Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A espécie de comunicação escrita pela qual se convida ou chama alguém para uma reunião é

  • A. o informativo.
  • B. a ordem do dia.
  • C. o edital.
  • D. o aviso.
  • E. a convocação.

Acerca da produção jornalística, julgue os próximos itens. O jornalismo assemelha-se à literatura: ambos valorizam, com a mesma importância, a estética e a prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constituem etapas da produção de uma nota para a imprensa:

  • A. Apuração da informação por meio de entrevistas com os gestores da instituição e, após a redação, distribuição no horário de fechamento dos veículos de imprensa.
  • B. Redação da nota seguindo os princípios do texto informativo, com linguagem conotativa e destaque no lead para o posicionamento da instituição sobre o acontecimento.
  • C. Apuração da informação e levantamento de dados complementares para redação seguindo os princípios do texto informativo, mas com destaque para o posicionamento da instituição já no lead.
  • D. Apuração e redação da informação, seguida de anúncio de coletiva de imprensa para a divulgação da nota.
  • E. Distribuição no horário de fechamento dos veículos de imprensa, seguindo de Folow up, ou seja, distribuição para o mailing de jornalistas.

Acerca da produção jornalística, julgue os próximos itens. Na formatação de um roteiro de todas as fases da produção de uma matéria jornalística, a redação, a produção visual da reportagem e a reserva de documentação são ações que devem constar da fase de pós-produção da investigação jornalística.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o planejamento estratégico apresentado, o site da empresa precisa ser reestruturado. O assessor de comunicação sabe que esse site será destinado aos investidores, comunidade em geral e imprensa. Ao reunir dados para a equipe de desenvolvedores responsáveis pela reformulação do site, ele constatou algumas peculiaridades:

Na fase da web 1.0, no final dos anos 90, quando o site institucional foi criado, apresentava notícias redundantes, isto é, os textos publicados no jornal mural e no house organ eram simplesmente transpostos para a plataforma digital, sem qualquer adaptação. Já em 2005, o site foi modificado. As notícias passaram a trazer algum conteúdo exclusivo multimídia e a navegação tornou-se melhor, assim como o layout.

Tendo em vista que agora é preciso uma nova e ampla reformulação, a notícia deve ser construída:

  • A. com muito conteúdo textual, mas sem animações em flash, tendo em vista que nem todos os usuários dispõem de banda larga;
  • B. em páginas estáticas, com interação reativa e conteúdo disponibilizado pelo modelo push;
  • C. em ambiente que permita amplo controle dos mecanismos de interação para filtrar mensagens prejudiciais e com landing page para padronizar o acesso do visitante;
  • D. em ambiente interativo e cooperativo para a troca, criação, geração e armazenamento;
  • E. em ambiente sem narrativas interativas, com conteúdos clicáveis e expansíveis e necessidade de cadastro para acesso full.

Sobre esses conceitos, é correto afirmar que

  • A. inexistem diferenças entre a reportagem e a opinião.
  • B. toda reportagem apresenta a opinião clara do repórter.
  • C. a reportagem mostra as circunstâncias sem partidarização.
  • D. a opinião sempre trabalha com isenção total.
  • E. a opinião e a reportagem são feitas a partir de entrevistas.

Acerca da produção jornalística, julgue os próximos itens. A apuração preliminar, a exploração das fontes e de documentos publicados e a pesquisa prévia são etapas da confrontação em uma produção jornalística.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação orientada para o marketing pode ser traduzida na frase “comunicação não é o que a gente fala, mas o que o outro entende”. Com base nessa afirmação e no conceito sobre o processo de marketing, diferenciado do processo de produção tradicional, o elemento central do marketing constitui:

  • A. a propaganda;
  • B. as relações públicas;
  • C. a divulgação;
  • D. a pesquisa;
  • E. o merchandising.

A elaboração de uma peça na produção publicitária compreende inúmeras etapas. Entre as primeiras a serem desenvolvidas encontra-se aquela em que os envolvidos na produção da campanha apresentam inúmeras ideias para serem discutidas, algumas às vezes até disparatadas, com o objetivo de elaborar uma peça bastante criativa. Esse processo é chamado de

  • A. briefing.
  • B. slogan.
  • C. jingles.
  • D. feedback.
  • E. brainstorm.

Acerca da produção jornalística, julgue os próximos itens. A linguagem jornalística é constituída basicamente de palavras, expressões e regras combinatórias coloquiais, mesmo aquelas não aceitas no registro formal da língua.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...