Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atividade de media training tem sido bastante utilizada por empresas e órgãos públicos. Sua aplicação em uma instituição como o Tribunal de Justiça de Rondônia é considerada:

  • A. procedente, porque esclarece os jornalistas sobre o papel do Sistema Judiciário brasileiro;
  • B. improcedente, porque o contato com a mídia deve ser feito pelos profissionais de assessoria de imprensa;
  • C. procedente, porque permite mostrar aos magistrados melhores técnicas de comunicação;
  • D. improcedente, porque contraria o modo de funcionamento do Judiciário brasileiro;
  • E. procedente, porque ensina modernas técnicas de persuasão e negociação.

Na criação de um house organ por uma empresa ou instituição é recomendável que o veículo possua um Conselho Editorial formado por representantes da assessoria de comunicação, por representantes da direção e dos empregados. A principal finalidade desse Conselho Editorial é

  • A. zelar pelos interesses e assuntos da direção.
  • B. atender todos pedidos dos stakeholders.
  • C. discutir as pautas e avaliar os seus resultados.
  • D. priorizar os produtos ou serviços da empresa.
  • E. fiscalizar os textos a serem publicados.

Para a produção de um telejornal faz-se necessário o domínio e o conhecimento de várias técnicas que, ao serem bem utilizadas, garantem o seu êxito. Quando não foi possível captar as imagens ou não houve tempo para editá-las, o repórter apresenta diretamente à câmara o que foi apurado na realização da matéria. Esse recurso é chamado de

  • A. PAN.
  • B. gossips.
  • C. teaser.
  • D. off.
  • E. stand up.

Acerca da produção jornalística, julgue os próximos itens. A comunicação jornalística remete-se a elementos ou fatos inerentes ao próprio emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si.

  • C. Certo
  • E. Errado

A divulgação de notícias através do modelo “carta do presidente” se destina a:

  • A. profissionais de comunicação;
  • B. acionistas e stakeholders;
  • C. jornalistas especializados;
  • D. diretoria e corpo gerencial;
  • E. todos os colaboradores da organização.

Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir

  • A. do lead.
  • B. da ilustração.
  • C. do texto-legenda.
  • D. do infográfico.
  • E. da legenda.

O texto no fotojornalismo NÃO tem a função de

  • A. chamar a atenção para alguns elementos da fotografia.
  • B. complementar com informações o que foi retratado.
  • C. interpretar o conteúdo do que foi fotografado.
  • D. dispensar a leitura da matéria principal, pela síntese da legenda.
  • E. abrir outras possibilidades de significação da fotografia.

Acerca da produção jornalística, julgue os próximos itens. Entretítulo — ou intertítulo — corresponde a título inserido em texto, como de notícia ou de reportagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O uso do “off the record” em entrevistas para a imprensa deve ser utilizado para:

  • A. explicar termos específicos da área jurídica para o jornalista e o público leigo;
  • B. divulgar informações de processos que corram em segredo de justiça;
  • C. explicar para a sociedade o posicionamento pessoal de um magistrado;
  • D. divulgar informações que corrijam matérias inverídicas da imprensa;
  • E. explicar o que e porque uma informação não pode ser publicada.

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte. (BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários)

Essa é a definição para

  • A. shooting board.
  • B. briefing.
  • C. travelling.
  • D. storyboard.
  • E. trucking shot.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...