Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência à afirmação acima, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, ainda hoje, teorias exógenas exercem grande influência nos estudos de mídia. É o caso das hipóteses agenda-setting, gatekeeping e newsmaking, que servem de base para o estudo das novas tendências de pesquisas em comunicação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência à afirmação acima, julgue os itens subseqüentes.
A Escola Latino-Americana de Comunicação (ELACOM) teve participação efetiva na formulação teórica brasileira na área de comunicação, como a teoria hipodérmica, de autoria de Décio Pignatari.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
A teoria da ação comunicativa, formulada por Jürgen Habermas, parte do pressuposto de que a relação dialógica é inerente ao mundo vivido, espaço privilegiado da razão comunicativa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Entre as diversas tendências ideológicas que influenciaram a produção de teorias sobre a comunicação nas primeiras décadas do século XX, destacam-se duas correntes, denominadas integrados e apocalípticos por Umberto Eco. No primeiro caso, tem-se teorias norte-americanas que procuravam legitimar a importância e o papel da mídia na sociedade. Em contraposição, surgiram as teorias críticas, de caráter apocalíptico, impulsionadas pela leitura marxista da escola de Frankfurt.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
No plano internacional, a produção teórica na área de comunicação concentrou-se nos países escandinavos, no período de 1950 a 1970, devido à influência da escola de Budapeste, liderada por Agnes Heller.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Atualmente, a compreensão dos fenômenos midiáticos, do ponto de vista das teorias de comunicação, passa, obrigatoriamente, pelos fundamentos da percepção seletiva e da teoria da dissonância cognitiva.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Do ponto de vista tecnológico, as teorias sobre a comunicação são uníssonas e defendem a primazia do emissor sobre o receptor, a exemplo da hipótese dos usos e gratificações.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Considere que um jornal tenha deixado de publicar reportagem a pedido de seus anunciantes. Nessa situação, caracteriza-se a crise ética exposta pelo texto acima.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
O Código de Ética dos Jornalistas e a Lei de Imprensa vetam a intervenção nos conteúdos jornalísticos em função de interesses políticos e econômicos.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
A política editorial dos jornais impressos de circulação nacional e das revistas semanais, no Brasil, segue princípios ideológicos rigorosos. Assim, somente os pequenos jornais regionais são regidos por critérios comerciais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...