Questões de Comunicação Social

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O artigo 19 do Decreto 83.284 trata de questões pertinentes ao exercício do jornalismo não adequado à postura considerada profissional. Assim sendo, "a prestação de serviços profissionais gratuitos, ou com pagamentos simbólicos, sob pretexto de estágio, bolsa de estudo, bolsa de complementação, convênio ou qualquer outra modalidade, em desrespeito à legislação trabalhista e a este regulamento" é considerada ao rigor da lei como

  • A.

    fraude.

  • B.

    difamação.

  • C.

    injúria.

  • D.

    falsidade ideológica.

  • E.

    calúnia.

Os profissionais do webjornalismo entendem que através dos e-mails ou formulários de pesquisa e opinião, o leitor passa a fazer parte do processo jornalístico na internet. É por esse motivo que os sites jornalísticos mantém seções de chat, fórum e opinião permitindo que os textos e os pontos de vista dos internautas sejam veiculados. Esse elo entre receptor e codificador é chamado de

  • A.

    multimidialidade.

  • B.

    interatividade.

  • C.

    hipertextualidade.

  • D.

    personalização.

  • E.

    multimemória.

Com relação à criação de comerciais para televisão podemos afirmar que:

  • A.

    a história deve ser contada pelo texto, que é sempre mais importante que a imagem;

  • B.

    os comerciais que apregoam o produto são mais eficientes que aqueles que apresentam uma história. Comerciais que começam com um problema, o produto chega para resolvêlo e a solução é visualmente demonstrada tendem a cansar o telespectador;

  • C.

    para efeito de memorização por parte do telespectador, o nome do produto anunciado deve ser repetido ao longo do comercial e a embalagem precisa ser mostrada para facilitar seu reconhecimento no ato de compra;

  • D.

    num comercial de TV deve-se priorizar o uso de cenas de multidão e planos gerais. Eles ajudam a mostrar o máximo de coisas em 30 ou 60 segundos;

  • E.

    os comerciais de TV devem apenas abusar da emoção, informações noticiosas, recursos de originalidade e apresentação das qualidades do produto dem estar sempre em segundo plano.

A respeito dos comportamentos do consumidor, segundo as teorias clássicas dos psicólogos: Gustave Le Bon e Abrahan Harold Maslow, é correto afirmar:

  • A.

    Gustave Le Bon afirma que a atividade humana é governada por diversos tipos de lógica e a propaganda deve se dirigir prioritariamente à lógica biológica, a fim de atender às necessidades de sobrevivência do ser humano;

  • B.

    Abrahan Maslow, fundador da psicologia social, afirma que as necessidades humanas podem ser hierarquizadas, sendo que a mais importante delas é a auto-realização através da busca pelo conhecimento;

  • C.

    Abrahan Maslow afirma que qualquer indivíduo se interessa unicamente em procurar o prazer e evitar a dor, logo a primeira necessidade humana é a segurança;

  • D.

    Gustave Le Bom afirma que a Lógica Mística é exclusiva da humanidade e pode inclusive inspirar atos contrários aos interesses biológicos;

  • E.

    Abrahan Maslow hierarquiza as necessidades humanas, seguindo a seguinte ordem: segurança, estima, autorealização, fisiológica e relacionamento.

Consiste na estruturação das informações de sistemas computacionais de forma lógica e na criação de soluções quanto à organização visual destas informações. Envolve a organização do fluxo de informação visando torná-la útil e inteligível. Na Web, envolve também a estruturação do fluxo de navegação de uma página. Une três campos vitais, a tecnologia, o design e produção de texto (jornalismo e redação). Este é o conceito de:

  • A.

    Usabilidade.

  • B.

    Conectividade.

  • C.

    Projeto webgráfico.

  • D.

    Arquitetura da informação.

  • E.

    Suporte de diagramação.

