Questões de Comunicação Social do ano 2007

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O tripé é um equipamento fundamental para sustentar câmeras e garantir imagens firmes, sem balanço, mas, sobretudo, para permitir movimentos de câmera uniformes e suaves. Para isso, um bom tripé deve ter

  • A.

    base com rodas.

  • B.

    cabeça hidráulica.

  • C.

    pernas reguláveis.

  • D.

    manoplas firmes.

  • E.

    encaixes deslizantes.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Os movimentos de câmera em telejornalismo são muito diferentes dos de cinema.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

O vídeo empresarial utiliza as mesmas técnicas e a mesma linguagem do telejornalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Além de garantir um controle absoluto sobre a transmissão da mensagem — ao contrário de uma palestra ou apresentação com slides, por exemplo —, o vídeo tem um poder único de impacto, envolvência e multiplicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

18 Governos nos níveis municipal, estadual e federal somente podem gastar dinheiro público com publicidade que tenha caráter educativo, informativo ou de orientação social. Essa afirmativa refere-se a

  • A.

    regulamento aplicável a período eleitoral.

  • B.

    determinação do Ministério Público Federal.

  • C.

    preceito de origem constitucional.

  • D.

    decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Briefing é um documento essencial às Agências de Publicidade e Propaganda, pois permite a apropriação de informações fundamentais a respeito de seus clientes. Quando as informações são coletadas adequadamente no briefing, geram um planejamento de comunicação publicitária eficiente, o que resulta em campanhas tecnicamente corretas. De acordo com Lupetti (Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000), existem dois tipos de briefings: o clássico e o prático. O briefing clássico é utilizado quando a agência está começando um relacionamento com um cliente, e o briefing prático, quando o relacionamento já está bem formalizado. Com relação às informações que deverão ser coletadas nos diferentes tipos de briefings, considere as seguintes composições de briefings:

1. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, pesquisas, verba.

2. Briefing prático: fato principal, problemas que devem ser resolvidos, público-alvo, concorrência, objetivos de comunicação, tema da campanha, obrigatoriedades e limitações, compromissos do cliente, verba.

3. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, fato principal, público-alvo, histórico da comunicação, objetivos de comunicação, pesquisas, verba.

4. Briefing prático: cliente, problemas que devem ser resolvidos, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, obrigatoriedade e limitações, pesquisas, verba.

5. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, fato principal, concorrência, mercado, consumidores, objetivos do cliente, objetivos de comunicação, tema da campanha, compromissos do cliente, verba.

Apresentam composições corretas de briefings:

  • A.

    1 e 2 apenas

  • B.

    1 e 4 apenas

  • C.

    3 e 4 apenas.

  • D.

    2 e 5 apenas

  • E.

    4 e 5 apenas

Uma das atividades desenvolvidas pelas agências de propaganda é o planejamento de comunicação, sendo este a base para os demais trabalhos realizados. O planejamento de comunicação é um processo de nível tático derivado de qual planejamento?

  • A.

    Planejamento de marketing

  • B.

    Planejamento corporativo

  • C.

    Planejamento estratégico

  • D.

    Planejamento administrativo

  • E.

    Business plan

Em que pilares o planejamento de uma campanha publicitária deveria se concentrar?

  • A.

    Análise do consumidor – Análise da força de vendas – Definição de apelo criativo

  • B.

    Análise da estratégia de negócios – Análise do mercado – Definição da criação

  • C.

    Análise da concorrência – Análise do preço – Definição da verba disponível

  • D.

    Análise do produto – Análise do mercado – Definição do conceito de comunicação

  • E.

    Análise da marca – Análise do segmento – Definição do mote de campanha

  • A.

    3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 2

  • B.

    3 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3.

  • C.

    2 – 1 – 3 – 3 – 1 – 3.

  • D.

    1 – 1 – 3 – 2 – 3 – 3

  • E.

    3 – 3 – 3 – 1 – 2 – 1.

A figura acima traduz uma visão acerca do cenário em que as instituições hoje em dia se localizam. Com base nessa concepção, julgue os próximos itens.

A fase de desenvolvimento de uma campanha se caracteriza pelo estudo das necessidades do mercado e do consumidor, pela criação do produto e pelos testes de aceitação, antes do lançamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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