Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das novas tecnologias de informação e comunicação e suas interferências no jornalismo e na comunicação institucional, julgue os itens que se seguem.

A oferta de serviços e recursos de multimídia e interatividade — como imagens animadas, áudio e possibilidade para o leitor comentar a notícia — é uma característica da chamada "primeira geração" do webjornalismo. Essa fase representa a etapa mais desenvolvida na evolução desse tipo de jornalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.

O new journalism foi a radicalização do uso da objetividade jornalística em direção a um formato altamente padronizado de texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da legislação em comunicação socilal, julgue os itens a seguir.

A Lei de Imprensa estabelece que a exploração dos serviços de radiodifusão não depende de permissão ou concessão do governo federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

Na história da imprensa brasileira, o editorial é tributário do jornalismo de revista. Tendo sido a revista Klaxon a pioneira nesse gênero, com editoriais sobre cultura, no final do século XIX.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da comunicação social na ordem constitucional brasileira, julgue os itens que se seguem.

A criação do Conselho de Comunicação Social foi prevista na Constituição Federal de 1988.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas a seguir:

I. Algumas reportagens são passíveis da utilização de músicas. Não há qualquer impedimento para que sejam usadas, apenas há que se ter critério e bom senso.

II. As sonoras devem ser opinativas, pois são mais contundentes e chamam mais a atenção do ouvinte.

III. As edições devem terminar sempre com uma declaração do entrevistado.

IV. Enquanto faz a seleção dos melhores trechos, o editor pode “limpar” a sonora, eliminando os períodos de silêncio ou titubeio e alterando frases ditas pelo entrevistado.

V. Uma edição pode ir ao ar mais de uma vez. O critério é a importância e a validade do assunto.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I, II e V estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I, III e V estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.

Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento.

Segundo a perspectiva crítica, a fragmentação e a transparência são características da comunicação organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da legislação em comunicação socilal, julgue os itens a seguir.

De acordo com o texto constitucional, o princípio de liberdade de expressão sempre prevalece sobre o direito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um de seus anúncios publicitários, a revista americana Newsweek se autoproclamava como “aquela que não persuade e sim informa”. Tomando como exemplo a estratégia de venda da revista e levando em conta a “neutralidade jornalística”, não é correto afirmar que:

  • A.

    com a intenção de marcar uma imagem de credibilidade em relação a seu público leitor, a Newsweek explicitou uma intenção antipersuasiva.

  • B.

    pela negação, o anúncio fez uma afirmação cujo objetivo era persuadir o leitor acerca de uma verdade sobre a Newsweek.

  • C.

    como outros veículos jornalísticos, a Newsweek se colocou contrária à qualificação de “fraude” que ronda o conceito de persuasão.

  • D.

    independentemente da natureza ou do público-alvo dos veículos jornalísticos, todos trabalham com a existência de graus de persuasão.

  • E.

    diferentemente dos tablóides sensacionalistas, a Newsweek tem uma tradição de correção e honestidade, o que a torna isenta de persuasão.

 

Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens subseqüentes.

A padronização gráfica é um dos elementos que contribui para fixar a identidade do jornal perante seus públicos. Com base nesse pressuposto, o leitor consegue identificar seu jornal preferido pelo logotipo, como nos seguintes exemplos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...