Na Constituição Federal de 1988, os artigos que compõem o Capítulo V − Da Comunicação Social − fazem referência à

  • a.

    liberdade de expressão, proibição da censura, propaganda de alguns produtos, interdição de monopólio ou oligopólio e liberdade de imprensa escrita.

  • b.

    extinção do Ministério das Comunicações, que foi incorporado pelo novo Ministério da Infra-Estrutura − que, em 1991, se tornou Ministério de Transportes e Comunicações − e passou a ser a Secretaria Nacional de Comunicações.

  • c.

    propriedade dos programas de computador, equiparando o software ao livro.

  • d.

    abertura de 30% do capital das empresas de comunicações para grupos estrangeiros e 100% para grupos nacionais.

  • e.

    regulamentação não só da atividade profissional do jornalista, mas também a liberdade de manifestação do pensamento e da informação, e as responsabilidades nos chamados "crimes de imprensa".

Ao apresentar os princípios do marketing, tradicionalmente fala-se em 4 Ps. A definição correta ao apresentar um desses Ps é:

  • A.

    Produto é o serviço ou idéia oferecido codianamente e que deve ser mensurado apenas por suas qualidades técnicas;

  • B.

    Promoção (Propaganda) é a informação dirigida ao público consumidor com o único objetivo de criar uma necessidade de consumo a longo prazo;

  • C.

    O preço deve ser analisado apenas como a relação entre custos e lucro, ignorando as pressões da concorrência;

  • D.

    Público consumidor deve ser avaliado exclusivamente por seu poder de compra;

  • E.

    Ponto de venda é tecnicamente conhecido como distribuição e visa tornar o produto facilmente acessível ao consumidor.

Sobre as funções de uma pesquisa de produto é correto afirmar:

  • A.

    avalia a eficácia das ações de propaganda no sentido de fixar a marca;

  • B.

    determina a importância do preço na seleção da marca;

  • C.

    determina a penetração da marca nos canais de distribuição atacadista e varejista;

  • D.

    determina o desenho ótimo do produto, orientando o posicionamento e reposicionamento da marca;

  • E.

    estabelece o potencial de mercado e a receptividade da marca para vários segmentos.

Em uma externa, o repórter de televisão deve se preocupar com questões de conteúdo, estéticas e técnicas relacionadas às informações que estão sendo colhidas.

Nesse sentido, espera-se que o repórter:

  • A.

    elabore o texto do off, a partir das imagens selecionadas, de maneira a descrevê-las à medida em que são apresentadas ao telespectador;

  • B.

    explique a pauta para o cinegrafista que, como um dos agentes da reportagem, não deve se restringir a elaborar esteticamente as imagens da matéria;

  • C.

    não utilize as informações obtidas durante uma determinada reportagem como gancho para uma nova pauta;

  • D.

    oriente sua equipe para que o som ambiente das locações não seja captado, uma vez que, para não haver ruído, as matérias devem ser apresentadas sem som ou apenas com música em BG;

  • E.

    aguarde a edição das fitas de externa para escrever o texto e gravar a sua passagem.

Com relação aos tipos de marketing, é correto afirmar:

  • A.

    marketing institucional é mais voltado para o marketing share do que para o share of mind, atuando fundamentalmente através de estratégias de promoção de vendas;

  • B.

    marketing cultural, esportivo, ecológico e comunitário são modalidades do marketing institucional, que tem como objetivo a criação de uma atitude favorável do público em relação à empresa ou instituição;

  • C.

    marketing institucional está voltado apenas para o posicionamento da empresa em termos de responsabilidade social, enquanto o marketing direto será responsável pela imagem corporativa e a identidade visual da empresa;

  • D.

    marketing institucional trabalha no sentido de identificar demandas latentes na sociedade para que empresa possa lançar novas marcas;

  • E.

    marketing comunitário é uma modalidade mais abrangente que o marketing social e é um tipo de marketing institucional que se desenvolve obrigatoriamente em parceria com órgãos do governo.

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