Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
De acordo com as Disposições Aplicáveis aos Contratos do BNDES, é obrigatória a menção destacada da colaboração financeira do Banco, utilizando-se os seguintes instrumentos de comunicação:
home page, painel e marca-símbolo;
hipermídia, design gráfico e vinheta;
placa, banner virtual e logotipo;
link, hot list e leiaute;
letreiro, galhardete e ex-libris.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Sempre que se tratar de gestão estratégica da comunicação organizacional far-se-á referência:
a conceitos ligados à comunicação em distintas organizações, observando-se o modo pelo qual estruturam seus relacionamentos, fixam seus objetivos, coordenam suas atividades, gerenciam recursos e se comunicam com outras organizações;
a fatos relativos a atividades de comunicação interna, considerando-se não somente sua especificidade institucional, senão também sua validade para o intercâmbio de informações com outras organizações, com finalidades de assessoramento;
a atividades cotidianas de troca de informações por meio das quais se processa o funcionamento administrativo interno e externo de uma organização, facultando a todos os funcionários acesso informal aos escalões superiores da organização;
à implementação de um planejamento de atividades integradas de comunicação, que objetivem a salvaguarda ou a melhoria da imagem da organização em setores que integrem a gerência de comunicação social, bem como junto a diversos públicos;
ao conjunto de métodos e técnicas de comunicação social que se adéqüem à criação, ao planejamento e à execução de programas de ação institucional, sociocultural e comunitária, bem como ao estabelecimento de relações com os poderes constituídos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Em sua função de zelar pela boa imagem da empresa, o trabalho do assessor de imprensa envolve:
conseguir espaço na mídia através da troca de favores com repórteres.
divulgar fatos tanto positivos quanto negativos, para manter a empresa na mídia.
fazer confidências em off a repórteres sobre problemas internos da empresa.
inventar ou exagerar fatos cuja divulgação seja favorável à empresa.
sugerir à imprensa pautas interessantes e intermediar o contato com a empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Um problema comum nas redações e nas assessorias de comunicação é o jornalista ter conhecimento de uma informação relevante, mas estar impedido de divulgá-la logo. Denomina-se essa informação:
com proibição.
com embargo
sem exclusividade.
sem apuração.
sem verdade.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Entre o interno e o externo, o papel da Comunicação Empresarial é criar uma rede de relacionamentos que visam a tornar a empresa e seus produtos conhecidos pela população. Para isso, ela usa algumas técnicas de integração, como:
contatos e notas.
eventos e releases.
relações públicas e marketing.
notícias positivas e brindes.
anúncios e merchandising.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Todas as empresas podem ser alvo de crises noticiadas pela imprensa. Que atitude o profissional de comunicação empresarial ou o assessor de imprensa NÃO deve tomar em situações como essa?
Divulgar nota oficial da empresa.
Tratar bem os jornalistas.
Trabalhar de forma proativa.
Contar em off episódios sigilosos.
Dar notícias positivas da empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A assessoria de imprensa é o elo entre a empresa e os veículos de comunicação. Deve, portanto, realizar os serviços de:
redação, divulgação e clipping de notícias.
contatos com colunistas e redação de notas.
atendimento aos jornalistas e fornecimento de notícias.
imagem positiva da empresa e redação de textos elogiosos.
envio de releases e fotos para as redações.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Quais os instrumentos que o assessor de imprensa tem em mãos para informar ao jornalista os acontecimentos da empresa, governo ou instituição pública ou privada?
Eventos, vídeos, Internet e coletiva
Clipping, telefone, notícias e negociação.
Releases, sugestão de pauta, nota e entrevista.
Exclusiva, texto curto, mensagem e declaração.
Fato novo, contato, convencimento e imagem.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Assinale a opção que apresenta o instrumento usado para habilitar executivos e outros profissionais de empresas públicas e privadas a dar entrevistas.
Treinamento de voz.
Mídia training.
Etiqueta.
Briefing.
Clipping.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
São orientações CORRETAS que o jornalista deve dar ao assessorado:
I. Os repórteres devem ser atendidos amistosamente, mesmo que tenham perguntas desagradáveis para fazer.
II. O assessorado somente deve receber os repórteres quando tiver informação a ser fornecida.
III. Todas as entrevistas, mesmo que não sejam do interesse da instituição, devem ser consideradas importantes.
IV. O assessorado deve sempre ir para as entrevistas com repórteres com o discurso preparado.
V. O assessorado deve destacar, no inicio da entrevista, os pontos principais do assunto.
As orientações CORRETAS são:
I, II e V.
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
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