Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
A figura em destaque constitui um exemplo típico de composição gráfica em estilo diagonal invertido.
O projeto gráfico de um veículo estabelece para ele uma identidade
aparente
estética
ideal
política
racional
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.
Fundos - as partes em branco, não impressas de uma folha - são recursos técnicos usados em diagramação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Ao redigir uma notícia para qualquer veículo, o repórter deve levar em conta a linha editorial e estruturar seu texto de acordo com as regras de codificação inerentes à linguagem jornalística. Nesse sentido, ele deve:
evitar adjetivos que prejudiquem a objetividade e a concisão do texto, estruturando-o em frases curtas e em ordem direta (sujeito+verbo+predicado).
priorizar termos técnicos e jargões profissionais, aumentando o interesse e o nível cultural do receptor.
adequar a linguagem ao meio e ao público-alvo, priorizando títulos ou chamadas no pretérito perfeito e em ordem inversa (verbo+sujeito+predicado).
condicionar a estrutura do texto às imagens disponíveis, usando-o para descrever os acontecimentos retratados nas fotos ou vídeos.
zelar pela norma culta e pela precisão na seleção léxica, utilizando períodos longos e frases intercaladas para demonstrar a erudição esperada por um veículo noticioso.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Paraolimpíadas de Pequim
Recebi um e-mail que fala sobre o futebol de 5. Já tive a oportunidade de ver os cegos jogando e é impressionante a habilidade deles com a bola. Vou colocar alguns trechos do email. Futebol de 5 é a modalidade praticada por deficientes visuais. São 4 na linha e um, que enxerga normalmente, no gol. Há um sininho na bola e uma pessoa conhecida como "chamador" que fica atrás do gol dando instruções aos jogadores. Quem vê uma partida pela primeira vez, os passes, os dribles desconcertantes e os chutes certeiros simplesmente não consegue acreditar que sejam cegos. De 4 campeonatos mundiais, o Brasil venceu 2 e foi vice e terceiro nos outros 2. De 6 Copas América, o Brasil venceu 4 e foi vice nas outras duas. Em outro país, seriam considerados heróis nacionais. No Brasil, infelizmente, muita gente nem sabe que o esporte existe. Pena que a TV aberta não dá muita importância ao evento, que será coberto por um canal fechado.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, no que se refere a newsmaking.
Com relação ao assunto tratado no texto, espera-se que o newsmaking da assessoria de comunicação social de um órgão público planeje uma série de matérias que destaque a capacidade dos paraatletas brasileiros que competirão nas paraolimpíadas de Pequim, tal e qual a ênfase dada aos atletas brasileiros que recentemente as disputaram.
A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.
As campanhas e projetos de responsabilidade social corporativa são exemplos de aplicação de princípios do marketing institucional, tais como: comércio justo, consumo responsável e sustentabilidade socioambiental.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens subseqüentes.
Um dos aspectos relevantes da diagramação é a sua função estética. No caso da mídia impressa, a apresentação harmônica da composição contribui para tornar a leitura mais atrativa para o público. Um exemplo disso é a definição dos caracteres tipográficos para o texto, o título e as legendas das fotografias na página do jornal. A correta escolha desses elementos contribui para tornar a leitura mais agradável, colaborando, portanto, para intensificar a relação entre emissor e receptor.
O infográfico, por apresentar informações jornalísticas de forma visual, propicia uma
análise crítica.
coesão narrativa.
economia narrativa.
leitura analítica.
leitura crítica.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.
Para tornar a leitura de um texto mais fácil, é comum dividilo utilizando-se entretítulos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
De acordo com seus objetivos e circunstâncias de realização, há diversas maneiras possíveis de conduzir uma entrevista. Nesse sentido, na classificação proposta por Mário Erbolato (1991), as entrevistas, quanto ao conteúdo, podem ser divididas em:
exclusivas ou coletivas.
de rotina ou caracterizadas.
ilustrativas ou pessoais.
opinativas ou informativas.
individuais ou em grupo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...