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Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das características e da distribuição de mídias impressas e eletrônicas, julgue os itens seguintes.
Hoje, já não é correto afirmar que o código textual é imprescindível a uma peça publicitária.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
As duas revoluções citadas no texto têm gerado efeitos de impacto, como a queda acentuada da propaganda clássica, sobre o aumento das despesas com promoção e maior conhecimento sobre o consumidor.
Quando uma empresa utiliza uma marca já estabelecida para lançar um novo produto, faz o que chamamos comumente de extensão de marca. Quando esta tem como alvo um novo segmento de mercado de uma categoria atualmente atendida pela marca-mãe é classificada como extensão de:
licença.
categoria.
submarca.
linha.
mix.
Quando uma agência de comunicação desenvolve o mix de mídia de uma determinada campanha, seus profissionais devem conciliar os interesses e necessidades do cliente com a disponibilidade orçamentária deste, de modo a atingir os objetivos da referida campanha. Para nortear o trabalho da agência, o perfil das mídias jornal, Internet, revista, outdoor e televisão, respectivamente, possuem como vantagens:
possibilidade interativa, alta credibilidade, longa vida, alto grau de seletividade e baixo custo.
alto grau de seletividade, muitos usuários, cobertura local, uso em massa e alta repetição.
alta credibilidade, muitos usuários, longa vida, alto grau de exposição e baixo custo.
alta credibilidade, possibilidade interativa, longa vida, alto grau de seletividade e baixo custo.
alta credibilidade, possibilidade interativa, longa vida, alto grau de exposição e alta repetição.
Muitos fabricantes de bebidas alcoólicas comunicam-se por meio de propaganda e, ao final dos comerciais de TV, spots de rádio ou mesmo anúncios em mídia impressa, são dadas orientações para que o cliente não dirija após a ingestão de álcool. Esta característica específica classifica a propaganda como:
pioneira ou informativa.
institucional de RP.
de proteção ou defesa.
de venda persuasiva.
de produto-marca.
A definição abaixo que não se aplica à noção de briefing é:
"Resumo, em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingí-los. Base do processo de planejamento";
"Chama-se briefing às informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos. É baseado nele e completado com as informações de pesquisas que se esboça o planejamento publicitário";
"Em seu conceito mais simples e direto, briefing significa a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de Atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo";
"O briefing serve para(...)inspirar e alimentar idéias e soluções criativas: a Criação pode e deve utilizar as informações do briefing como inspiração";
"O briefing é um documento padronizado, exclusivamente técnico, que deve conter unicamente informações detalhadas sobre o produto e seu sistema de produção a serem obtidas pelo profissional de Atendimento junto ao cliente e repassadas ao setor de Planejamento de uma agência de publicidade".
O objetivo que não deve ser encontrado num planejamento de propaganda institucional é:
a criação de uma atitude favorável por parte dos públicos externo e interno em relação à empresa;
a venda imediata de um produto ou serviço;
a promoção de uma imagem favorável de uma determinada marca ou empresa;
o fornecimento de uma visão positiva sobre um produto ou empresa;
a promoção de uma imagem favorável de uma determinada instituição ou órgão público.
As marcas valem, em muitos casos, mais do que um produto ou serviço e, podem ser hoje o ativo mais valioso de uma empresa. A afirmação incorreta quanto ao sucesso no gerenciamento da marca é:
não é apenas a marca de um produto que deve ser reforçada, mas a empresa deve se preocupar também com sua marca institucional;
as marcas não devem ter personalidade exclusiva e o me-too é uma boa estratégia para o lançamento de novos produtos;
o serviço das marcas, tais como garantia, assistência técnica, atendimento pré e pós venda, devem ser constantemente valorizados;
o diferencial das marcas começa em seu projeto, que deve abranger todos os detalhes que vão da formulação física da marca à propaganda; da distribuição à programação visual;
deve-se incentivar os públicos internos e o trade, mantendo o entusiasmo em todas as pessoas envolvidas entre a marca e os consumidores.
Para que um slogan seja eficiente, atraindo a atenção do público e promovendo um produto, serviço ou instituição, ele não deve ter as seguintes características:
ser breve, positivo e claro;
ser concreto e descritivo, usando o máximo de palavras para apresentar o produto em detalhes;
ser capaz de apresentar de maneira resumida (quatro a seis palavras) uma idéia sobre o produto ou anunciante;
ser marcante, curto e incisivo;
ser preciso e rítmico, preferencialmente com um toque de originalidade.
Ao montar um texto publicitário, o redator pode fazer uso de diversas funções da linguagem. A opção que apresenta razões corretas para o uso de determinada função de linguagem é:
o texto publicitário deve se basear na função referencial pois, ao trabalhar com o imaginário do público, deve evitar o uso de dados concretos;
a mensagem deve priorizar a função fática, pois não cabe ao texto publicitário apresentar as informações mais relevantes sobre um produto, mas sim testar constantemente se o canal de comunicação está operando;
o texto publicitário deve usar apenas uma função de linguagem, porque numa mesma mensagem é imposível a coexistência de várias funções;
nos textos publicitários há uma tendência ao predomínio da função conativa, cuja característica é estar centrada no interlocutor;
em slogans destinados à midia impressa jamais deve-se usar a função poética, pois ela funciona como elemento de distração em relação à mensagem principal.
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