Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O constante processo de mutação e de aperfeiçoamento tecnológico é um dos desafios dos profissionais de comunicação no desempenho de suas atividades multifacetadas. Essa nova realidade afeta tanto o nível de comunicação entre os diversos públicos das organizações, quanto a forma de gerenciamento nos negócios. Julgue os itens a seguir, relativos a esse assunto.
A linguagem das mídias sociais faz uso mínimo de palavras, o que provoca um retrocesso nos processos de comunicação.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A comunicação com o público precisa envolver ações que visem ao desenvolvimento e à cidadania. As atividades institucionais precisam ser exercidas com ética, para que a coisa pública seja objeto de visibilidade, transparência e controle. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
I Na comunicação com o público, as organizações só usam a área de jornalismo quando há problemas ou crises.
II Ética é um conjunto de princípios que diz respeito a todo ser humano.
III Instituições envolvidas em ações de responsabilidade social promovem cidadania.
IV Garantir transparência é responsabilidade de toda a instituição e não apenas da assessoria de imprensa.
V O controle da coisa pública é atribuição tanto das instituições, quanto da imprensa e de toda a sociedade.
Estão certos apenas os itens
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do jornalista, julgue os itens de 54 a 59.
Ombudsman — palavra de origem latina que designa o provedor — é o profissional externo ao veículo, encarregado de supervisionar a produção diária e corrigir as falhas da equipe.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O constante processo de mutação e de aperfeiçoamento tecnológico é um dos desafios dos profissionais de comunicação no desempenho de suas atividades multifacetadas. Essa nova realidade afeta tanto o nível de comunicação entre os diversos públicos das organizações, quanto a forma de gerenciamento nos negócios. Julgue os itens a seguir, relativos a esse assunto.
A Internet, em especial por meio das mídias sociais, gerou uma nova realidade de comunicação que envolve manipulação e direcionamento de informações.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As grandes instituições públicas do país possuem em sua estrutura veículos de comunicação institucional que incluem jornal, rádio, TV e agência de notícias em tempo real, além de uma assessoria de imprensa ou de comunicação. Cada um desses veículos possui particularidades, mas todos trabalham conteúdos de interesse e buscam a adequação de linguagem na informação ao cidadão.
Tendo o texto acima como referência e acerca dos múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tantas vezes denunciada pelo seu potencial alienante, a comunicação de massa tem angariado patamares de legitimação em seu papel social. Considerando os fatores dessa mudança, julgue os itens que se seguem.
A Internet se afirmou mundialmente não apenas como uma ferramenta de interconectividade. Ela transcendeu o conceito de meio, transformando-se em hipermeio.
As retículas são instrumentos indispensáveis para transformar imagens de tom contínuo em imagens de meio tom. Essa operação corresponde à transformação do original em pontos que variam de acordo com o sistema de impressão, suporte e finalidade do produto gráfico. Para a impressão
offset de imagens ricas em detalhes, a retícula deve ter menos de 100 LPI.
tipográfica ou offset em papel couchê, as retículas devem ter, no mínimo, 120 LPI.
de folhas para outdoor, em papel monolúcido de 82 g, deve-se usar sempre retículas finas, acima de 150 LPI.
tipográfica em papel jornal, uma boa retícula deve ter, no mínimo, 130 LPI.
tipográfica em papel sulfite, qualquer trabalho terá boa qualidade com retícula de 10 LPI.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.
A audiência do rádio pode ser considerada, por padrão, ampla, anônima e heterogênea.
A aberração cromática que corresponde à incapacidade de colocar as linhas horizontais e verticais do tema fotografado no mesmo plano de focagem da imagem é chamada de
coma.
curvatura de campo.
astigmatismo.
acromatismo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.
Não recomendada para a mídia impressa, a voz passiva é mais utilizada que a voz ativa na redação para o rádio, por se tratar de uma mídia de massa que valoriza a informalidade, a naturalidade da fala e o coloquialismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...