Questões de Comunicação Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Manual do Estado de São Paulo especifica detalhadamente como deve dar-se o uso da legenda naquele jornal. Sobre a forma de escrita da legenda, assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    O texto-legenda é, ao mesmo tempo, uma notícia e uma legenda.

  • B.

    Duas fotos, publicadas lado a lado, podem ter uma única legenda.

  • C.

    A pontuação do texto-legenda segue a mesma regra de pontuação dos textos das matérias do jornal.

  • D.

    A descrição da imagem deve vir, sempre que possível, acompanhada de uma informação ou opinião.

Para Maria Helena Ferrari e Muniz Sodré podem ser consideradas características de uma reportagem, EXCETO:

  • A.

    Humanização do relato.

  • B.

    Objetividade dos fatos narrados.

  • C.

    Texto de natureza expressionista.

  • D.

    Predominância da forma narrativa.

Existem jornalismo literário e obras literárias de conteúdo jornalístico, o que implica diferentes características narrativas. Considerando esse pressuposto, julgue os itens subseqüentes.

O jornalismo concede primazia à narrativa do tipo discurso indireto (pirâmide invertida), enquanto a narrativa literária vai direto ao assunto, descrevendo fielmente cada fato (pirâmide normal).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do papel social da comunicação e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os próximos itens.

É permitido ao jornalista aceitar oferta de trabalho remunerado abaixo do piso salarial da categoria, desde que ele comunique essa decisão à diretoria do sindicato ao qual é filiado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do papel social da comunicação e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os próximos itens.

O jornalista é responsável por quaisquer informações divulgadas, mesmo as alteradas por terceiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na Constituição Federal de 1988, os artigos que compõem o Capítulo V − Da Comunicação Social − fazem referência à

  • a.

    liberdade de expressão, proibição da censura, propaganda de alguns produtos, interdição de monopólio ou oligopólio e liberdade de imprensa escrita.

  • b.

    extinção do Ministério das Comunicações, que foi incorporado pelo novo Ministério da Infra-Estrutura − que, em 1991, se tornou Ministério de Transportes e Comunicações − e passou a ser a Secretaria Nacional de Comunicações.

  • c.

    propriedade dos programas de computador, equiparando o software ao livro.

  • d.

    abertura de 30% do capital das empresas de comunicações para grupos estrangeiros e 100% para grupos nacionais.

  • e.

    regulamentação não só da atividade profissional do jornalista, mas também a liberdade de manifestação do pensamento e da informação, e as responsabilidades nos chamados "crimes de imprensa".

Pela atual legislação de imprensa é passível de punição com detenção de um a quatro anos a publicação ou divulgação de

  • A.

    ataques a um ministro de Estado.

  • B.

    opiniões controversas que expressem pensamentos opostos aos do poder executivo.

  • C.

    qualquer notícia ou informação de interesse do ministério da Fazenda.

  • D.

    críticas abertas a qualquer patente das forças armadas.

  • E.

    notícia relativa à defesa interna do país, desde que o sigilo seja justificado como necessário.

Com o advento da internet tornou-se comum o acesso a banco de dados entre empresas. Quando assinamos uma revista ou fazemos uma compra com cartão de crédito, é comum que informações de nossos dados pessoais sejam transmitidas para outras empresas que começam a nos enviar correspondências. Sobre esse tópico, a legislação brasileira dos meios de comunicação

  • A.

    condena o pagamento e multa pecuniária a todo aquele que transmite dados pessoais de um cliente para outra pessoa ou empresa.

  • B.

    não prevê ainda penalidades específicas para esse tipo de ato.

  • C.

    pune com reclusão de um a quatro anos tal tipo de delito.

  • D.

    delega às Justiças estaduais e municipais a penalização do ato.

  • E.

    inspira-se na legislação francesa que preserva o direito individual do usuário da internet.

O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária prevê normas para a difusão de propaganda de produtos como bebidas, medicamentos e fumo. Entre as normas estabelecidas para a publicidade do cigarro pode-se afirmar que

  • A.

    é vedado qualquer tipo de merchandising de cigarro.

  • B.

    o anúncio não poderá sugerir que o produto possui propriedades tranqüilizantes.

  • C.

    em cinemas ela é totalmente liberada.

  • D.

    se permite a inserção de anúncios em veículos dirigidos a menores de idade, desde que tenham horários definidos.

  • E.

    durante a transmissão de provas automobilísticas, a emissora geradora deverá impedir o aparecimento das marcas de cigarro nos carros.

Segundo o Código de Ética dos Jornalistas, em vigor desde 1987, são deveres do jornalista, EXCETO:

  • A.

    divulgar somente os fatos que sejam de interesse do público;

  • B.

    lutar pela liberdade de pensamento e expressão;

  • C.

    opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem;

  • D.

    combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação;

  • E.

    respeitar o direito à privacidade do cidadão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...