Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paraolimpíadas de Pequim

Recebi um e-mail que fala sobre o futebol de 5. Já tive a oportunidade de ver os cegos jogando e é impressionante a habilidade deles com a bola. Vou colocar alguns trechos do email. Futebol de 5 é a modalidade praticada por deficientes visuais. São 4 na linha e um, que enxerga normalmente, no gol. Há um sininho na bola e uma pessoa conhecida como "chamador" que fica atrás do gol dando instruções aos jogadores. Quem vê uma partida pela primeira vez, os passes, os dribles desconcertantes e os chutes certeiros simplesmente não consegue acreditar que sejam cegos. De 4 campeonatos mundiais, o Brasil venceu 2 e foi vice e terceiro nos outros 2. De 6 Copas América, o Brasil venceu 4 e foi vice nas outras duas. Em outro país, seriam considerados heróis nacionais. No Brasil, infelizmente, muita gente nem sabe que o esporte existe. Pena que a TV aberta não dá muita importância ao evento, que será coberto por um canal fechado.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, no que se refere a newsmaking.

O comentário expresso no último período do texto é condizente com as políticas do newsmaking adotadas pelos meios de comunicação de massa.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens subseqüentes.

A figura a seguir é um exemplo de ilustração a traço sem retícula, com sobreposição. No jornalismo impresso, tal recurso pode ser utilizado nas charges e nas caricaturas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A escolha do formato do papel e do número de colunas a serem adotados por um novo veículo editorial pode afetar a sua veiculação de anúncios. Isso acontece porque

  • A.

    cada agência faz seus anúncios segundo padrões próprios.

  • B.

    a equipe de designers do veículo deve adaptar os anúncios recebidos.

  • C.

    os anunciantes precisam adaptar seus anúncios a cada veículo.

  • D.

    os anúncios são feitos pelas agências, segundo regras do mercado.

  • E.

    os diagramadores do veículo elaboram os anúncios segundo o projeto gráfico.

O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

O release é assinado pelo responsável direto da principal fonte de informação do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao redigir um texto para telejornalismo, o redator deve:

  • A.

    descrever, para garantir a veracidade do texto, apenas os acontecimentos disponíveis em imagens e descartar os dados fornecidos pelo repórter.

  • B.

    trabalhar de maneira independente em relação aos VTs disponíveis para edição, visto que os discursos verbal e visual têm características dissonantes.

  • C.

    priorizar, para prender a atenção do espectador, a ordem indireta, começando a frase pelo verbo e finalizando com o sujeito.

  • D.

    evitar os cacófatos e aliterações, visto que, além de dificultar a leitura, eles podem alterar o sentido do texto escrito para ser falado.

  • E.

    utilizar, em caso de informações complexas, termos técnicos em frases longas e intercaladas de modo a esclarecer a totalidade do assunto.

Paraolimpíadas de Pequim

Recebi um e-mail que fala sobre o futebol de 5. Já tive a oportunidade de ver os cegos jogando e é impressionante a habilidade deles com a bola. Vou colocar alguns trechos do email. Futebol de 5 é a modalidade praticada por deficientes visuais. São 4 na linha e um, que enxerga normalmente, no gol. Há um sininho na bola e uma pessoa conhecida como "chamador" que fica atrás do gol dando instruções aos jogadores. Quem vê uma partida pela primeira vez, os passes, os dribles desconcertantes e os chutes certeiros simplesmente não consegue acreditar que sejam cegos. De 4 campeonatos mundiais, o Brasil venceu 2 e foi vice e terceiro nos outros 2. De 6 Copas América, o Brasil venceu 4 e foi vice nas outras duas. Em outro país, seriam considerados heróis nacionais. No Brasil, infelizmente, muita gente nem sabe que o esporte existe. Pena que a TV aberta não dá muita importância ao evento, que será coberto por um canal fechado.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, no que se refere a newsmaking.

A estrutura do texto jornalístico influencia a maneira de se pensar e representar a realidade, nos mais diversos domínios. Por exemplo, como as olimpíadas e também as paraolimpíadas têm sido noticiadas a partir do ponto de vista dos emissores e dos receptores das matérias e como ambos compreendem que atletas portadores de necessidades especiais são também atletas, essa acaba sendo a realidade da vida esportiva como um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Uma das diferenças entre o jornal no formato tablóide e no formato clássico (standard) é o tamanho da mancha gráfica, que é entendida como todo o espaço da página, incluindo as margens, como se vê nessa reprodução de O Popular.

  • C. Certo
  • E. Errado

O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

Quanto mais detalhado e completo for o texto do release, mais apropriado estará para ser aproveitado por um veículo de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na construção de um texto jornalístico, independente do meio em que será veiculado, algumas indicações devem ser seguidas. Sobre essas indicações, analise as afirmativas a seguir:

I. Para estimular o receptor a pesquisar informações para além dos veículos noticiosos, o texto jornalístico deve priorizar os termos técnicos, as palavras estrangeiras e jargões profissionais.

II. Para garantir a clareza da informação e tornar a leitura/audição mais agradável, o texto jornalístico deve priorizar as frases em ordem inversa (predicado + verbo + sujeito).

III. Para garantir a objetividade noticiosa, devem-se destacar graficamente os adjetivos e advérbios no texto, retirando-os das citações entre aspas.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem incorretas.

  • B.

    se apenas a afirmativa I estiver incorreta.

  • C.

    se apenas a afirmativa II estiver incorreta.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem incorretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem incorretas.

Paraolimpíadas de Pequim

Recebi um e-mail que fala sobre o futebol de 5. Já tive a oportunidade de ver os cegos jogando e é impressionante a habilidade deles com a bola. Vou colocar alguns trechos do email. Futebol de 5 é a modalidade praticada por deficientes visuais. São 4 na linha e um, que enxerga normalmente, no gol. Há um sininho na bola e uma pessoa conhecida como "chamador" que fica atrás do gol dando instruções aos jogadores. Quem vê uma partida pela primeira vez, os passes, os dribles desconcertantes e os chutes certeiros simplesmente não consegue acreditar que sejam cegos. De 4 campeonatos mundiais, o Brasil venceu 2 e foi vice e terceiro nos outros 2. De 6 Copas América, o Brasil venceu 4 e foi vice nas outras duas. Em outro país, seriam considerados heróis nacionais. No Brasil, infelizmente, muita gente nem sabe que o esporte existe. Pena que a TV aberta não dá muita importância ao evento, que será coberto por um canal fechado.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, no que se refere a newsmaking.

A narração de uma partida de futebol entre cegos tem recebido, no Brasil, o mesmo tratamento midiático dado a um jogo de futebol entre atletas que enxergam.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...