Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os diversos tipos de pesquisa no sentido de nortear as estratégias de comunicação, nas áreas de marketing e publicidade, não é correto afirmar:

  • A.

    a pesquisa de produtos é um tipo de pesquisa de marketing, que envolve testes de mercado para produtos novos, assim como a procura de novas utilidades para produtos já existentes;

  • B.

    a pesquisa de motivação tem como objetivo conhecer profundamente a reação psicológica do público em relação a um produto, marca, acontecimento ou serviço;

  • C.

    a pesquisa de comunicação de marketing busca avaliar a eficácia da publicidade para o aumento de vendas;

  • D.

    a pesquisa de opinião pública destina-se a avaliar políticas de venda, com base no levantamento dos canais de distribuição;

  • E.

    a pesquisa de mídia faz um levantamento sobre o consumo dos meios de comunicação no que se refere às quantidades e às qualidades da audiência.

Nas atividades de marketing, encontramos diversos tipos de pesquisa. Quanto a essas pesquisas podemos afirmar que:

  • A.

    a pesquisa exploratória visa testar hipóteses específicas, daí se estruturar como um processo formal, no qual a informação necessária é claramente definida;

  • B.

    a pesquisa conclusiva utiliza-se de um processo flexível e não estruturado de pesquisa, para através de uma pequena amostra chegar a conclusões claramente definidas;

  • C.

    a pesquisa conclusiva pode ser usada para verificar os dados obtidos em uma pesquisa exploratória. Utilizando uma amostra maior, ela será capaz de auxiliar o tomador de decisão a estipular, avaliar e escolher a melhor direção de uma ação em uma determinada situação;

  • D.

    a pesquisa exploratória pode ser descritiva ou causal. A primeira descreve relações de causa e efeito, enquanto a segunda estuda as relações de causa e efeito a partir de simulações;

  • E.

    a pesquisa conclusiva serve apenas para desenvolver hipóteses e deve ser sempre seguida por uma pesquisa exploratória.

A feição estilística de uma frase refere-se a sua forma peculiar no contexto da obra,

de sua autoria e sua época. Numere aColuna II de acordo com a Coluna I,

associando os diversos tipos de frase:

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    1, 3, 2, 4.

  • B.

    2, 4, 1, 3.

  • C.

    3, 1, 4, 2.

  • D.

    4, 2, 3, 1.

Na comunicação jornalística, as fotografias, ilustrações, charges e cartoons fazem parte do sistema analógico. Com relação a esse sistema, pode-se afirmar que:

  • A.

    apresenta unidades semânticas autônomas de alto valor referencial

  • B.

    estabelece uma relação arbitrária entre as unidades e a realidade referida

  • C.

    apresenta sintaxe lógica rica e complexa, sendo ideal para a comunicação de conceitos

  • D.

    é organizado segundo o esquema de encaixes sucessivos

  • E.

    apresenta semântica pobre e representa o componente digital da comunicação

Em relação à informação jornalística em rádio, pode-se considerar como razoável, em seu processo, o tempo de 30 segundos para a sonora, devendo-se evitar repetir informação contida no texto; as sonoras devem ainda conter opiniões e emoção. Com base no texto acima, pode-se concluir que esses procedimentos, típicos da informação jornalística em rádio, referem-se

  • A.

    à entrevista.

  • B.

    à pauta.

  • C.

    à edição.

  • D.

    à produção.

O formato de um roteiro para vídeo pode ser �em tabela� ou �texto corrido�. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Texto corrido: as frases devem indicar a separação entre áudio e vídeo. Modelo em tabela: no lado esquerdo as indicações de cena, e no lado direito a locução.

2. Texto corrido: o roteiro descreve as cenas, sem separação entre áudio e vídeo. Modelo em tabela: no lado esquerdo estão as indicações de áudio e no direito, de vídeo.

3. Texto corrido: cada cena deve corresponder a um parágrafo. Modelo em tabela: o formato é semelhante ao produzido para rádio.

4. Texto corrido: a movimentação de câmera deve ser descrita em detalhes. Modelo em tabela: a movimentação de câmera deve ser descrita no lado esquerdo da tabela.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras

Para fazer uma fotografia panorâmica noturna para uma matéria jornalística, enfatizando as luzes de uma cidade, o fotojornalista deve usar:

  • A.

    um flash para iluminar toda a cidade;

  • B.

    um tripé, pois terá que usar o obturador em velocidade baixa, a fim de captar as luzes disponíveis;

  • C.

    o obturador em velocidade alta no sentido de "paralisar" as luzes dos veículos em movimento;

  • D.

    uma câmera de visor direto, pois não conseguirá enfatizar as luzes da cidade com uma monorreflex;

  • E.

    uma câmera digital para, com os recursos do Adobe Photoshop, criar as luzes no computador.

Uma das características dos blogs, mesmo dos jornalísticos, é apresentar um ponto de vista pessoal, uma voz subjetiva, um pensamento ou olhar enviesado, parcial (Recuero, 2002). Sobre blogs jornalísticos é INCORRETO afirmar que

  • a.

    tem ocorrido principalmente sob a forma de texto. O conceito tem sido empregado como: programa de edição, espaço para discussão; coleção de links; diários e home page pessoal.

  • b.

    não permite publicação instantânea de arquivos, mas conta com espaço não delimitado para o título e para o texto e ordena cronologicamente os arquivos postados.

  • c.

    a gratuidade do serviço e a facilidade de uso terminam por fazer do blog uma ferramenta importante para a área da comunicação.

  • d.

    a possibilidade de junção entre o plano do conteúdo e da expressão permitem a utilização de estratégias enunciativas orientadas para fazer-crer.

  • e.

    é elaborado a partir de um documento pré-moldado, que dispõe o material em ordem cronológica reversa, tendo um discurso marcado pela coloquialidade.

Com a evolução tecnológica, aos poucos os equipamentos fotográficos analógicos estão sendo substituídos pelos digitais na fotografia de imprensa.

Entre as vantagens do uso de mídias digitais no fotojornalismo, podemos identificar:

  • A.

    o aumento da credibilidade da fotografia jornalística, pois a mídia digital dificulta as montagens e trucagens fotográficas;

  • B.

    o tratamento digital que torna a fotografia obra da editoria de arte, dispensando o veículo de publicar o crédito do fotojornalista;

  • C.

    a diminuição do custo total de material de consumo em função do uso de mídias reutilizáveis;

  • D.

    a economia feita pela diminuição do número de fotos produzidas, editadas e publicadas;

  • E.

    a possibilidade de manipulação digital das imagens, falseando a informação obtida no registro original do acontecimento.

A respeito do assunto abordado nesse texto, julgue os itens a seguir.

Em um sítio, cada página deve ser entendida como um ponto de partida para a subseqüente e tratada nessa perspectiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...