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Um dos pressupostos da implantação e disseminação da TV digital no Brasil é o de que os tradicionais públicos massivos terão mais acesso a uma maior quantidade de canais e a uma maior oferta de conteúdos até então considerados um privilégio dos públicos segmentados. Com base nessa premissa, julgue os seguintes itens.
Com a implantação da TV digital no Brasil, abrem-se perspectivas de maior acesso geral da população não só a maior número de canais, como também a maior oferta de conteúdos diversificados, acessados mediante opções disponíveis ao toque do controle remoto.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os sistemas de informação pública no Brasil se reportam ao princípio constitucional da publicidade. Conforme a CF, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.
Com referência ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A memória (arquivo) é outra característica do webjornalismo que facilita a navegação para os internautas. Esse recurso permite ao leitor fazer buscas nos sítios, de acordo com seus interesses e sua conveniência, uma vez que o material divulgado pelo portal fica armazenado nos próprios sítios.
A respeito da execução e edição de entrevistas para veiculação em programas jornalísticos de rádio e televisão, assinale a afirmativa correta.
É preciso ensaiá-las para avaliar sua qualidade sonora e garantir que o entrevistado dê as respostas esperadas pelo patrocinador.
Nos dois meios, devido à imprevisibilidade, as entrevistas ocasionais ao vivo apresentam riscos técnicos e de conteúdo.
As informações provenientes de entrevistas devem ser apresentadas na seqüência em que foram obtidas.
Na TV, as entrevistas gravadas devem dar mais destaque à imagem do apresentador, enquanto no rádio só há entrevistas ao vivo.
As entrevistas ping-pong são apresentadas sob forma de perguntas e respostas sem a presença da fonte.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das novas tecnologias de informação e comunicação e suas interferências no jornalismo e na comunicação institucional, julgue os itens que se seguem.
No estágio atual do webjornalismo, o lide deixou de ser o principal elemento da notícia, visto que as retrancas são apresentadas nos formatos de links e hiperlinks. No jornalismo impresso, por sua vez, o lide é seguido obrigatoriamente do sublide, da documentação, da síntese e da contextualização, de forma encadeada.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Noticiabilidade é um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos — do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas — que lhes conferem as características básicas de uma notícia.
Acerca da improvisação e dos problemas técnicos que marcaram a implantação da TV no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
A pré-estréia se deu em abril de 1950, mas somente poucos dias antes, os equipamentos foram retirados do porto de Santos.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um publicitário experiente pode ser nomeado para exercer o cargo de chefe da assessoria de comunicação social de instituição governamental, desde que se trate de cargo em comissão, de livre nomeação e exoneração.
No blog dia-a-dia, bit a bit, lincada à matéria Quem Matou a Blogosfera?, de Silvio Meira, em 14/11/2008, lê-se a resposta de Geraldo Seabra: não se morre antes de nascer. Afinal, a blogosfera é um fenômeno, incomensuravelmente novo, ainda em gestação.
Acerca do assunto tratado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
Atualmente, verifica-se o incremento do jornalismo de blogs, os quais têm sido fonte para o jornalismo interativo e a troca de notícias.
A respeito das perguntas do lead jornalístico, a que é menos importante para o texto do rádio é:
Onde, pois o que importa no rádio é saber se aconteceu agora.
Como, pois interessa muito mais saber quem fez.
Quando, por se entender que no rádio o fato aconteceu há poucas horas.
Por quê, pois, sabendo quem fez, como fez e quando fez, o porquê é supérfluo.
O texto do rádio não começa pelo lead; portanto, todas as perguntas podem ser suprimidas.
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