Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens 107 e 108 a seguir.
Apesar de o rádio ter se desenvolvido em diversas regiões do país ao mesmo tempo, as emissoras de rádio cariocas e paulistas tiveram uma posição de destaque no cenário radiofônico nacional.
O testamento de um empresário da área de comunicação criou uma fundação consubstanciada em três objetivos: (a) objetivo patriótico de iniciativas e campanhas por São Paulo, pelo Brasil, pela Justiça, pelos nobres ideais, pela cultura e grandeza de nossa Pátria, servindo-se para isso da A Gazeta, do seu auditório, da sua rádio e dos recursos do patrimônio com que a doto; (b) objetivo cultural de criar e manter uma Escola de Jornalistas e ensinamentos de Humanidades, particularmente Português, prosa, estilo, literatura, eloqüência, História e Filosofia, em cursos de grandes proporções, a começar pelo secundário e finalizar pelo superior; (c) objetivo jornalístico, consistente em assegurar e desenvolver o nome, futuro e prosperidade econômica e prestígio da A Gazeta.... Esse testamento foi deixado por
Arnon de Mello.
Assis Chateaubrian.
Roberto Marinho.
Cásper Líbero.
João Maria Lisboa.
A primeira TV brasileira, a TV Tupi de São Paulo, foi inaugurada por Assis Chateaubriand em 18 de setembro de
1948.
1950.
1954.
1958.
1960.
Uma espécie de "nota editorial" cuja característica é não ter lugar fixo em página alguma e vir do lado (quase sempre, direito) da matéria que informa sobre determinado fato (assunto do comentário presente na nota). Recebe esse nome pelo teor "temperado" de sua linguagem. Estáse falando em nota
política.
pimenta.
azeite.
picles.
legenda.
Diz-se do conjunto de material impresso de uma empresa ou pessoa englobando cartão de visita, papel de carta, envelopes, entre outros. Trata-se de
Reticulagens.
Layout.
Marketing.
Clipping.
Papelaria.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O material informativo redigido de forma jornalística e distribuído à imprensa para servir de pauta ou ser veiculado total ou parcialmente, de maneira gratuita, é conhecido por:
mailing list
release
mailing press
editorial
crônica
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O primeiro parágrafo de uma notícia que contém o relato do fato principal é conhecido por:
sublead
documentação
código
lead
retranca
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No jornalismo impresso, existem diversos tipos de lide; entre eles, o lide clássico, que se caracteriza por:
aparecer geralmente nas suítes e ser um resumo dos acontecimentos relativos ao fato noticiado anteriormente;
começar com uma frase curta em voz passiva, normalmente como recurso para apresentar oposições retóricas;
apresentar os fatos em ordem cronológica, caracterizando-se pelo predomínio da linguagem narrativa ao responder às questões: quem?, o quê?, quanto?, onde?, como? e por quê?;
começar por um verbo de ação e responder ordenadamente as questões: o quê?, quem? quanto?, onde?, como?, e para quê?
responder as questões: quem?, o quê?, quando?, onde?, como?, e por quê?, apresentando os fatos a partir do mais importante.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Uma notícia inverídica publicada por um órgão de imprensa, geralmente com grande estardalhaço e sem má fé, mas que pode abalar a credibilidade de um veículo, é conhecida como:
informação em off;
barriga;
furo jornalístico;
feature;
teaser.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com relação ao vocabulário usado na atividade jornalística cotidiana, é correto afirmar que:
nariz de cera é o mesmo que lide clássico;
os formatos de publicação standard e tablóide têm o mesmo tamanho;
artigos, editoriais e crônicas são textos noticiosos assinados;
suíte é o mesmo que segundo clichê;
Deadline é o prazo final para execução de uma tarefa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...