Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tecnologia permitiu, no Brasil, a criação de um telejornal em rede nacional. Esse desenvolvimento tecnológico ocorreu na década de:

  • A. 1950
  • B. 1960
  • C. 1970
  • D. 1980
  • E. 1990

Para integrar as informações da empresa com stakeholders, o acesso a determinadas áreas de uma Intranet pode ser estendido para empresas parceiras, clientes e fornecedores.

Essa extensão da Intranet é chamada

  • A. Internet.
  • B. rede social.
  • C. extranet.
  • D. alternet.
  • E. outnet.

Uma das principais revoluções do jornalismo digital foi o uso do hipertexto. Sobre este recurso, é correto afirmar:

  • A. A não linearidade proporcionada pelo seu uso não influi no índice de audiência das diferentes áreas do portal.
  • B. É um conteúdo que se expande e se contrai de acordo com as necessidades do redator e do usuário.
  • C. Está presente nas webs 1.0 e 2.0. Foi substituído na web 3.0 pela hipermídia.
  • D. Com a inclusão de conteúdos em áudio e vídeo, aumentaram os postos de trabalho, pois para uma mesma cobertura são enviados mais repórteres.
  • E. Ao clicar no hipertexto o usuário tem acesso aos conteúdos complementares, já o hiperlink dá acesso a outros endereços http.

Na redação publicitária, sua importância é muito grande, tendo entre suas características principais a concisão, ser facilmente repetível, resumir os conceitos da marca e os diferenciais do produto. As qualidades apresentadas são inerentes ao

  • A. título.
  • B. briefing.
  • C. slogan.
  • D. box.
  • E. texto-legenda.

Uma empresa de autopeças recebeu prêmio de qualidade de uma das duas maiores montadoras de automóveis do mundo. O assessor de comunicação recebeu a tarefa de produzir um texto para os veículos internos, um release para comunicar a imprensa e também de escrever um texto que seria publicado no jornal de uma cidade do interior em que esta empresa tinha uma filial. Considere as proposições abaixo.

I. Os jornalistas adotam critérios de seleção (o que vai ser, ou não, publicado) e de construção (como a notícia será escrita). Mesmo em situações como a do cenário acima, o assessor de comunicação deve adotar critérios diferentes de constru ção. Nem todos os textos deverão seguir a mesma abordagem.

PORQUE

II. Apesar dos critérios de seleção serem os mesmos (a empresa recebeu um importante selo de qualidade), o release para os veículos de imprensa não deve conter aspas do presidente da empresa, enquanto no texto para o jornal do interior estas aspas são facultativas e, nos que serão publicados nos veículos internos, obrigatórias.

É correto afirmar que

  • A. ambas são corretas e a segunda explica a primeira.
  • B. a primeira é correta, a segunda está incorreta e não explica a primeira.
  • C. ambas são corretas, mas a segunda não explica a primeira.
  • D. as duas estão incorretas.
  • E. a segunda está correta e a primeira está incorreta.

Matérias jornalísticas elaboradas com a finalidade de divulgar conhecimento são aquelas que

  • A. se espalham dentro das comunidades científicas nos âmbitos das disciplinas específicas, conforme classificação CNPq.
  • B. divulgam os resultados mais espetaculares de ciências exatas e naturais, como a astrofísica, a biologia e a medicina.
  • C. aplicam linguagem científica à divulgação de informações normalmente elaboradas no modelo da pirâmide invertida.
  • D. traduzem a divulgação realizada dentro das comunidades científicas para termos compreensíveis ao público leigo.
  • E. pontuam dentro de uma publicação quando está tratando de temas não ligados à economia, à política e aos esportes.

O texto noticioso para a mídia impressa diária se caracteriza por

  • A. estruturas rebuscadas e vocabulário técnico para demonstrar a erudição do jornalista.
  • B. frases curtas e em ordem direta de modo a tornar o texto mais claro.
  • C. grande quantidade de adjetivos usados como estratégia de aproximação com os leitores.
  • D. ser estilisticamente pobre e descuidado devido à sua efemeridade.
  • E. apresentar predominância de orações na voz passiva para aumentar a coesão textual.

Assinale a opção que indica exemplos de textos opinativos em rádio, genericamente chamados de comentários.

  • A. Off e passagem.
  • B. Notícia e sonora.
  • C. Manchete e abertura.
  • D. Suite e crônica.
  • E. Editorial e crítica.

Analise o fragmento a seguir.

“Com quatro tiros de pistola, disparados à queima roupa, o comerciário José da Silva matou sua esposa Cristina Santos da Silva, ontem, na residência do casal, na rua Marechal Deodoro, 25, porque a vítima era suspeita de ter um caso extraconjugal com o vizinho.”

Apesar de responder às seis perguntas que definem o lide clássico, o trecho acima valoriza o

  • A. “Como?”
  • B. “Quando?”
  • C. “Quem?”
  • D. “Onde?”
  • E. “Por que?”

As reportagens radiofônicas muitas vezes reproduzem o som dos locais em que foram gravadas. Do ponto de vista do produto jornalístico essa reprodução é

  • A. negativa, pois compromete a qualidade da reportagem.
  • B. positiva, pois passa o clima do acontecimento.
  • C. indiferente, pois o que vale é a voz do entrevistado.
  • D. prejudicial, pois afeta a compreensão dos ouvintes.
  • E. recomendável, pois mostra que a reportagem não foi inventada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...