Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma empresa familiar da área de serviços, com mais de vinte anos de mercado, encomendou uma pesquisa para medir a percepção do público depois de uma modernização na forma de atendimento que já completara seis meses. Ao final da pesquisa, que durou 30 dias, constatou-se que, apesar da modernização, o público ainda percebia a organização da mesma forma negativa que antes, mesmo que apontassem os avanços no atendimento. Sobre essa situação, considere as afirmativas abaixo.

I. Uma das explicações para a percepção não ter se alterado é que a reputação da empresa é muito ruim e são necessárias várias ações de alteração na imagem para modificar a reputação.

II. A imagem é consolidada, enquanto a reputação da empresa é passageira. Como a imagem da empresa é associada a fatos negativos, a mudança na reputação não provocou os efeitos desejados.

III. O investimento na modernização deve ser acompanhado do planejamento de comunicação integrada, que compreende ações para informar a todos os colaboradores sobre as mudanças e também para que o público externo tenha conhe cimento de que a empresa fez modificações para melhorar o atendimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e III.
  • D. II e III.
  • E. I.

Com relação às novas tecnologias da área de comunicação e à produção jornalística no ambiente web, julgue os itens a seguir. A hierarquização hipertextual dos elementos de informação deve seguir os mesmos critérios jornalísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha que você é responsável pela atualização do portal corporativo de uma empresa pública. Considere as afirmações abaixo.

I. O portal corporativo segue os mesmos princípios da distribuição de conteúdo que os demais veículos da internet: divisão do conteúdo em níveis de leitura por meio de hipertextos e uso de recursos multimídia.

II. O portal corporativo também tem de manter atualização constante. Informações desatualizadas transmitem imagem ne gativa da instituição

III. Diferente dos demais veículos na Internet, o portal corporativo precisa se preocupar com a fidelidade da informação, a atualização fica em segundo plano.

IV. No portal corporativo a interação fica por conta do canal Fale Conosco ou Ouvidoria. As redes sociais devem ser tratadas em separado.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I e II.
  • C. I, III e IV.
  • D. III e IV.
  • E. I e IV.

Com relação às novas tecnologias da área de comunicação e à produção jornalística no ambiente web, julgue os itens a seguir. Como herança do jornalismo impresso, os jornais online apresentam a impossibilidade de articular espaços para que o leitor exponha sua opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nenhuma empresa está isenta de passar por acontecimentos que gerem situações de crise. Quando eles ocorrem, imediatamente inicia-se o interesse da mídia em cobri-los solicitando entrevistas com responsáveis pela empresa. Assim sendo, em uma gestão de crise é recomendável

  • A. aproveitar o espaço na TV para explicar tudo nos mínimos detalhes.
  • B. só se pronunciar para defender a empresa dos ataques feitos pela opinião pública.
  • C. evitar a entrega de material escrito pois ele pode ser utilizado de maneira errada.
  • D. ter sempre à mão uma série de dados que possam auxiliar nas respostas.
  • E. fugir das questões polêmicas, simplesmente ignorando o que foi perguntado.

Com relação às novas tecnologias da área de comunicação e à produção jornalística no ambiente web, julgue os itens a seguir. Entre as características do jornalismo online, encontram-se a dinâmica determinada pela ocorrência dos fatos a serem noticiados e a multiplicidade de linguagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por ser feita em nome do serviço público, a comunicação oficial é marcada

  • A. pelo estilo gongórico.
  • B. pela erudição.
  • C. pela criatividade.
  • D. pela impessoalidade.
  • E. pelo uso intensivo de metáforas.

Com relação às novas tecnologias da área de comunicação e à produção jornalística no ambiente web, julgue os itens a seguir. Constituído por imagens, informações, outras páginas e vídeos, o hipertexto é estruturado em rede, de forma linear.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos veículos de comunicação interna entre os diferentes setores de uma instituição é

  • A. o memorando.
  • B. o edital.
  • C. o release.
  • D. a pauta.
  • E. a mala direta.

Com relação às novas tecnologias da área de comunicação e à produção jornalística no ambiente web, julgue os itens a seguir. A inserção de elementos multimídia na matéria, bem como o favorecimento de discussões e elementos interativos, deve constar dos roteiros para a produção de textos a serem publicados no espaço virtual.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...