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Na edição de textos e imagens de um anúncio publicitário, é preciso levar em conta as características inerentes às linguagens verbal e não-verbal.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Não podemos ler um texto verbal desconsiderando sua organização linear; já na decodificação da imagem, a percepção dos elementos que a compõem se dá conforme o interesse e o repertório do receptor.
Embora haja especificidades que as diferenciam e determinam seus campos de atuação, ambas as linguagens, verbal e não-verbal, desempenham funções idênticas no processo de comunicação.
A expressão verbalizada comporta várias formas de hierarquização e ordenamento, sendo processada com base em informações novas ou recentes, ainda não incluídas no repertório semântico do leitor.
A principal propriedade da linguagem não-verbal é sua linearidade, ou seja, sua obediência a uma estrutura-padrão que organiza a complexidade da mensagem, estabelecendo inteligibilidades possíveis.
Uma imagem interage com o texto porque o código assim determina; tanto aquela quanto este dependem de uma gramática para que possam adquirir potencial eficiência expressiva e informativa.
Em programas de editoração eletrônica, os elementos fixos da publicação, como número de páginas e cabeçalhos, devem ser inseridos
em páginas avulsas.
em cada página separadamente.
na primeira página, apenas.
na capa da publicação
nas páginas mestras.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.
O sistema de concessões de rádios e TVs públicas foi revisto pela Constituição Federal de 1998. Entretanto, as mudanças mais expressivas, do ponto vista operacional, foram possibilitadas pela Lei do Cabo (Lei n.º 8.977/1995), que instituiu um sistema diferenciado de concessões para as emissoras públicas de rádio e TV, que operam pelo sistema de cabo.
Imagens que serão impressas em policromia devem ser enviadas para a gráfica no padrão
RGB.
CMYK.
Duotone.
Grayscale.
Bitmap.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.
Os critérios atuais de classificação indicativa referentes a programas de rádio e televisão e a espetáculos públicos são disciplinados pela Lei de Imprensa.
Quanto ao tema abordado no texto, julgue os itens subseqüentes.
As informações de marketing auxiliam os profissionais a desempenhar atividades de planejamento, organização, direção e controle. Informações internas e dados externos auxiliam o monitoramento das evoluções e mudanças do mercado para ajustar os planos.
A combinação do logotipo com o símbolo recebe o nome de
marca.
identidade visual.
assinatura visual.
projeto gráfico
razão social.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a página ilustrada abaixo, julgue os itens seguintes.
Além da mancha gráfica, a página reproduzida acima apresenta todas as margens devidamente demarcadas e definidas e diagramação em estilo reticulado.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.
A Constituição Federal assegura a todo cidadão o direito à livre manifestação do pensamento. Com base nesse princípio constitucional, qualquer cidadão pode requerer, de acordo com seu interesse particular, a divulgação de suas idéias nos veículos de comunicação, inclusive com o uso de pseudônimo.
Quanto ao tema abordado no texto, julgue os itens subseqüentes.
Pesquisas de marketing podem ser de natureza exploratória, levantamento ou experimental. A pesquisa experimental, normalmente descritiva, é utilizada quando os profissionais de marketing procuram determinar hipóteses, auxiliar na formulação de questões, ou mesmo indicar pesquisas para etapas posteriores.
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