Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os diversos tipos de pesquisa no sentido de nortear as estratégias de comunicação, nas áreas de marketing e publicidade, não é correto afirmar:
a pesquisa de produtos é um tipo de pesquisa de marketing, que envolve testes de mercado para produtos novos, assim como a procura de novas utilidades para produtos já existentes;
a pesquisa de motivação tem como objetivo conhecer profundamente a reação psicológica do público em relação a um produto, marca, acontecimento ou serviço;
a pesquisa de comunicação de marketing busca avaliar a eficácia da publicidade para o aumento de vendas;
a pesquisa de opinião pública destina-se a avaliar políticas de venda, com base no levantamento dos canais de distribuição;
a pesquisa de mídia faz um levantamento sobre o consumo dos meios de comunicação no que se refere às quantidades e às qualidades da audiência.
Nas atividades de marketing, encontramos diversos tipos de pesquisa. Quanto a essas pesquisas podemos afirmar que:
a pesquisa exploratória visa testar hipóteses específicas, daí se estruturar como um processo formal, no qual a informação necessária é claramente definida;
a pesquisa conclusiva utiliza-se de um processo flexível e não estruturado de pesquisa, para através de uma pequena amostra chegar a conclusões claramente definidas;
a pesquisa conclusiva pode ser usada para verificar os dados obtidos em uma pesquisa exploratória. Utilizando uma amostra maior, ela será capaz de auxiliar o tomador de decisão a estipular, avaliar e escolher a melhor direção de uma ação em uma determinada situação;
a pesquisa exploratória pode ser descritiva ou causal. A primeira descreve relações de causa e efeito, enquanto a segunda estuda as relações de causa e efeito a partir de simulações;
a pesquisa conclusiva serve apenas para desenvolver hipóteses e deve ser sempre seguida por uma pesquisa exploratória.
A feição estilística de uma frase refere-se a sua forma peculiar no contexto da obra,
de sua autoria e sua época. Numere aColuna II de acordo com a Coluna I,
associando os diversos tipos de frase:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
1, 3, 2, 4.
2, 4, 1, 3.
3, 1, 4, 2.
4, 2, 3, 1.
Comunicação Social - Fotografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Na comunicação jornalística, as fotografias, ilustrações, charges e cartoons fazem parte do sistema analógico. Com relação a esse sistema, pode-se afirmar que:
apresenta unidades semânticas autônomas de alto valor referencial
estabelece uma relação arbitrária entre as unidades e a realidade referida
apresenta sintaxe lógica rica e complexa, sendo ideal para a comunicação de conceitos
é organizado segundo o esquema de encaixes sucessivos
apresenta semântica pobre e representa o componente digital da comunicação
Em relação à informação jornalística em rádio, pode-se considerar como razoável, em seu processo, o tempo de 30 segundos para a sonora, devendo-se evitar repetir informação contida no texto; as sonoras devem ainda conter opiniões e emoção. Com base no texto acima, pode-se concluir que esses procedimentos, típicos da informação jornalística em rádio, referem-se
à entrevista.
à pauta.
à edição.
à produção.
O formato de um roteiro para vídeo pode ser �em tabela� ou �texto corrido�. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Texto corrido: as frases devem indicar a separação entre áudio e vídeo. Modelo em tabela: no lado esquerdo as indicações de cena, e no lado direito a locução.
2. Texto corrido: o roteiro descreve as cenas, sem separação entre áudio e vídeo. Modelo em tabela: no lado esquerdo estão as indicações de áudio e no direito, de vídeo.
3. Texto corrido: cada cena deve corresponder a um parágrafo. Modelo em tabela: o formato é semelhante ao produzido para rádio.
4. Texto corrido: a movimentação de câmera deve ser descrita em detalhes. Modelo em tabela: a movimentação de câmera deve ser descrita no lado esquerdo da tabela.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
Para fazer uma fotografia panorâmica noturna para uma matéria jornalística, enfatizando as luzes de uma cidade, o fotojornalista deve usar:
um flash para iluminar toda a cidade;
um tripé, pois terá que usar o obturador em velocidade baixa, a fim de captar as luzes disponíveis;
o obturador em velocidade alta no sentido de "paralisar" as luzes dos veículos em movimento;
uma câmera de visor direto, pois não conseguirá enfatizar as luzes da cidade com uma monorreflex;
uma câmera digital para, com os recursos do Adobe Photoshop, criar as luzes no computador.
Uma das características dos blogs, mesmo dos jornalísticos, é apresentar um ponto de vista pessoal, uma voz subjetiva, um pensamento ou olhar enviesado, parcial (Recuero, 2002). Sobre blogs jornalísticos é INCORRETO afirmar que
tem ocorrido principalmente sob a forma de texto. O conceito tem sido empregado como: programa de edição, espaço para discussão; coleção de links; diários e home page pessoal.
não permite publicação instantânea de arquivos, mas conta com espaço não delimitado para o título e para o texto e ordena cronologicamente os arquivos postados.
a gratuidade do serviço e a facilidade de uso terminam por fazer do blog uma ferramenta importante para a área da comunicação.
a possibilidade de junção entre o plano do conteúdo e da expressão permitem a utilização de estratégias enunciativas orientadas para fazer-crer.
é elaborado a partir de um documento pré-moldado, que dispõe o material em ordem cronológica reversa, tendo um discurso marcado pela coloquialidade.
Com a evolução tecnológica, aos poucos os equipamentos fotográficos analógicos estão sendo substituídos pelos digitais na fotografia de imprensa.
Entre as vantagens do uso de mídias digitais no fotojornalismo, podemos identificar:
o aumento da credibilidade da fotografia jornalística, pois a mídia digital dificulta as montagens e trucagens fotográficas;
o tratamento digital que torna a fotografia obra da editoria de arte, dispensando o veículo de publicar o crédito do fotojornalista;
a diminuição do custo total de material de consumo em função do uso de mídias reutilizáveis;
a economia feita pela diminuição do número de fotos produzidas, editadas e publicadas;
a possibilidade de manipulação digital das imagens, falseando a informação obtida no registro original do acontecimento.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito do assunto abordado nesse texto, julgue os itens a seguir.
Em um sítio, cada página deve ser entendida como um ponto de partida para a subseqüente e tratada nessa perspectiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...