelo clipping elaborar um documento sucinto e claro para ser distribuído no final do dia.
  • B. O clipping restringe-se a funcionar como um mecanismo para que a assessoria de imprensa mostre o resultado do próprio trabalho.
  • C. O clipping é aplicável somente ao material impresso ou de Web, não se estendendo, portanto, a produções televisivas e radiofônicas.
  • D. Dada a simplicidade na elaboração e na montagem do clipping, é desnecessário que as empresas invistam em serviços mais sofisticados, uma vez que estes gerarão mais custos que benefícios.
  • E. A correta avaliação dos espaços utilizados por matérias sobre determinada empresa constitui ferramenta de avaliação da eficácia da assessoria de imprensa e da imagem da empresa diante da opinião pública.

Acerca das relações entre assessoria de imprensa e veículos de comunicação, assinale a opção correta.

  • A. O assessor de imprensa deve preparar executivos para estabelecer um bom relacionamento com a mídia.
  • B. Enviar textos e releases repetidamente às redações estimula o interesse do veículo de comunicação pela pauta sugerida pelo assessor.
  • C. O relacionamento entre assessorias de imprensa e redações jornalísticas é considerado tendencioso e, por isso, deve ser evitado.
  • D. O primeiro contato da assessoria de imprensa com os veículos de comunicação acerca de determinado assunto deve ocorrer por meio do follow-up.
  • E. Em momentos de crise, a necessidade de divulgar com rapidez o posicionamento institucional frente ao público justifica a autonomia conferida ao assessor de imprensa para agir de encontro à linha de pensamento que orienta a instituição.

Em relação ao press release, assinale a opção correta.

  • A. A função do press release não é subsidiar o trabalho de apuração de informações do repórter, mas provocar o interesse de redações jornalísticas pelo assunto a ser divulgado.
  • B. É facultativa a inclusão de títulos e subtítulos no texto do press release.
  • C. A quantidade de laudas do texto do press release, o qual deve apresentar informações completas, não deve ser limitada.
  • D. O texto do press release não deve conter informações sobre o assessor de imprensa.
  • E. O texto do press release deve ser produzido com a utilização de técnicas de redação jornalística.

A sugestão de pauta pode ser considerada um caminho para difundir notícias da empresa nos veículos de comunicação. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A. Não é necessário que a pauta seja direcionada para uma editoria específica, podendo ela ser repassada para diferentes editorias em um mesmo veículo de comunicação.
  • B. O assessor de imprensa pode publicar uma pauta sem a anuência do editor, caso julgue que a matéria seja de interesse do público.
  • C. Um artigo institucional deve ser necessariamente redigido e assinado por alguma autoridade institucional.
  • D. Além de poder ser enviada utilizando-se o mailing, a sugestão de pauta pode ser oferecida, com exclusividade, para um veículo específico.
  • E. A sugestão de pauta não é utilizada pelo assessor de imprensa para se comunicar com o jornalista, pois para tal tarefa há outros meios, como o email e o telefone.

Com relação às rotinas da atividade do assessor de imprensa, assinale a opção correta.

  • A. Recomenda-se que o assessor de imprensa acompanhe o entrevistado apenas em entrevistas coletivas, sendo seu acompanhamento dispensável nas demais entrevistas.
  • B. É função do assessorado encontrar seu próprio potencial noticioso para que o assessor de imprensa possa desempenhar seu trabalho.
  • C. É papel do assessor de imprensa dar evidência à instituição para a qual trabalha, induzindo a aparição positiva da instituição nos veículos de comunicação.
  • D. O rastreamento de notícias sobre a instituição para a qual trabalha por meio de clipping não integra a rotina do assessor de imprensa.
  • E. O assessor de imprensa produz releases e avisos de pauta, mas não cabe a ele a redação de textos de atualização para sítio eletrônico com periodicidade predefinida.

Assinale a opção correta, a respeito da atividade jornalística da assessoria de imprensa.

