Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.
Acontecimentos midiáticos seguem o senso comum, daí não haver dificuldade em se saber o que o público quer ver publicado.
A respeito das características da produção de programas jornalísticos em emissoras all news, assinale a afirmativa incorreta.
As reportagens apresentam maior abrangência e aprofundamento nos temas.
As reportagens não se preocupam com a concisão.
As reportagens, entrevistas, mesas redondas e etc. têm mais espaço.
Muitas reportagens apresentadas podem gerar suítes e desdobramentos.
As reportagens elaboradas a partir da pauta, exclusivas, que fogem do dia-a-dia, não têm espaço para apresentação por aprofundarem mais os assuntos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O clipping é uma estratégica de comunicação pública com o objetivo de atender e responder às demandas do cidadão sobre serviços públicos de informação em saúde.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência ao assunto objeto do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Para alguns autores da área de comunicação, a criação de um mundo virtual é considerada uma resposta da engenharia humana para enfrentar os desmandos do homem transformado em máquina, ao redesenhar o mundo atual (real), mudando o seu território natural.
O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.
Acontecimentos midiáticos fogem a qualquer lógica, daí a iniciativa dos veículos de comunicação em criar seus próprios manuais.
No telejornalismo, a relação entre texto e imagem deve:
submeter a palavra à imagem, uma vez que esta sempre é soberana no processo de visualização de uma realidade externa ao telespectador.
promover um tipo de associação na qual o texto descritivo identifique os elementos visualizados na notícia.
privilegiar a imagem quando esta for suficiente para transmitir simultaneamente informação e emoção.
evitar a linguagem do cotidiano.
suprimir a sintaxe próxima à linguagem coloquial.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.
Ao atuar no gerenciamento de crises, cabe ao jornalista, no âmbito de uma instituição pública, divulgar informações sigilosas a fim de desviar a atenção da mídia do fato que gerou a crise. Esse efeito é chamado desvio de visibilidade.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A Internet e os demais meios de comunicação virtual revolucionaram o acesso à informação em saúde. Acerca desses meios de comunicação, julgue os próximos itens.
No sítio do MS na Internet, há acesso à biblioteca virtual em saúde, restrita aos gestores de saúde, mas com previsão de acesso pela população a partir de julho de 2009.
Desde a década de 70 do século passado que emissoras brasileiras de TV têm feito inserções de ações que são desempenhadas por personagens em telenovelas, de modo a advogarem causas humanitárias, sociais e públicas. Acerca desse tipo de prática, julgue os itens a seguir.
Trata-se de merchandising social, prática associada à responsabilidade social das organizações.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.
No webjornalismo, o uso de box, retranca e janela (para contextualizar e(ou) acrescentar informações a respeito da matéria principal) é substituído pelos links e hiperlinks.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...