Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
A grande maioria dos jornais brasileiros ainda se utiliza do lide para várias das reportagens que publica. Os lides podem ser noticiosos e não-factuais, admitindo ainda outras variações, dependendo do tipo de matéria que está sendo produzida.
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
O jornalismo admite as chamadas informações em off, ou seja, de fonte que se mantém anônima, sendo esse recurso usado, por exemplo, por assessorias de imprensa. No entanto, o off só pode ser publicado em coluna de informação de bastidor. Para entrar em texto de notícia, o off tem de ser checado em outras fontes.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
A edição compreende o preparo e a disposição do material jornalístico em uma boneca, um leiaute que se faz antes do fechamento do dia. Depois disso, o cronograma de fluxo e conclusão da edição deve ser cumprido. Informações atualizadas só entrarão se forem extremamente importantes.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
Títulos e legendas são importantes em uma boa edição e devem ser claros, específicos e preferencialmente descrever uma ação em curso. O título deve destacar o elemento mais importante ou inusitado do texto.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
Considerado um sinal de exagero de texto, o parágrafo introdutório que retarda a entrada no assunto específico de uma matéria jornalística é chamado de nariz-de-cera.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
Um dos recursos do texto jornalístico é o uso da redundância. É fundamental rememorar fatos para tornar o texto mais acessível a todos os leitores.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
O jornalismo articula-se em função de dois núcleos de interesse: a informação e a opinião. A nota, a notícia, a reportagem e a entrevista são gêneros do jornalismo informativo, diferentes entre si.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
A crônica, definitivamente, não é um estilo jornalístico, tanto que está cada vez mais ausente das páginas dos jornais diários. Ela não se vincula à realidade do cotidiano, não fala sobre atualidades e jamais é oportuna.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com respeito às primeiras teorias da comunicação, julgue os itens subseqüentes.
O público é formado por leitores, ouvintes e espectadores que têm por hábito ler jornais e ouvir programas que reforcem seus pontos de vista. Esse comportamento do público corresponde ao que Paul Lazarsfeld denominou de exposição seletiva à ação da mídia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os meios de comunicação são capazes de constituir o que McCombs denomina de agenda-setting. A partir dessa hipótese teórica, julgue os itens a seguir.
Uma das fases do processo de agenda é a do enquadramento do objeto focalizado pelos mass media a qualquer tipo de problema que ele simboliza. É a fase do framming, isto é, da imposição de um quadro interpretativo àquilo que foi intensivamente coberto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...