Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na edição de textos e imagens de um anúncio publicitário, é preciso levar em conta as características inerentes às linguagens verbal e não-verbal.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Não podemos ler um texto verbal desconsiderando sua organização linear; já na decodificação da imagem, a percepção dos elementos que a compõem se dá conforme o interesse e o repertório do receptor.

  • B.

    Embora haja especificidades que as diferenciam e determinam seus campos de atuação, ambas as linguagens, verbal e não-verbal, desempenham funções idênticas no processo de comunicação.

  • C.

    A expressão verbalizada comporta várias formas de hierarquização e ordenamento, sendo processada com base em informações novas ou recentes, ainda não incluídas no repertório semântico do leitor.

  • D.

    A principal propriedade da linguagem não-verbal é sua linearidade, ou seja, sua obediência a uma estrutura-padrão que organiza a complexidade da mensagem, estabelecendo inteligibilidades possíveis.

  • E.

    Uma imagem interage com o texto porque o código assim determina; tanto aquela quanto este dependem de uma gramática para que possam adquirir potencial eficiência expressiva e informativa.

Em programas de editoração eletrônica, os elementos fixos da publicação, como número de páginas e cabeçalhos, devem ser inseridos

  • A.

    em páginas avulsas.

  • B.

    em cada página separadamente.

  • C.

    na primeira página, apenas.

  • D.

    na capa da publicação

  • E.

    nas páginas mestras.

A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

O sistema de concessões de rádios e TVs públicas foi revisto pela Constituição Federal de 1998. Entretanto, as mudanças mais expressivas, do ponto vista operacional, foram possibilitadas pela Lei do Cabo (Lei n.º 8.977/1995), que instituiu um sistema diferenciado de concessões para as emissoras públicas de rádio e TV, que operam pelo sistema de cabo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Imagens que serão impressas em policromia devem ser enviadas para a gráfica no padrão

  • A.

    RGB.

  • B.

    CMYK.

  • C.

    Duotone.

  • D.

    Grayscale.

  • E.

    Bitmap.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

Os critérios atuais de classificação indicativa referentes a programas de rádio e televisão e a espetáculos públicos são disciplinados pela Lei de Imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao tema abordado no texto, julgue os itens subseqüentes.

As informações de marketing auxiliam os profissionais a desempenhar atividades de planejamento, organização, direção e controle. Informações internas e dados externos auxiliam o monitoramento das evoluções e mudanças do mercado para ajustar os planos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A combinação do logotipo com o símbolo recebe o nome de

  • A.

    marca.

  • B.

    identidade visual.

  • C.

    assinatura visual.

  • D.

    projeto gráfico

  • E.

    razão social.

Considerando a página ilustrada abaixo, julgue os itens seguintes.

Além da mancha gráfica, a página reproduzida acima apresenta todas as margens devidamente demarcadas e definidas e diagramação em estilo reticulado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

A Constituição Federal assegura a todo cidadão o direito à livre manifestação do pensamento. Com base nesse princípio constitucional, qualquer cidadão pode requerer, de acordo com seu interesse particular, a divulgação de suas idéias nos veículos de comunicação, inclusive com o uso de pseudônimo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao tema abordado no texto, julgue os itens subseqüentes.

Pesquisas de marketing podem ser de natureza exploratória, levantamento ou experimental. A pesquisa experimental, normalmente descritiva, é utilizada quando os profissionais de marketing procuram determinar hipóteses, auxiliar na formulação de questões, ou mesmo indicar pesquisas para etapas posteriores.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...