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Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das novas tecnologias de informação e comunicação e suas interferências no jornalismo e na comunicação institucional, julgue os itens que se seguem.
A oferta de serviços e recursos de multimídia e interatividade — como imagens animadas, áudio e possibilidade para o leitor comentar a notícia — é uma característica da chamada "primeira geração" do webjornalismo. Essa fase representa a etapa mais desenvolvida na evolução desse tipo de jornalismo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.
O new journalism foi a radicalização do uso da objetividade jornalística em direção a um formato altamente padronizado de texto.
A respeito da legislação em comunicação socilal, julgue os itens a seguir.
A Lei de Imprensa estabelece que a exploração dos serviços de radiodifusão não depende de permissão ou concessão do governo federal.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.
Na história da imprensa brasileira, o editorial é tributário do jornalismo de revista. Tendo sido a revista Klaxon a pioneira nesse gênero, com editoriais sobre cultura, no final do século XIX.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da comunicação social na ordem constitucional brasileira, julgue os itens que se seguem.
A criação do Conselho de Comunicação Social foi prevista na Constituição Federal de 1988.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Algumas reportagens são passíveis da utilização de músicas. Não há qualquer impedimento para que sejam usadas, apenas há que se ter critério e bom senso.
II. As sonoras devem ser opinativas, pois são mais contundentes e chamam mais a atenção do ouvinte.
III. As edições devem terminar sempre com uma declaração do entrevistado.
IV. Enquanto faz a seleção dos melhores trechos, o editor pode limpar a sonora, eliminando os períodos de silêncio ou titubeio e alterando frases ditas pelo entrevistado.
V. Uma edição pode ir ao ar mais de uma vez. O critério é a importância e a validade do assunto.
Assinale:
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, II e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, III e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento.
Segundo a perspectiva crítica, a fragmentação e a transparência são características da comunicação organizacional.
A respeito da legislação em comunicação socilal, julgue os itens a seguir.
De acordo com o texto constitucional, o princípio de liberdade de expressão sempre prevalece sobre o direito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas.
Em um de seus anúncios publicitários, a revista americana Newsweek se autoproclamava como aquela que não persuade e sim informa. Tomando como exemplo a estratégia de venda da revista e levando em conta a neutralidade jornalística, não é correto afirmar que:
com a intenção de marcar uma imagem de credibilidade em relação a seu público leitor, a Newsweek explicitou uma intenção antipersuasiva.
pela negação, o anúncio fez uma afirmação cujo objetivo era persuadir o leitor acerca de uma verdade sobre a Newsweek.
como outros veículos jornalísticos, a Newsweek se colocou contrária à qualificação de fraude que ronda o conceito de persuasão.
independentemente da natureza ou do público-alvo dos veículos jornalísticos, todos trabalham com a existência de graus de persuasão.
diferentemente dos tablóides sensacionalistas, a Newsweek tem uma tradição de correção e honestidade, o que a torna isenta de persuasão.
Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens subseqüentes.
A padronização gráfica é um dos elementos que contribui para fixar a identidade do jornal perante seus públicos. Com base nesse pressuposto, o leitor consegue identificar seu jornal preferido pelo logotipo, como nos seguintes exemplos.
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