  • A. A elaboração e a alimentação de sítios eletrônicos devem ser realizadas por empresas terceirizadas.
  • B. A produção fotográfica e a filmagem dos eventos da instituição devem ser necessariamente realizadas por jornalistas.
  • C. A supervisão e a criação do mailing list devem ser realizadas pelo setor administrativo da instituição.
  • D. A criação de logomarca compete ao jornalista.
  • E. A produção de house organ e press kits é de responsabilidade do jornalista.

Como atividade técnica, o jornalismo institucional é muito amplo, envolvendo publicações diversas, programas de TV, rádio, Web, toda a comunicação interna — como releases, relatórios anuais, gestão e prevenção de crises — e, ainda, a elaboração de estratégias e o aconselhamento das lideranças quanto ao relacionamento com a mídia. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Os chamados house organs são destinados ao público interno, não sendo, portanto, produzidos para clientes externos nem para outras instituições, mesmo que façam interface com a instituição.
  • B. O profissional especializado em comunicação institucional tem como principal função elaborar e implantar políticas de comunicação interna, sendo responsabilidade do publicitário a comunicação da instituição com os públicos interno e externo.
  • C. Para exercer a função de administrar conflitos, uma das atividades do assessor de imprensa, esse profissional deve limitar-se a dialogar com o público interno, entre os diversos públicos das redes de relacionamento da instituição.
  • D. Na ocorrência de situação dramática passível de abalar profundamente a imagem da empresa, a comunicação de crise deve agir de forma cautelosa, evitando contato inicial com a imprensa e, quando necessário, omitindo determinadas informações à imprensa e ao público em geral.
  • E. O jornalismo institucional exerce importante função dentro do processo mediático maior: ele não visa apenas vender motivações dirigidas, nele incluem-se também conceitos maiores de relações interpessoais.

Sabendo que a comunicação institucional é essencial para a condução dos objetivos e a manutenção da reputação da instituição, assinale a opção correta.

  • A. A comunicação de uma empresa deve resultar dos esforços isolados de um único setor, uma vez que isso garante uma imagem institucional una e sem distorções.
  • B. A gestão de uma marca se fundamenta na elaboração e criação de uma logo forte e consolidada, o que, por si só, garante uma imagem positiva e de sucesso para a instituição.
  • C. A comunicação institucional pode contribuir não apenas para a acreditação e o fortalecimento da imagem da instituição, como também para o desenvolvimento social e interpessoal dentro da instituição.
  • D. As instituições que apostam em uma comunicação transparente, com a intenção de agregar valor ao seu produto ou serviço e de ampliar sua imagem positiva, devem investir mais em campanhas publicitárias do que em assessoria de imprensa.
  • E. A identidade institucional é representada por suas logomarcas e pelas aplicações dessas logomarcas em peças como embalagens, fachadas ou placas de sinalização, que reafirmem a identidade visual da instituição.

A respeito de comunicação interna e endomarketing©, assinale a opção correta.

  • A. Por estar centrado em objetivos comunicacionais estritamente afetos ao setor de recursos humanos, o endomarketing© não pode ser considerado uma estratégia mercadológica.
  • B. Marketing institucional é aquele voltado para a satisfação dos clientes do público interno quando da aquisição de produtos, bens ou serviços da empresa ou da instituição para a qual trabalham.
  • C. Os subcampos pertinentes à comunicação interna incluem a comunicação administrativa — memorandos, cartas circulares, instruções, entre outros instrumentos — e a comunicação social — que pode utilizar boletins, jornais internos, videojornais, revistas e intranet.
  • D. Circunscrita ao campo das relações humanas, a comunicação interpessoal — comunicação face a face, comunicação entre funcionários e entre chefias e subordinados — não tem sido enquadrada como subárea da comunicação interna, por não depender de suportes midiáticos.
  • E. Dado seu caráter unidimensional, a comunicação interna não é operada conforme a lógica dos fluxos ascendente e descendente da comunicação organizacional, característica acentuada com o advento de tecnologias como o email e a intranet.
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