Questões de Comunicação Social do ano 2004

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da publicidade legal, julgue os seguintes itens.

Uma empresa pública ou privada que tem obrigação de publicar seus balanços ou atos administrativos em jornais de grande circulação estará fazendo, para tal fim, publicidade legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.

Público interno, público externo e público misto podem ser atendidos de forma homogênea e indistinta por uma organização no contexto atual.

  • C. Certo
  • E. Errado

As publicações institucionais constituem um dos elementos mais importantes dentro do sistema de construção da imagem da instituição. Portanto, essas publicações devem respeitar uma identidade corporativa. Considerando a produção e a publicação dessas peças de divulgação, julgue os itens a seguir.

A publicação de um relatório institucional deve estar em sintonia com a imagem da instituição, sem, no entanto, se tornar uma mera reprodução dos padrões estabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes.

Muitas vezes, as empresas não atentam para o copyright, ou seja, o direito de reprodução do material publicado pelos veículos de comunicação, em especial jornais e revistas. A grande maioria não sabe que o autor de matéria ou ilustração tem exclusividade sobre o material publicado quando não é funcionário do jornal. Desse modo, ninguém poderá reproduzi-lo sem autorização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A temática da comunicação pública tem dominado o debate acadêmico e profissional nos últimos anos. Julgue os itens a seguir, levando em consideração as reflexões teóricas acerca do tema.

A informação cívica, fundada sobre um contrato tácito com o cidadão, deve ser diferenciada da comunicação política das idéias que estão em debate e da autopromoção a serviço dos interesses concorrenciais de mercado, particulares ou partidários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos e nas práticas de comunicação nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Comunicação e informação são instâncias decisivas para o sucesso de qualquer organização, em razão de estarem na base da gestão do conhecimento. Portanto, devem ser responsabilidade de todos na organização, independentemente das profissões.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

As notícias institucionais são fabricadas no âmbito das instituições e empresas e, para que se transformem em acontecimento público, passam por uma série de instâncias que ajudam a construir o próprio acontecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por referência as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Nas comunicações, o conceito de sinergia tem sido utilizado para descrever como um meio pode ser usado para promover idéias, produtos, celebridades ou políticos diferentes dos promovidos por outro meio — embora ambos os veículos sejam propriedade de uma mesma empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

O texto acima apresenta um cenário contemporâneo do fenômeno da comunicação. A partir do que propõe o texto e dos estudos atuais, julgue os seguintes itens.

A comunicação aparece como processo circular, caracterizado por um mundo em rede, sem começo nem fim, no qual receptores e emissores alimentam-se em um círculo vicioso sem que se comunique nada de novo, mas que ainda pode ser explicado a partir dos modelos funcionalistas e da ênfase nas classificações semióticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O profissional de comunicação lida cotidianamente com os processos do jornalismo gráfico: planejamento e produção editorial, editoração, diagramação e demais técnicas de impressão. Com relação a esses processos, julgue os itens seguintes.

No Brasil, os caracteres de imprensa são divididos pelo estilo em 6 grandes grupos: romano, egípcio, univers, coronet, mistral e helvética.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...