Questões de Comunicação Social

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O objetivo que não deve ser encontrado num planejamento de propaganda institucional é:

  • A.

    a criação de uma atitude favorável por parte dos públicos externo e interno em relação à empresa;

  • B.

    a venda imediata de um produto ou serviço;

  • C.

    a promoção de uma imagem favorável de uma determinada marca ou empresa;

  • D.

    o fornecimento de uma visão positiva sobre um produto ou empresa;

  • E.

    a promoção de uma imagem favorável de uma determinada instituição ou órgão público.

Em 2005, o jornalista Fausto Brites, do “Correio do Estado”, foi condenado porque publicou reportagem que atribuía ao governador eleito, André Puccinelli, a responsabilidade do escândalo ocorrido em 1999 na cidade de Campo Grande (quando Puccinelli era prefeito), envolvendo um projeto de reciclagem de lixo. Segundo a decisão da juíza Cíntia Letteriello, baseada na Lei de Imprensa, "emerge cristalinamente do texto a vontade do redator de macular a reputação do querelante [Puccinelli], ao correlacionar a data de um escândalo político com a época em que este era prefeito". André Puccinelli Júnior, filho e advogado do governador eleito, ao comentar o caso declarou que “houve apenas a reação normal de quem teve a honra ofendida". A Justiça de Mato Grosso do Sul condenou o jornalista a dez meses de detenção sob a acusação de

  • A.

    calúnia.

  • B.

    falso-testemunho.

  • C.

    injúria.

  • D.

    prevaricação.

  • E.

    difamação.

A interface de alta velocidade que permite altas taxas de transferência de dados em tempo real, também chamada de IEEE 1394, utilizada para conectar vídeo digital e computadores a vários periféricos é chamada de

  • A.

    HDTV.

  • B.

    Framestore.

  • C.

    SDTV.

  • D.

    FireWire.

  • E.

    Speedcart.

As marcas valem, em muitos casos, mais do que um produto ou serviço e, podem ser hoje o ativo mais valioso de uma empresa. A afirmação incorreta quanto ao sucesso no gerenciamento da marca é:

  • A.

    não é apenas a marca de um produto que deve ser reforçada, mas a empresa deve se preocupar também com sua marca institucional;

  • B.

    as marcas não devem ter personalidade exclusiva e o me-too é uma boa estratégia para o lançamento de novos produtos;

  • C.

    o serviço das marcas, tais como garantia, assistência técnica, atendimento pré e pós venda, devem ser constantemente valorizados;

  • D.

    o diferencial das marcas começa em seu projeto, que deve abranger todos os detalhes que vão da formulação física da marca à propaganda; da distribuição à programação visual;

  • E.

    deve-se incentivar os públicos internos e o trade, mantendo o entusiasmo em todas as pessoas envolvidas entre a marca e os consumidores.

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, em vigor desde 1987, determina que o profissional de jornalismo

  • A.

    é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sofrido alterações.

  • B.

    deve defender os interesses nacionais nos campos político, social e econômico, fazendo prevalecer democraticamente o interesse da maioria da sociedade.

  • C.

    pode acumular atividades próprias do jornalismo em um órgão de imprensa e em instituição pública ou privada que o tenha contratado como funcionário ou assessor.

  • D.

    para resguardar o direito de informação, não deve evitar a divulgação de fatos considerados mórbidos e contrários aos valores humanos.

  • E.

    em respeito aos seus leitores, deverá, em qualquer ocasião, identificar as fontes de informação, mesmo que elas não o queiram.

É aconselhável que o webjornal de uma organização faça o seu registro em um site de busca, para que o interessado tenha acesso às informações veiculadas em suas edições. Existem sites de busca, classificados como search engines, que utilizam programas chamados robot ou spiders, para atualizar as informações que ficam à disposição do internauta. Entre os sites de busca que usam essa forma de trabalho está o

  • A.

    www.yahoo.com.br.

  • B.

    www.achei.com.br.

  • C.

    www.radix.com.br.

  • D.

    www.miner.com.br.

  • E.

    www.google.com.br.

Para que um slogan seja eficiente, atraindo a atenção do público e promovendo um produto, serviço ou instituição, ele não deve ter as seguintes características:

  • A.

    ser breve, positivo e claro;

  • B.

    ser concreto e descritivo, usando o máximo de palavras para apresentar o produto em detalhes;

  • C.

    ser capaz de apresentar de maneira resumida (quatro a seis palavras) uma idéia sobre o produto ou anunciante;

  • D.

    ser marcante, curto e incisivo;

  • E.

    ser preciso e rítmico, preferencialmente com um toque de originalidade.

O Decreto que regulamenta a profissão de jornalista no Brasil exige o diploma em nível superior específico para o exercício profissional do jornalismo. Porém, para algumas funções, não há essa exigência. Essas funções são:

  • A.

    revisor, repórter cinematográfico, ilustrador e diagramador.

  • B.

    arquivista, repórter cinematográfico, ilustrador e diagramador.

  • C.

    repórter fotográfico, repórter cinematográfico, ilustrador e diagramador.

  • D.

    revisor, arquivista, ilustrador e diagramador.

  • E.

    repórter fotográfico, revisor, ilustrador e diagramador.

A atualização dos plug-ins para melhorar o desempenho da leitura de uma página web, ampliando as possibilidades de leitura de vídeos, sons e filmes pode ser conseguida com a atualização

  • A.

    da memória ram.

  • B.

    do tableless.

  • C.

    do modem.

  • D.

    do browser.

  • E.

    da plataforma.

Ao montar um texto publicitário, o redator pode fazer uso de diversas funções da linguagem. A opção que apresenta razões corretas para o uso de determinada função de linguagem é:

  • A.

    o texto publicitário deve se basear na função referencial pois, ao trabalhar com o imaginário do público, deve evitar o uso de dados concretos;

  • B.

    a mensagem deve priorizar a função fática, pois não cabe ao texto publicitário apresentar as informações mais relevantes sobre um produto, mas sim testar constantemente se o canal de comunicação está operando;

  • C.

    o texto publicitário deve usar apenas uma função de linguagem, porque numa mesma mensagem é imposível a coexistência de várias funções;

  • D.

    nos textos publicitários há uma tendência ao predomínio da função conativa, cuja característica é estar centrada no interlocutor;

  • E.

    em slogans destinados à midia impressa jamais deve-se usar a função poética, pois ela funciona como elemento de distração em relação à mensagem principal.

Provas e Concursos

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