Questões de Comunicação Social

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Com referência ao texto acima, julgue os itens a seguir.

A interatividade permite a participação direta dos internautas na pauta, na redação do texto e na edição de material jornalístico publicado pelos sítios noticiosos. Esse é o modelo de jornalismo participativo, inaugurado pelo webjornalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação organizacional padece de um dilema congênito: o de não saber quais paradigmas abraçar. De um lado, sofre a influência das principais teorias do campo que lhe empresta o nome: o das Ciências da Comunicação. De outro, por ser, ela mesma, uma área do conhecimento humano formada pela convergência das mais diversas disciplinas, já flertou com vários matizes de um espectro teórico muito amplo, na busca de sua identidade. Nesse leque, tem-se, por exemplo, em uma de suas pontas, a adoção de quadros explicativos advindos do funcionalismo de tipo quantitativista e, até mesmo, de um tecnicismo positivista absolutamente incompatível com a índole humanista das Ciências Sociais. Uma visão teórica que buscou, inclusive, dar ao campo o suporte matemático das ciências exatas.

Não nos esqueçamos de Shannon e Weaver, os dois engenheiros norte-americanos que, estudando interferências em transmissões telefônicas para a empresa Bell, desenvolveram um modelo que, se trouxe contribuições teóricas importantes para que se entendesse a problemática do ruído nos processos comunicacionais, esqueceu que comunicação se produz, acima de tudo, entre seres humanos e não a partir de um diálogo virtual entre máquinas; uma fórmula que não levou em conta também que aparatos tecnológicos podem, no máximo, fornecer visões complementares às teorias da comunicação.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.

Conforme o texto, os paradigmas da comunicação organizacional foram consolidados à margem das teorias da comunicação, fenômeno denominado sistemismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a reflexão de Paulo Freire apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca dos métodos funcionalistas de comunicação.

A crítica aos modelos funcionalistas de comunicação considera-os por demais técnicos, objetivos, velozes e neutros, pouco favorecendo, mesmo assim, o exercício do juízo comum.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base e referência no papel desempenhado pelo marketing no contexto da comunicação organizacional, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Endomarketing é um trabalho interno, realizado com a finalidade de aplicar uma visão propriamente mercadológica às rotinas funcionais próprias a uma empresa ou instituição.

  • B.

    Propaganda institucional quer dizer influência que se pretende exercer por meio de criação, reforço ou mudança de concepções e atitudes mentais no que tange a uma instituição, de caráter público ou privado.

  • C.

    Marketing institucional é a atividade responsável pela divulgação pública de idéias e ideais dos dirigentes de uma organização, ficando, do mesmo modo, encarregado de disseminá-los junto ao corpo funcional dessa empresa ou instituição.

  • D.

    Marketing social é a atração de uma empresa ou instituição que desenvolve ações que tenham por objetivo contribuir para a solução de problemas sociais e carências da sociedade em que atue.

  • E.

    Comunicação organizacional designa o conjunto de práticas de comunicação que têm lugar em organizações, estruturando seus relacionamentos, estabelecendo seus objetivos, coordenando suas ações comunicacionais e gerenciando seus recursos.

É hoje sociologicamente inquestionável a alta relevância que a TV assume em nosso cotidiano. Sabe-se também que ela se tornou objeto de preocupação de governantes, dirigentes políticos, empresários, artistas e, por último, mas não por fim, pais e educadores.

Com relação ao poder atribuído às imagens que chegam a nossos lares, despertando nossa curiosidade e motivando nosso interesse, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Em todo o mundo, as produções típicas da TV, tais como são conhecidas, arregimentam legiões de fiéis telespectadores, porque as significações ali produzidas pouco têm a ver com a realidade de fato, produzindo apenas descompressão psicológica.

  • B.

    A TV é parte integrante e necessária de um aparato sociocultural e econômico de produção e veiculação de imagens e sons, bem como informação, publicidade e divertimento, produzindo, veiculando e fazendo circular significados e sentidos.

  • C.

    A programação da TV é de inteiro agrado de telespectadores típicos, os quais, no recesso de seus lares ou em seus bares preferidos, contemplam atentos o que em sua tela se mostra, embora o façam de maneira dispersiva ou manifestativa de reduzido interesse.

  • D.

    A TV processa matérias corriqueiras e revela pouco interesse com relação ao que ocorre na sociedade, de tal forma que sua narração de fatos do cotidiano e seus elaborados discursos sobre o que se passa no mundo cobram valor somente para poucos telespectadores.

  • E.

    Ainda que ocupe um lugar considerável na cena social e na esfera pública contemporâneas, a TV não incentiva os telespectadores a que, assistindo a seus programas, adquiram o hábito cotidiano de ver televisão, unindo e unificando o País no âmbito do imaginário coletivo.

O tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão, como percepção de imagem, atitudes diante das marcas, motivações e hábitos, sem qualquer objetivo de mensuração, é denominado:

  • A. pesquisa de penetração.
  • B. pesquisa de audiência.
  • C. pesquisa quantitativa.
  • D. pesquisa qualitativa.

Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O uso do e.book propicia a conexão entre leitores. Assim, ampliam-se os múltiplos sentidos das idéias contidas em um livro que, já editado no plural, pode alcançar mais pessoas que o tradicional livro impresso.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação organizacional padece de um dilema congênito: o de não saber quais paradigmas abraçar. De um lado, sofre a influência das principais teorias do campo que lhe empresta o nome: o das Ciências da Comunicação. De outro, por ser, ela mesma, uma área do conhecimento humano formada pela convergência das mais diversas disciplinas, já flertou com vários matizes de um espectro teórico muito amplo, na busca de sua identidade. Nesse leque, tem-se, por exemplo, em uma de suas pontas, a adoção de quadros explicativos advindos do funcionalismo de tipo quantitativista e, até mesmo, de um tecnicismo positivista absolutamente incompatível com a índole humanista das Ciências Sociais. Uma visão teórica que buscou, inclusive, dar ao campo o suporte matemático das ciências exatas.

Não nos esqueçamos de Shannon e Weaver, os dois engenheiros norte-americanos que, estudando interferências em transmissões telefônicas para a empresa Bell, desenvolveram um modelo que, se trouxe contribuições teóricas importantes para que se entendesse a problemática do ruído nos processos comunicacionais, esqueceu que comunicação se produz, acima de tudo, entre seres humanos e não a partir de um diálogo virtual entre máquinas; uma fórmula que não levou em conta também que aparatos tecnológicos podem, no máximo, fornecer visões complementares às teorias da comunicação.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.

As tendências modernas da comunicação organizacional incluem a comunicação integrada, inspirada no paradigma funcionalista das relações públicas, que forneceu os parâmetros básicos para o estudo de temas como composto de marketing, planejamento de comunicação e técnicas de pesquisa de opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

A interatividade na comunicação não é um tema novo, contudo ele ressurge a cada nova tecnologia e é reinventado por práticas de marketing. Com relação a um aspecto, porém, os estudiosos estão de acordo: o grau de intensidade dos processos interativos. A respeito desse tema e de suas implicações, julgue os itens a seguir.

As interações podem ser classificadas, quanto ao grau de intensidade, em reativa e mútua.

  • C. Certo
  • E. Errado

A coleção de informações sobre os públicos de uma organização e seu ambiente externo com o objetivo de identificar problemas ou oportunidades potenciais de comunicação é chamada de

  • A.

    subsídios informativos.

  • B.

    agenda-building.

  • C.

    enquadramento.

  • D.

    escaneo ambiental.

  • E.

    focus group.

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