Questões de Comunicação Social do ano 2005

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De acordo com as Disposições Aplicáveis aos Contratos do BNDES, é obrigatória a menção destacada da colaboração financeira do Banco, utilizando-se os seguintes instrumentos de comunicação:

  • A.

    home page, painel e marca-símbolo;

  • B.

    hipermídia, design gráfico e vinheta;

  • C.

    placa, banner virtual e logotipo;

  • D.

    link, hot list e leiaute;

  • E.

    letreiro, galhardete e ex-libris.

Sempre que se tratar de gestão estratégica da comunicação organizacional far-se-á referência:

  • A.

    a conceitos ligados à comunicação em distintas organizações, observando-se o modo pelo qual estruturam seus relacionamentos, fixam seus objetivos, coordenam suas atividades, gerenciam recursos e se comunicam com outras organizações;

  • B.

    a fatos relativos a atividades de comunicação interna, considerando-se não somente sua especificidade institucional, senão também sua validade para o intercâmbio de informações com outras organizações, com finalidades de assessoramento;

  • C.

    a atividades cotidianas de troca de informações por meio das quais se processa o funcionamento administrativo interno e externo de uma organização, facultando a todos os funcionários acesso informal aos escalões superiores da organização;

  • D.

    à implementação de um planejamento de atividades integradas de comunicação, que objetivem a salvaguarda ou a melhoria da imagem da organização em setores que integrem a gerência de comunicação social, bem como junto a diversos públicos;

  • E.

    ao conjunto de métodos e técnicas de comunicação social que se adéqüem à criação, ao planejamento e à execução de programas de ação institucional, sociocultural e comunitária, bem como ao estabelecimento de relações com os poderes constituídos.

Em sua função de zelar pela boa imagem da empresa, o trabalho do assessor de imprensa envolve:

  • A.

    conseguir espaço na mídia através da troca de favores com repórteres.

  • B.

    divulgar fatos tanto positivos quanto negativos, para manter a empresa na mídia.

  • C.

    fazer confidências em off a repórteres sobre problemas internos da empresa.

  • D.

    inventar ou exagerar fatos cuja divulgação seja favorável à empresa.

  • E.

    sugerir à imprensa pautas interessantes e intermediar o contato com a empresa.

Um problema comum nas redações e nas assessorias de comunicação é o jornalista ter conhecimento de uma informação relevante, mas estar impedido de divulgá-la logo. Denomina-se essa informação:

  • A.

    com proibição.

  • B.

    com embargo

  • C.

    sem exclusividade.

  • D.

    sem apuração.

  • E.

    sem verdade.

Entre o interno e o externo, o papel da Comunicação Empresarial é criar uma rede de relacionamentos que visam a tornar a empresa e seus produtos conhecidos pela população. Para isso, ela usa algumas técnicas de integração, como:

  • A.

    contatos e notas.

  • B.

    eventos e releases.

  • C.

    relações públicas e marketing.

  • D.

    notícias positivas e brindes.

  • E.

    anúncios e merchandising.

Todas as empresas podem ser alvo de crises noticiadas pela imprensa. Que atitude o profissional de comunicação empresarial ou o assessor de imprensa NÃO deve tomar em situações como essa?

  • A.

    Divulgar nota oficial da empresa.

  • B.

    Tratar bem os jornalistas.

  • C.

    Trabalhar de forma proativa.

  • D.

    Contar em off episódios sigilosos.

  • E.

    Dar notícias positivas da empresa.

A assessoria de imprensa é o elo entre a empresa e os veículos de comunicação. Deve, portanto, realizar os serviços de:

  • A.

    redação, divulgação e clipping de notícias.

  • B.

    contatos com colunistas e redação de notas.

  • C.

    atendimento aos jornalistas e fornecimento de notícias.

  • D.

    imagem positiva da empresa e redação de textos elogiosos.

  • E.

    envio de releases e fotos para as redações.

Quais os instrumentos que o assessor de imprensa tem em mãos para informar ao jornalista os acontecimentos da empresa, governo ou instituição pública ou privada?

  • A.

    Eventos, vídeos, Internet e coletiva

  • B.

    Clipping, telefone, notícias e negociação.

  • C.

    Releases, sugestão de pauta, nota e entrevista.

  • D.

    Exclusiva, texto curto, mensagem e declaração.

  • E.

    Fato novo, contato, convencimento e imagem.

Assinale a opção que apresenta o instrumento usado para habilitar executivos e outros profissionais de empresas públicas e privadas a dar entrevistas.

  • A.

    Treinamento de voz.

  • B.

    Mídia training.

  • C.

    Etiqueta.

  • D.

    Briefing.

  • E.

    Clipping.

São orientações CORRETAS que o jornalista deve dar ao assessorado:

I. Os repórteres devem ser atendidos amistosamente, mesmo que tenham perguntas desagradáveis para fazer.

II. O assessorado somente deve receber os repórteres quando tiver informação a ser fornecida.

III. Todas as entrevistas, mesmo que não sejam do interesse da instituição, devem ser consideradas importantes.

IV. O assessorado deve sempre ir para as entrevistas com repórteres com o discurso preparado.

V. O assessorado deve destacar, no inicio da entrevista, os pontos principais do assunto.

As orientações CORRETAS são:

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

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