Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a publicações empresariais, julgue os seguintes itens.
Denomina-se publieditorial o recurso utilizado por jornais e revistas de grande circulação, para publicações de interesse de empresas e(ou) parceiros, que deixa claro e transparente para o leitor que a matéria elaborada não é de responsabilidade da redação do veículo de informação.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O crime de comunicação, conhecido como calúnia, consiste em
ofender a honra, dignidade ou decoro de alguém.
imputar a alguém, falsamente, fato definido como crime.
produzir ou comercializar edição fraudulenta de impressos.
imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação, gerando descrédito.
usurpar a autoria de texto produzido por outra pessoa.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Há 30 anos, a UNESCO promoveu uma conferência mundial para debater a desigualdade dos fluxos da informação pelo mundo e propor uma nova ordem mundial da informação, que não se consolidou, mas serviu para incluir a comunicação no elenco dos direitos do cidadão. Com base nessa mudança de paradigma, julgue os seguintes itens.
A comunicação está inserida entre os direitos e garantias fundamentais, em simetria com a liberdade de consciência, expressão e manifestação.
Elabora-se um Plano de Marketing com a finalidade de:
permitir que gerentes de marketing disponham de ferramentas de comunicação dirigida, a eles facultando contato direto com clientes, tanto para o planejamento de suas estratégias de venda, quanto para o acompanhamento de providências tomadas nesse sentido.
conceder à gerência de marketing um instrumento moderno e eficaz para o desempenho de suas funções empresariais, bem como situá-lo frente a mercados-alvo de interesse imediato, capacitando-o a planejar e delinear estratégias e táticas para o êxito de sua iniciativa.
disponibilizar, para gerentes de marketing, novos meios de planejar, orientar e controlar um mix de marketing capaz de convir a um mercado-alvo, nele criando, por exemplo, um diferencial para o produto ou serviço oferecido pela empresa e o associando a um programa de benefícios.
dar ao gerente de marketing a missão de, mediante o planejamento informado de ações mercadológicas de impacto em um mercado-alvo, elaborar estratégias de médio e longo prazos, visando criar algo que seja considerado especial no âmbito do comércio de bens de consumo.
oferecer ao gerente de marketing um instrumento de análise das oportunidades de marketing, mediante pesquisa e seleção de mercados-alvo, esboço de estratégias e planejamento de programas, bem como organização, implementação e controle de esforços de marketing.
Uma das maiores polêmicas em relação aos processos produtivos da mídia é o questionamento sobre a possibilidade e a validade de uma filosofia editorial transparente. Dentre as situações descritas abaixo, assinale a que corrobora com essa idéia.
Em novembro de 1993, a Veja denunciou a movimentação de US$ 1 milhão nas contas do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro. Depois de imprimir 1,2 milhão de exemplares da revista, a equipe de checagem descobriu que a informação estava errada, mas, mesmo assim, veiculou os exemplares. Em agosto de 2004, na IstoÉ, o jornalista responsável pela reportagem fez um mea culpa.
A Rede Globo de Televisão rejeitou o quadro Fora do ar, preparado para o programa Fantástico, em agosto de 1998. Nele, o videomaker Marcelo Tas descortinava os dispositivos de estruturação das mensagens televisivas. Utilizando o teleprompter de forma irônica, fez o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, recitar Shakespeare e a mulata Globeleza, Valéria Valenssa, falar sobre globalização.
A convite da Rede Globo, um grupo de professores da USP acompanhou uma reunião de pauta do Jornal Nacional, em novembro de 2005. William Bonner, apresentador e editorchefe do JN, informou aos convidados que uma pesquisa identificou o perfil do telespectador-médio do telejornal. Na redação, esse telespectador, que tinha dificuldades para entender notícias complexas, foi apelidado de Homer Simpson.
Na edição de 26 de setembro de 2002 do Bom Dia Brasil, da TV Globo, o apresentador disse que o programa faria uma série de entrevistas ao vivo com os quatro principais candidatos à presidência. A promessa era a de debater propostas e discutir o programa de governo de cada um. E o objetivo era o de ajudar o eleitor a decidir o voto.
No editorial Carta Capital escolhe Lula, de 2 de outubro de 2002, Mino Carta surpreendeu a classe jornalística. Nele, o dono da revista declarou seu voto no então candidato petista à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, em um texto que também discutia o comportamento da mídia brasileira em época de eleições.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.
As agências de notícias online fogem aos padrões e estilos do webjornalismo, pois adotam regras do jornalismo impresso.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A abordagem sobre noticiabilidade sugere que a possibilidade de um tema se tornar notícia na cobertura diária das mídias varia consideravelmente, em relação a outros temas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.
Imparcialidade e objetividade são mitos. Mesmo assim os manuais de estilo e redação de grandes organizações jornalísticas continuam incluindo-as em suas recomendações.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.
A característica principal de um líder é a capacidade de fazer com que seus subordinados acatem incondicionalmente suas ordens sem causar conflitos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere a materiais jornalísticos, tais como press release e publicação interna, julgue os próximos itens.
A nota é um texto destinado para apenas um jornalista ou veículo de comunicação, o que aumenta as chances de ela ser aproveitada e obter mais destaque.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...