Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Faz parte das responsabilidades do produtor gráfico:
cuidar da distribuição dos impressos nos pontos designados.
desenvolver graficamente um impresso e aprová-lo junto ao cliente.
intermediar o diálogo entre o cliente e o profissional que realizará o impresso.
ordenar e coordenar todas as fases da produção industrial de um impresso.
pesquisar imagens e ilustrações para serem usadas nos impressos.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a página ilustrada abaixo, julgue os itens seguintes.
O topo da principal foto da página ilustrada acima está localizado no chamado centro geométrico da página.
A maior parte das fotografias publicadas em meios impressos e on-line são acompanhadas de legendas. Com relação às funções da legenda, analise as seguintes afirmativas:
I. A legenda, ao descrever a foto a que se refere, deve responder às mesmas seis perguntas que guiam a construção do lide integral.
II. As informações fornecidas na legenda são independentes da foto a que ela se refere e não devem ser repetidas no texto da matéria.
III. A legenda deve orientar a leitura da foto a que se refere, fornecendo elementos informativos complementares à imagem.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.
Ao jornalista concursado que, na condição de servidor público lotado em cargo efetivo, atue em uma instituição da administração pública federal, não se aplicam as normas disciplinares previstas pelo Código de Ética dos Jornalistas Profissionais, visto que, nesse caso específico, prevalecem as normas internas da instituição para a qual o jornalista trabalhe.
Quanto ao tema abordado no texto, julgue os itens subseqüentes.
Pesquisas de comportamento do consumidor buscam reunir informações quanto ao comportamento de compra de consumidores quanto ao pagamento, à compra e ao uso de produtos e serviços. A segmentação psicográfica classifica os consumidores quanto ao que sentem, seus estilos de vida e suas crenças.
Em materiais impressos, a margem de sangria (ou sangramento) corresponde ao(à)
espaço de respiro entre o texto e a imagem.
distância entre a imagem e a borda do papel.
dimensão final de um material após ser impresso.
marcação da dobra em um material gráfico.
margem de segurança para evitar excessos no refile.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a página ilustrada abaixo, julgue os itens seguintes.
A manchete principal está situada na chamada zona primária , a qual , tecnicamente é considerada a mais relevante em termos visuais.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.
Os serviços públicos de informação no Brasil pautam-se pelo princípio constitucional da publicidade dos atos do Estado e de todos os seus órgãos e instituições. Por isso, todas as notícias difundidas por esses serviços devem conter a assinatura do jornalista responsável, recurso que confere credibilidade à informação divulgada pela instituição.
Quanto ao tema abordado no texto, julgue os itens subseqüentes.
Serviços são intangíveis e podem ser considerados atos, ações e desempenho. A parte tangível de uma oferta de serviços é considerada como produto.
Através do uso da tecnologia eyetrack, com equipamentos que acompanham o olhar do leitor sobre as páginas impressas, pesquisas do Poynter Institute determinaram, em relação à forma como o leitor percorre visualmente uma página impressa, que
a leitura da página se dá sempre da esquerda para a direita.
a página é lida a partir dos elementos gráficos mais atraentes.
a página sempre é lida a partir do título principal.
o leitor percebe primeiro as informações das páginas pares.
os elementos à esquerda são os primeiros a serem lidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...