Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao assunto abordado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A pesquisa do Research International fez uma análise dos ambientes externo, negocial e interno do BB.

  • B.

    O patrocínio às seleções de vôlei é uma atividade de promoção de vendas.

  • C.

    Para rejuvenescer a marca BB, o referido grupo de trabalho recomendou uma diferenciação de produto.

  • D.

    Associar a marca BB ao vôlei brasileiro foi o posicionamento escolhido para elaborar a estratégia de diferenciação.

  • E.

    O público-alvo definido no plano do grupo de trabalho mencionado é a clientela com faixa etária entre 50 e 65 anos.

A partir desse texto, julgue os itens que se seguem.

A alusão a outros acidentes aéreos durante a cobertura jornalística do voo AF 447 se deve ao denominado efeito atrelado, ou notícia-vagão, que resulta da constatação de que qualquer assunto vinculado ao tema principal desperta atenção do público, independentemente do gancho com o fato que esteja em pauta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens que se seguem.

A realização de uma reportagem pressupõe o trabalho de investigação jornalística, que significa buscar as informações exclusivas que as fontes podem fornecer.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos métodos e das técnicas de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

As etnografias de audiência são exemplos de pesquisa que objetiva fazer levantamentos quantitativos sobre o gosto de públicos diversificados de determinado veículo de comunicação, a partir de grandes amostragens aleatórias. Nesse tipo de pesquisa, são selecionados grupos de pessoas que serão entrevistados e acompanhados para se descobrirem seus gostos e hábitos de consumo, segundo parâmetros previamente definidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além das suas atribuições corriqueiras, as assessorias de imprensa têm-se tornado, cada vez mais, instrumentos de mobilização de públicos em relação a causas sociais. Muitas campanhas de esclarecimento e de conscientização da população passam por essas assessorias, que se tornam, assim, responsáveis pela promoção de bem-estar social. Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.

I Alerta contra doenças, prevenção de acidentes, incentivo a práticas sociais, conscientização sobre direitos são campanhas de mobilização nas quais a assessoria de imprensa não deve se engajar.

II As assessorias se preocupam com a reputação das instituições.

III Mobilizar não é manipular.

IV Campanhas feitas ou apoiadas por assessorias de imprensa geralmente repercutem nos veículos de comunicação.

V Ações de responsabilidade social também dizem respeito às assessorias de imprensa.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

A publicação institucional é uma das principais formas de divulgação das informações no ambiente organizacional e um instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

O estilo redacional de uma publicação institucional deve sempre variar de edição para edição, mas nunca dentro da mesma edição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens que se seguem.

A realização de uma reportagem pressupõe o trabalho de investigação jornalística, que significa buscar as informações exclusivas que as fontes podem fornecer.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por meio da comunicação organizacional, também chamada empresarial ou corporativa, é possível às organizações estabelecer um processo de comunicação com seus diversos públicos. A comunicação organizacional é integrada pela comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A. O fluxo de informações que ocorre na comunicação administrativa é burocrático e não permite às áreas envolvidas intercâmbio eficiente nem a formação de redes de comunicação.
  • B. As campanhas de esclarecimento ao público interno e as ações de suporte à gestão estratégica da organização, estabelecidas por meio de canais de diálogo ascendentes, descendentes e lineares, são instrumentos eficientes de comunicação interna.
  • C. Assessoria de imprensa, propaganda institucional, relações públicas e jornalismo são subáreas da comunicação institucional e possuem cada uma delas as suas especificidades, o que não lhes permite integração.
  • D. A divulgação publicitária dos produtos e serviços de uma instituição visa à formatação da imagem e da identidade corporativa.
  • E. Pesquisas institucionais são coordenadas por jornalistas ou publicitários.

Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias eletrônicas, julgue os itens subsequentes.

Na divulgação de informações em portais corporativos, a primeira versão em CD-ROM de um informativo digital chamase copião. A função do copião é avaliar a linguagem visual e os aspectos estéticos das mídias eletrônicas em fase de teste (experimental).

  • C. Certo
  • E. Errado

A publicação institucional é uma das principais formas de divulgação das informações no ambiente organizacional e um instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

Uma das atribuições típicas de um conselho editorial é organizar a estrutura da publicação, contratando equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...