Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o Prof. Candido Teobaldo, conhecido autor brasileiro de livros sobre Relações Públicas, uma das características da opinião pública é
ser uma opinião unânime.
estar, necessariamente, de acordo com a opinião da maioria.
ser estável e contemplar as diversas opiniões existentes no público.
ser semelhante à opinião dos líderes do grupo.
estar em contínuo processo de formação e em direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo.
A impressão de uma textura ou criação de tonalidades de cinza ou cor pode ser obtida pela aplicação de uma retícula no fundo ou em partes de um trabalho gráfico. Também pode-se usar sobre letras ou ilustrações, para dar o mesmo efeito (de cinza ou colorido). A película que permite esses efeitos pode ser lisa ou com desenhos. Pode ser aplicada em porcentagens de 5% a 95%. É conhecida tecnicamente por
blend.
mockup.
benday.
platesetter.
cromalin.
Comunicação Social - Produção Gráfica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Observe as características tipográficas abaixo, e responda segundo a legenda da ilustração.
1. Altura x 2. Cauda 3. Pingo 4. Serifa
Apenas 1 e 2 estão corretas.
Apenas 1 e 3 estão corretas.
Apenas 3 e 4 estão corretas.
Apenas 1, 2 e 4 estão corretas.
Apenas 2, 3 e 4 estão corretas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo e no Brasil, julgue os itens seguintes.
Para que deixem de ser considerados produtos dispensáveis, os jornais devem inovar na abordagem dos fatos e investir na interpretação dos acontecimentos, dando destaque à informação inédita, ao ângulo pouco explorado, ao detalhe capaz de prender a atenção do leitor na banca, buscando não repetir aquilo que a TV e a Internet já divulgaram.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
O conceito de imprensa liberal aplica-se plenamente ao período colonial, quando os jornais impressos, a exemplo do Correio Braziliense, eram comprometidos apenas com seus leitores e os anunciantes, sem interferências políticas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto às características e funções dos jornalistas, julgue os itens que se seguem.
Pauteiro é o profissional que propõe a pauta, conjunto de assuntos cobertos pela editoria e que contém indicações ao repórter para orientá-lo sobre os ângulos a serem abordados em determinada notícia, entre outras finalidades.
Comunicação Social - Marketing - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Para desenvolver o esforço de marketing institucional, a organização deve seguir um ciclo de ações mercadológicas cuja sequência correta é
composição, posição, exposição e proposição.
posição, composição, proposição e exposição.
exposição, proposição, posição e composição.
composição, proposição, exposição e posição.
proposição, exposição, composição e posição.
O processo de impressão direta, que usa matriz impressora em forma de cilindro e as imagens gravadas em baixo relevo no sentido inverso de leitura é chamado de
litografia.
serigrafia.
tipografia.
rotogravura.
linoleogravura.
Comunicação Social - Produção Gráfica - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Na preparação de arquivos para arte-final, cada tipo de impressão demanda cuidados exclusivos dos originais diagramados como, por exemplo, afirmar que "devido ao espessamento dos detalhes nos grafismos mais delicados, é obrigatório compensar esses resultados, frutos de uma impressão com fôrmas de borracha, preparando as artes com traços mais leves". A citação acima se refere ao tipo de impressão conhecido como:
Flexografia.
Rotogravura.
Litografia.
Linotipia.
Offset.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do jornalista, julgue os itens de 54 a 59.
A convergência tecnológica — expressa pela possibilidade de agregar diferentes formatos informativos em uma mesma mídia — transformou o perfil profissional dos jornalistas, que precisam dominar mais de uma linguagem midiática para construir suas narrativas. Como exemplo desse novo perfil profissional podem-se citar os comentaristas que atuam em jornais impressos, televisão, rádio e ainda mantêm blogs na Internet, quase sempre ligados aos portais dos veículos onde atuam.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...