Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A edição jornalística é um exemplo, em consonância com a visão explicitada pelo texto, de que a notícia é uma construção simbólica e não um retrato fiel e íntegro dos fatos noticiados.
Segundo a teoria funcionalista da comunicação de massa, os efeitos dos meios de comunicação na sociedade são sempre positivos, pois a mídia contribui para integrar os grupos sociais, manter a população informada, difundir educação e cultura de forma democrática e alertar as pessoas sobre acontecimentos do cotidiano, como acidentes, compromissos cívicos etc.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.
O excesso, a falha e a inversão são registros de notabilidade de um acontecimento, isto é, são os aspectos de um acontecimento que o transformam em notícia.
Julgue os itens seguintes, relativos ao diafragma de uma câmera.
As características do diâmetro de uma lente podem ser alteradas por meio do fechamento ou abertura do diafragma.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o Código de Ética da radiodifusão brasileira, julgue os itens que se seguem.
Segundo o Código de Ética, a violência e o crime jamais serão apresentados inconseqüentemente na programação das emissoras de rádio e tevê.
Existem várias estratégias de marketing de acordo com os diversos estágios de um produto. Assinale abaixo a opção que apresenta uma estratégia de marketing específica do estágio de introdução.
Aumentar a qualidade do produto e acrescentar novos modelos e estilos melhorados.
Deixar de fazer propaganda para criar consciência do produto e passar a fazer propaganda para obter convicção e compra do produto.
Lançar o produto a um preço e gastar o máximo possível em promoção, tendo em vista obter uma rápida penetração e a maior participação de mercado.
Baixar os preços para atrair os consumidores sensíveis ao preço.
Tentar converter não usuários do produto e tentar entrar em novos segmentos do mercado.
Julgue os itens a seguir, relativos a produção de textos e imagens e banco de dados relacionados a software e jornalismo digital.
O Writer é um software de código aberto que pode ser utilizado para escrever uma carta, um texto jornalístico ou produzir um livro, permitindo o uso de figuras, referências cruzadas, sumários, índices, bibliografias. O Writer também permite criar informativos com várias colunas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência à história e às teorias de comunicação, julgue os itens subsequentes.
A teoria hipodérmica, de matriz marxista, considera a mensagem um estímulo sem respostas previsíveis. Nessa abordagem, não seria possível prever os efeitos de uma mensagem transmitida pelo rádio, em época de campanha eleitoral, por exemplo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.
De acordo com Nelson Traquina, os valores-notícia, elemento básico da cultura jornalística, não se modificam ao longo do tempo, já que estão relacionados à cultura da comunidade interpretativa.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes, relativos ao diafragma de uma câmera.
Para focalizar melhor objetos em diferentes distâncias, deve-se aumentar a zona de nitidez, aumentando a entrada de luz no interior da câmera por meio da abertura do diafragma.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tomando como referência o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (FENAJ), julgue os itens subseqüentes.
O sigilo da fonte é uma obrigação do jornalista, independentemente da natureza do veículo (impresso ou audiovisual) onde o profissional de imprensa trabalha.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...