Questões de Comunicação Social

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Qual o procedimento mais usual ao se editar um trecho matéria que possui texto em off?

  • A.

    Edita-se as imagens e depois coloca-se o áudio.

  • B.

    Grava-se o texto diretamente sobre as imagens.

  • C.

    Edita-se as imagens sobre a trilha já editada do áudio.

  • D.

    Calcula-se o tempo necessário para o texto a partir de padrões de locução.

  • E.

    O texto é sempre redigido após a edição das imagens.

Acerca da história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens 107 e 108 a seguir.

Acompanhando a quarta expedição do Exército, o repórter Euclides da Cunha enviou reportagens sobre a Guerra de Canudos para o jornal O Estado de S. Paulo em 1897.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na redação de títulos no jornalismo impresso é comum o redator usar de figuras de estilo para adequar a mensagem ao espaço gráfico. A opção em que o título é uma metonímia é:

  • A.

    Por que as mulheres não são engraçadas?

  • B.

    Relatório de Dirceu menciona dossiegate.

  • C.

    Promotora apura suspeita de golpe em seguradora.

  • D.

    Moscou não aprova invasão americana.

  • E.

    Balas perdidas ferem mais 4 pessoas no Rio.

Como nos lembra o professor Nilson Lage, em Ideologia e Técnica da Notícia, "a realidade é multipla, simultânea. A língua, linear e seqüencial. (...) Para construção de um texto, portanto, é necessário selecionar os dados e ainda ordená-los". Na linguagem jornalística as informações para o lead clássico são selecionadas e ordenadas do seguinte modo:

  • A.

    o lead clássico deve responder, sempre nessa ordem, as seguintes perguntas: Quem?, o que?, quanto?, como? , por quê? e onde? ;

  • B.

    o lead clássico deve apresentar de maneira narrativa e cronológica as informações sobre quem fez o que, quando, onde e por quê;

  • C.

    o lead clássico deve começar sempre por um tópico frasal e ter de quatro a seis linhas com as informações que o repórter considerar mais chocantes para o leitor;

  • D.

    o lead clássico não possui estilo nem informações prédeterminadas e deve basear-se exclusivamente na subjetividade do repórter;

  • E.

    o lead clássico deve ordenar os elementos da proposição quem, fez o que, quando, onde , como e por quê – a partir da notação mais importante, excluído o verbo.

Um dos pilares da obra de Manuel Castells (A Sociedade em Rede) está na conclusão de que “a presença na rede ou a ausência dela e a dinâmica de cada rede em relação às outras são fontes cruciais de dominação e transformação de nossa sociedade: uma sociedade que, portanto, podemos apropriadamente chamar de sociedade em rede, caracterizada pela primazia da

  • A.

    ação social sobre a morfologia social”.

  • B.

    economia sobre os conceitos de responsabilidade social”.

  • C.

    morfologia social sobre a ação social”.

  • D.

    responsabilidade social sobre a ação social”.

  • E.

    morfologia social sobre a economia”.

Para ser mantida a continuidade de uma ação, é INCORRETO

  • A.

    girar a câmera mais de 180 graus em seu eixo.

  • B.

    deixar de estabelecer uma linha imaginaria na ação e posicionar a câmera em apenas um dos lados.

  • C.

    girar a câmera mais de 90 graus em seu eixo.

  • D.

    utilizar planos seqüência.

  • E.

    utilizar câmera subjetiva.

Costuma-se dizer que a palavra é perigosa. Entre as medidas de controle da expressão consideradas aceitáveis num regime democrático estão

  • A.

    a censura prévia por parte das autoridades legais.

  • B.

    a auto-censura por parte das redações.

  • C.

    o policiamento moral por parte do Estado.

  • D.

    o policiamento ostensivo físico e moral por parte da União.

Acerca da história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens 107 e 108 a seguir.

Com a participação exclusiva de capital e suporte técnico nacional, a TV Globo foi criada no Rio de Janeiro, em 1965.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os editores com freqüência rejeitam títulos com aliterações porque eles afastam a atenção do leitor do conteúdo. O título que usa esse recurso é:

  • A.

    Por causa da eleição matou a Conceição.

  • B.

    Discussão esquenta aquecimento global.

  • C.

    Papa pede pela paz.

  • D.

    Lusa é campeã se vencer.

  • E.

    Um amor, uma história.

Muitos autores diferenciam os termos publicidade e propaganda, identificando publicidade à promoção de produtos e serviços com objetivos comerciais e a propaganda à divulgação de idéias, crenças e princípios. Sobre as características da propaganda institucional é correto afirmar:

  • A.

    é a área de maior interação entre a Propaganda e as Relações Públicas ao divulgar as práticas, políticas e objetivos de uma empresa, que são diferentes da metas de venda de um produto ou serviço;

  • B.

    possui um caráter mais permanente que a propaganda corporativa e visa difundir programas e filosofias partidárias;

  • C.

    possui caráter de responsabilidade social ao trabalhar temas que visem a melhoria das condições de vida da população;

  • D.

    é a area da Propaganda onde há maior interação com os princípios jornalísticos, pois tem a função de formar a maior parte das idéias e convicções de um indivíduo, orientando seu comportamento social;

  • E.

    entre as características da propaganda institucional está a obrigatoriedade de fornecer dados econômicos da empresa, através da publicação de balanços, atas de concocação e editais no Diário Oficial.

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