Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na figura e nas informações sobre ela, julgue os itens a seguir.
Os pontos 5 e 6 correspondem ao centro geométrico e ao centro óptico, respectivamente.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Desconhecer o exato significado das palavras, bem como o seu emprego mais apropriado pode se tornar um obstáculo para quem se propõe a informar e esclarecer.
Nesse sentido, assinale a sentença correta.
Os ministros fizeram uma reunião para discutir quem construirá o projeto.
Depois de ler as informações, o senador questionou o plano.
A data da entrega do projeto poderá ser adiada para o mês que vem.
Era consenso entre alguns senadores que o projeto precisava ser votado antecipadamente.
Três facções majoritárias disputam a liderança da bancada na Câmara de Deputados em Brasília.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Paraolimpíadas de Pequim
Recebi um e-mail que fala sobre o futebol de 5. Já tive a oportunidade de ver os cegos jogando e é impressionante a habilidade deles com a bola. Vou colocar alguns trechos do email. Futebol de 5 é a modalidade praticada por deficientes visuais. São 4 na linha e um, que enxerga normalmente, no gol. Há um sininho na bola e uma pessoa conhecida como "chamador" que fica atrás do gol dando instruções aos jogadores. Quem vê uma partida pela primeira vez, os passes, os dribles desconcertantes e os chutes certeiros simplesmente não consegue acreditar que sejam cegos. De 4 campeonatos mundiais, o Brasil venceu 2 e foi vice e terceiro nos outros 2. De 6 Copas América, o Brasil venceu 4 e foi vice nas outras duas. Em outro país, seriam considerados heróis nacionais. No Brasil, infelizmente, muita gente nem sabe que o esporte existe. Pena que a TV aberta não dá muita importância ao evento, que será coberto por um canal fechado.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, no que se refere a newsmaking.
O assessor de comunicação social de uma instituição e, até mesmo, o jornalista, ao selecionarem matérias referentes à instituição para serem divulgadas, atuam também como gatekeepers, visto que, mesmo que eles sejam favoráveis à idéia da casa de vidro, onde tudo respira transparência, sabem que devem manter em sigilo determinados dados institucionais.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na figura e nas informações sobre ela, julgue os itens a seguir.
Os pontos 3 e 4 são denominados zonas mortas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A preposição define a relação entre dois termos da frase e a clareza de uma afirmação.
Assinale a afirmativa em que as preposições estejam empregadas corretamente.
Em comemoração ao aniversário do seu mandato, o político fez carreata a quatro cidades e pediu proteção aos ameaçados de morte.
Optou-se em não censurar ninguém para analisar a questão sobre diversos aspectos, visto que o prazo de pagar o IPTU já se esgotou.
Há muitos protestos contra o plano, uma vez que há dúvidas sobre a sua eficácia e dificuldades de obter dados concretos para sua execução.
A desistência em se candidatar a governador e posterior recusa de concorrer para qualquer outro cargo deve-se ao fato de ter sido acusado por envolvimento no crime de peculato.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de princípios, características e usos dos meios de comunicação social, julgue os itens seguir.
Nos estudos de retórica aplicada à comunicação o ethos do jornalista não difere da aura do publicitário, pois tanto este quanto aquele profissional trabalham com a linguagem (logos) e movem multidões (pathos).
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos elementos gráficos utilizados na composição de uma página de jornal ou revista, julgue os itens subseqüentes.
Em tipografia, legibilidade é a qualidade de um texto em facilitar a leitura. Nesse processo, quanto mais fontes tipográficas forem empregadas, maior a legibilidade.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em relação às características do texto jornalístico para os diferentes meios de comunicação, avalie as seguintes afirmativas:
I. Na mídia impressa, o lide narrativo começa com uma frase curta no início do texto e ordena os elementos a partir do fato mais recente.
II. O texto noticioso para rádio deve priorizar frases curtas e concisas, evitando expressões abstratas e confusas e usando a repetição sempre que necessário.
III. Na internet, a imagem é o ponto de partida para a redação do texto noticioso, cuja principal função é descrever o que está sendo visto pelo internauta sem identificar os personagens envolvidos na ação.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O professor Harold Lasswell formulou o modelo teórico da Comunicação que descreve o ato comunicativo como uma seqüência interrogativa: quem diz o quê, por que meio, a quem e com que efeitos. Esse modelo foi proposto em
1928.
1938.
1948.
1958.
1968.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O texto I se refere a um editorial, gênero de texto que só existe nos veículos impressos como jornais e revistas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...