Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere à opinião pública, há uma antiga controvérsia não resolvida nas Ciências Sociais, não só sobre o próprio conceito, mas também quanto a sua formação. A teoria mais conhecida é aquela que tenta explicar o processo de formação da opinião pública por meio do chamado modelo cascata.
A opinião pública se formaria a partir de pequenos grupos, situados no topo da pirâmide social, e depois viria descendo, por degraus, até a base da pirâmide. No primeiro degrau dessa cascata, estaria o pequeno grupo das elites econômicas e sociais; no segundo, estaria o das elites políticas e, no terceiro, a mídia, seguida pelos chamados formadores de opinião — intelectuais, religiosos, artistas, educadores, líderes empresariais e sindicais, jornalistas —; finalmente, no último degrau, a grande maioria que constitui a base da população.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
No âmbito da Communication Research, entre as primeiras teorias da comunicação que se dedicaram à análise dos processos de formação de uma opinião desvinculada da mídia, está incluída a abordagem de campo, também conhecida como estudo dos efeitos limitados. Ao privilegiar a força dos líderes locais de opinião, essa perspectiva mostra, por exemplo, como uma campanha eleitoral transmitida pelo rádio poderia fracassar caso o candidato não contasse com o apoio de líderes de opinião influentes na comunidade.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.
O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, ele deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O prefeito, dizem os amigos, é um diplomata nato. Para convencer litigantes sobre a conveniência de um armistício ou adversários sobre a necessidade de um acordo, usa táticas parecidas: leva para uma das partes o resultado da conversa que teve com a outra, tratando de transmitir, à primeira, apenas comentários selecionados feitos pela segunda, e, em vez de citar os aspectos em que ambos divergem, enfatiza os pontos que têm em comum. Além disso, coloca na mesa sempre um cenário futuro, que desenha com lógica de engenheiro e paciência oriental. Dessa maneira, procura mostrar que, se, no presente, a conciliação ou o acordo implicam concessões desagradáveis, lá na frente, renderão dividendos muito compensadores. T. Oyama e N. Magalhães. O salvador do DEM. In: Veja, 5/11/2008, p.63. Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.
Programas de mídia interna, como intranet e endomarketing, ocupam lugar relevante na comunicação entre funcionários de empresas e instituições, operando, inclusive, a baixo custo, se comparados às mídias externas. Eles servem, ainda, como meio de se avaliarem os níveis de satisfação interna de uma empresa, os quais podem ser medidos pela quantidade e qualidade de conversa estabelecida internamente.
A respeito do marketing cultural, analise as afirmativas a seguir:
I. A presença de uma instituição em qualquer evento de natureza cultural costuma converter-se em múltiplos resultados, mas os principais benefícios são detectados em curto prazo.
II. Esse tipo de marketing é considerado uma técnica adicional de vendas ou ainda uma forma de economizar anúncios na mídia, embora se trate de um investimento de alto risco.
III. Sem a devida valorização da marca do patrocinador, uma estratégia de marketing cultural pode ser inócua, pois a eficácia de um anúncio repleto de logomarcas é praticamente nula.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Assinale a alternativa correta em relação à designação e à utilização de categorias, gêneros e formatos na televisão brasileira.
A entrevista é um gênero muito empregado nas categorias telejornal e humorístico.
O formato debate não se aplica à polêmica provocada em programas de variedades, que utilizam o gênero talk show.
A formatação documentário é utilizada por programas políticos para que suas mensagens transmitam confiança.
Os gêneros docudrama, instrutivo, político e telejornal compõem a categoria informação.
Os gêneros colunismo social, entrevista e programa político fazem parte da mesma categoria de programas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A natureza multimídia do webjornalismo permite a convergência dos formatos das mídias convencionais, ao conjugar sons, imagens e textos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A comunicação organizacional padece de um dilema congênito: o de não saber quais paradigmas abraçar. De um lado, sofre a influência das principais teorias do campo que lhe empresta o nome: o das Ciências da Comunicação. De outro, por ser, ela mesma, uma área do conhecimento humano formada pela convergência das mais diversas disciplinas, já flertou com vários matizes de um espectro teórico muito amplo, na busca de sua identidade. Nesse leque, tem-se, por exemplo, em uma de suas pontas, a adoção de quadros explicativos advindos do funcionalismo de tipo quantitativista e, até mesmo, de um tecnicismo positivista absolutamente incompatível com a índole humanista das Ciências Sociais. Uma visão teórica que buscou, inclusive, dar ao campo o suporte matemático das ciências exatas.
Não nos esqueçamos de Shannon e Weaver, os dois engenheiros norte-americanos que, estudando interferências em transmissões telefônicas para a empresa Bell, desenvolveram um modelo que, se trouxe contribuições teóricas importantes para que se entendesse a problemática do ruído nos processos comunicacionais, esqueceu que comunicação se produz, acima de tudo, entre seres humanos e não a partir de um diálogo virtual entre máquinas; uma fórmula que não levou em conta também que aparatos tecnológicos podem, no máximo, fornecer visões complementares às teorias da comunicação.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.
O modelo de Shannon e Weaver, citado no texto, faz parte das chamadas teorias apocalípticas da comunicação, aquelas que relacionam as práticas textuais com a semiótica e os estudos culturais, como o modelo semiótico-textual, aplicado ao jornalismo cultural e à crítica literária.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a reflexão de Paulo Freire apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca dos métodos funcionalistas de comunicação.
Os críticos dos modelos funcionalistas de comunicação consideram-nos antidialógicos e, conseqüentemente, nãoeducativos, por limitarem-se à mera transmissão unilateral de conteúdos.
A Associação Americana de Marketing define merchandising como:
conjunto de operações de planejamento e de supervisão da comercialização de um produto ou serviço, nos locais, períodos, preços e quantidades que melhor possibilitarão a consecução dos objetivos de marketing.
veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma ostensiva e aparentemente intencional, em um programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico ou espetáculo teatral.
estratégia de marketing destinada a promover um produto ou serviço depois de seu lançamento no mercado, preocupando-se em acompanhar e estudar os contínuos movimentos de reação do consumidor.
técnica de inserir anúncios declaradamente publicitários no contexto de uma encenação preparada de modo exclusivo para esse fim, com o intuito de capturar o momento de maior atenção do espectador.
parte de um plano mais abrangente de marketing, por meio do qual o produto, o serviço e a marca são reiterados na mente do consumidor, em diversas circunstâncias, tendo-se em vista melhores resultados de vendas.
No que diz respeito à Comunicação Social, analise as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de um processo pelo qual um indivíduo, uma comunidade ou uma organização, situados em dada época e lugar, fazem uso de elementos de expressão manifesta e de recepção sempre imediata de idéias e sentimentos.
II. É um conjunto de meios pelos quais um ou mais indivíduos, pelo envio de suas mensagens, suscitam respostas por parte de outros, com os quais pretendem chegar a um entendimento, recíproco ou não.
III. Diz-se, com esse registro, da troca continuada de mensagens, por meio das quais se estabelece e consolida a unidade social alcançada pelo convívio cotidiano, a transmissão de informações e a partilha de bens simbólicos.
IV. É essa a designação genérica de atos, ações e atitudes pelos quais um emissor acede a uma partilha de sentidos, procedendo de imediato à expressão de seus sentimentos e ao intercâmbio de suas idéias.
V. Faz-se aqui referência a um procedimento designativo da influência indiscriminada que uma fonte emissora jamais deixa de exercer sobre receptores-destinatários, atendendo a seus anseios e satisfazendo suas expectativas.
Assinale:
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...