Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito dos materiais de campanhas do MS e da comunicação social e sua importância, julgue os itens seguintes.

A divisão de imprensa da Assessoria de Comunicação do MS possui o papel de produzir, criar e gerenciar instrumentos de informação de saúde ao público interno, aos gestores de saúde e aos formadores de opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o postulado fundamental da "teoria do fluxo em duas etapas":

  • A.

    Diz respeito às fases de preparação e transmissão da mensagem pela mídia.

  • B.

    Corresponde ao chamado feed-back, a resposta do receptor a determinado estímulo.

  • C.

    O alcance pelo público de uma mensagem transmitida através dos meios de comunicação só se dá se garantida a redundância.

  • D.

    A mensagem transmitida através dos meios de comunicação de massa não chegaria diretamente ao indivíduo, mas sim através de um líder de opinião.

Segundo estimativa do mercado, no Brasil, os investimentos em eventos totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no país. Dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) sinalizam que, em 2004, a penetração da atividade eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, tendo superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Eventos técnicos são altamente especializados em tendências e negócios e possuem teor e conteúdo extremamente focado em seu próprio segmento, dando ênfase às partes técnicas e profissionalizantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à produção radiofônica, julgue os próximos itens.

Em rádio, pauteiro é aquele que produz o noticiário, dando o acabamento ao material que vai ao ar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da produção do texto e da notícia, julgue os itens que se seguem.

Uma notícia curta com imagem em TV pode ser chamada de nota coberta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na era digital, as fronteiras se diluem e a comunicação assume um papel central nas sociedades. Agências governamentais e empresas do setor privado contam com sistemas de interação cada vez mais aperfeiçoados e com tendência à transparência. Por isso, o aparecimento, cada vez mais freqüente, de conflitos de interesses. Usando as novas tecnologias, qual(ais) a(s) estratégia(s) de comunicação que melhor responde(m) a uma situação de conflito entre empresas privadas e setor público?

  • A.

    Unificação dos discursos, seguindo, rigorosamente, as orientações oficiais da hierarquia institucional.

  • B.

    Respostas imediatas, através de portais institucionais e blogs de formadores de opinião.

  • C.

    Pesquisa cautelosa e apuração rigorosa dos elementos em jogo para posterior prestação de contas.

  • D.

    Controle das informações internas e discurso da transparência para a opinião pública.

  • E.

    Comunicados oficiais, dando uma versão própria para os fatos em questão, pela internet.

Ao responder às necessidades de informação dos indivíduos ou grupos, o profissional de comunicação busca também a confiança das estruturas nas quais está inserido e a imagem positiva da sua empresa ou agência. Deve, portanto, pautar sua ação cotidiana por

  • A.

    ter atitudes simpáticas para obter apoio às suas iniciativas.

  • B.

    encontrar sempre o melhor ângulo de abordagem.

  • C.

    ser proativo em todas as situações e circunstâncias.

  • D.

    ser preciso nas informações transmitidas para ter credibilidade.

  • E.

    imbuir-se do espírito de verdade na construção de sua versão.

A figura do profissional que produz matérias sobre a mesma pauta para TV, rádio, jornal impresso e internet ilustra a definição do conceito de jornalista

  • A.

    eclético.

  • B.

    futurista.

  • C.

    hipermídia.

  • D.

    multimídia.

  • E.

    setorista.

Julgue os itens de 71 a 78 com relação às idéias do texto acima.

Segundo a definição de objetividade expressa no texto, é correto afirmar que o editorial jornalístico não segue nenhuma regra de objetividade, uma vez que os editorialistas gozam de total e ampla autonomia nas redações, sem exceção. Portanto, eles não são obrigados a seguir as normas estabelecidas pelos manuais de redação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de técnicas de produção gráfica e de recursos audiovisuais empregados em cerimonial e protocolo, julgue os itens que se seguem.

A mídia atual permite que um cidadão comum contribua com a imprensa, utilizando os diversos recursos tecnológicos hoje disponíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...