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Qual o procedimento mais usual ao se editar um trecho matéria que possui texto em off?
Edita-se as imagens e depois coloca-se o áudio.
Grava-se o texto diretamente sobre as imagens.
Edita-se as imagens sobre a trilha já editada do áudio.
Calcula-se o tempo necessário para o texto a partir de padrões de locução.
O texto é sempre redigido após a edição das imagens.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens 107 e 108 a seguir.
Acompanhando a quarta expedição do Exército, o repórter Euclides da Cunha enviou reportagens sobre a Guerra de Canudos para o jornal O Estado de S. Paulo em 1897.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Na redação de títulos no jornalismo impresso é comum o redator usar de figuras de estilo para adequar a mensagem ao espaço gráfico. A opção em que o título é uma metonímia é:
Por que as mulheres não são engraçadas?
Relatório de Dirceu menciona dossiegate.
Promotora apura suspeita de golpe em seguradora.
Moscou não aprova invasão americana.
Balas perdidas ferem mais 4 pessoas no Rio.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Como nos lembra o professor Nilson Lage, em Ideologia e Técnica da Notícia, "a realidade é multipla, simultânea. A língua, linear e seqüencial. (...) Para construção de um texto, portanto, é necessário selecionar os dados e ainda ordená-los". Na linguagem jornalística as informações para o lead clássico são selecionadas e ordenadas do seguinte modo:
o lead clássico deve responder, sempre nessa ordem, as seguintes perguntas: Quem?, o que?, quanto?, como? , por quê? e onde? ;
o lead clássico deve apresentar de maneira narrativa e cronológica as informações sobre quem fez o que, quando, onde e por quê;
o lead clássico deve começar sempre por um tópico frasal e ter de quatro a seis linhas com as informações que o repórter considerar mais chocantes para o leitor;
o lead clássico não possui estilo nem informações prédeterminadas e deve basear-se exclusivamente na subjetividade do repórter;
o lead clássico deve ordenar os elementos da proposição quem, fez o que, quando, onde , como e por quê – a partir da notação mais importante, excluído o verbo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Um dos pilares da obra de Manuel Castells (A Sociedade em Rede) está na conclusão de que a presença na rede ou a ausência dela e a dinâmica de cada rede em relação às outras são fontes cruciais de dominação e transformação de nossa sociedade: uma sociedade que, portanto, podemos apropriadamente chamar de sociedade em rede, caracterizada pela primazia da
ação social sobre a morfologia social.
economia sobre os conceitos de responsabilidade social.
morfologia social sobre a ação social.
responsabilidade social sobre a ação social.
morfologia social sobre a economia.
Para ser mantida a continuidade de uma ação, é INCORRETO
girar a câmera mais de 180 graus em seu eixo.
deixar de estabelecer uma linha imaginaria na ação e posicionar a câmera em apenas um dos lados.
girar a câmera mais de 90 graus em seu eixo.
utilizar planos seqüência.
utilizar câmera subjetiva.
Costuma-se dizer que a palavra é perigosa. Entre as medidas de controle da expressão consideradas aceitáveis num regime democrático estão
a censura prévia por parte das autoridades legais.
a auto-censura por parte das redações.
o policiamento moral por parte do Estado.
o policiamento ostensivo físico e moral por parte da União.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens 107 e 108 a seguir.
Com a participação exclusiva de capital e suporte técnico nacional, a TV Globo foi criada no Rio de Janeiro, em 1965.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Os editores com freqüência rejeitam títulos com aliterações porque eles afastam a atenção do leitor do conteúdo. O título que usa esse recurso é:
Por causa da eleição matou a Conceição.
Discussão esquenta aquecimento global.
Papa pede pela paz.
Lusa é campeã se vencer.
Um amor, uma história.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Muitos autores diferenciam os termos publicidade e propaganda, identificando publicidade à promoção de produtos e serviços com objetivos comerciais e a propaganda à divulgação de idéias, crenças e princípios. Sobre as características da propaganda institucional é correto afirmar:
é a área de maior interação entre a Propaganda e as Relações Públicas ao divulgar as práticas, políticas e objetivos de uma empresa, que são diferentes da metas de venda de um produto ou serviço;
possui um caráter mais permanente que a propaganda corporativa e visa difundir programas e filosofias partidárias;
possui caráter de responsabilidade social ao trabalhar temas que visem a melhoria das condições de vida da população;
é a area da Propaganda onde há maior interação com os princípios jornalísticos, pois tem a função de formar a maior parte das idéias e convicções de um indivíduo, orientando seu comportamento social;
entre as características da propaganda institucional está a obrigatoriedade de fornecer dados econômicos da empresa, através da publicação de balanços, atas de concocação e editais no Diário Oficial.
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