Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto acima e considerando os diferentes tipos de de texto e recursos jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
O estilo dominante no texto acima é admissível em suplementos e cadernos especiais, mas seu emprego não é recomendável no noticiário convencional.
Sobre a narrativa jornalística, numere a coluna da direita de acordo a da esquerda:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
1 - 2 - 2 - 3 - 2
2 - 2 - 1 - 2 - 3
3 - 2 - 1 - 3 - 3
3 - 1 - 1 - 2 - 2
Sobre textos jornalísticos para rádio, quais afirmativas são CORRETAS?
I. O texto deve ser sempre corrido, com um período após o outro na mesma página do computador.
II. A adjetivação excessiva ou inadequada enfraquece a qualidade e o impacto da informação.
III. Os cacófatos, encontro de sílabas de palavras diferentes que formam sons desagradáveis, devem ser evitados.
IV. Nomes estrangeiros que não acrescentem nada à informação podem ser omitidos.
V. As siglas, mesmo as mais conhecidas, devem ser sempre desdobradas, para maior clareza.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, III e V.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
Segundo pesquisas recentes, o rádio, presente em mais de 85% dos lares brasileiros, é ouvido por mais de 99% das pessoas. Com difusão tão ampla, é um dos principais canais de comunicação de massa e seu noticiário deve ser adaptado às características próprias desse veículo e de seus ouvintes. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. O espelho de um programa de jornalismo no rádio contém a divisão dos blocos do noticiário, com a seqüência em que as notícias serão apresentadas e os respectivos tempos, além da marcação da entrada dos intervalos comerciais e da duração destes.
Segundo pesquisas recentes, o rádio, presente em mais de 85% dos lares brasileiros, é ouvido por mais de 99% das pessoas. Com difusão tão ampla, é um dos principais canais de comunicação de massa e seu noticiário deve ser adaptado às características próprias desse veículo e de seus ouvintes. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. O programa de rádio no formato de mesa-redonda tem o objetivo de realçar o ponto de vista da emissora frente ao grupo de convidados. Nele, o âncora identifica cada um dos convidados, que discorrem sobre determinado tema; no final, à luz do que foi dito, a emissora expressa publicamente o que julga ser mais correto para a sociedade.
Julgue os itens a seguir, referentes às características da coordenação de equipe no trabalho de rádio. O pauteiro é o profissional responsável pela indicação de novas reportagens e assuntos a serem tratados nos noticiários. Em nome da organização interna, é recomendável que os demais profissionais da redação não interfiram nesse trabalho, ou seja, não ofereçam outras indicações de temas e entrevistas.
Julgue os itens a seguir, referentes às características da coordenação de equipe no trabalho de rádio. O resultado de um programa é influenciado pelo relacionamento entre o âncora, o produtor e o operador de áudio. Caso esses três profissionais não estejam bem entrosados, o resultado do programa pode ser comprometido.
Com relação à produção de programas jornalísticos radiofônicos, julgue os itens que se seguem. A rotatividade da audiência do rádio é grande. Por isso, os programas devem ser repaginados regularmente, com a apresentação de temas e assuntos que atraiam a atenção dos ouvintes.
Com relação à produção de programas jornalísticos radiofônicos, julgue os itens que se seguem. Cabe ao produtor, em acordo com o editor do programa, determinar ao operador de áudio que separe trecho relevante de entrevista ao vivo para levá-lo ao ar logo após o seu término. Essa iniciativa chama a atenção do ouvinte e demonstra agilidade do programa.
Com relação à produção de programas jornalísticos radiofônicos, julgue os itens que se seguem. A equipe de produção deve obter, com antecedência, as devidas autorizações para que o repórter entre em locais públicos e privados. Deve marcar as entrevistas e, principalmente, deve desmarcá-las se, por algum motivo, elas não puderem ser realizadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...