Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Manual do Estado de São Paulo especifica detalhadamente como deve dar-se o uso da legenda naquele jornal. Sobre a forma de escrita da legenda, assinale a afirmativa INCORRETA:
O texto-legenda é, ao mesmo tempo, uma notícia e uma legenda.
Duas fotos, publicadas lado a lado, podem ter uma única legenda.
A pontuação do texto-legenda segue a mesma regra de pontuação dos textos das matérias do jornal.
A descrição da imagem deve vir, sempre que possível, acompanhada de uma informação ou opinião.
Para Maria Helena Ferrari e Muniz Sodré podem ser consideradas características de uma reportagem, EXCETO:
Humanização do relato.
Objetividade dos fatos narrados.
Texto de natureza expressionista.
Predominância da forma narrativa.
Existem jornalismo literário e obras literárias de conteúdo jornalístico, o que implica diferentes características narrativas. Considerando esse pressuposto, julgue os itens subseqüentes.
O jornalismo concede primazia à narrativa do tipo discurso indireto (pirâmide invertida), enquanto a narrativa literária vai direto ao assunto, descrevendo fielmente cada fato (pirâmide normal).
A respeito do papel social da comunicação e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os próximos itens.
É permitido ao jornalista aceitar oferta de trabalho remunerado abaixo do piso salarial da categoria, desde que ele comunique essa decisão à diretoria do sindicato ao qual é filiado.
A respeito do papel social da comunicação e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os próximos itens.
O jornalista é responsável por quaisquer informações divulgadas, mesmo as alteradas por terceiros.
Na Constituição Federal de 1988, os artigos que compõem o Capítulo V − Da Comunicação Social − fazem referência à
liberdade de expressão, proibição da censura, propaganda de alguns produtos, interdição de monopólio ou oligopólio e liberdade de imprensa escrita.
extinção do Ministério das Comunicações, que foi incorporado pelo novo Ministério da Infra-Estrutura − que, em 1991, se tornou Ministério de Transportes e Comunicações − e passou a ser a Secretaria Nacional de Comunicações.
propriedade dos programas de computador, equiparando o software ao livro.
abertura de 30% do capital das empresas de comunicações para grupos estrangeiros e 100% para grupos nacionais.
regulamentação não só da atividade profissional do jornalista, mas também a liberdade de manifestação do pensamento e da informação, e as responsabilidades nos chamados "crimes de imprensa".
Pela atual legislação de imprensa é passível de punição com detenção de um a quatro anos a publicação ou divulgação de
ataques a um ministro de Estado.
opiniões controversas que expressem pensamentos opostos aos do poder executivo.
qualquer notícia ou informação de interesse do ministério da Fazenda.
críticas abertas a qualquer patente das forças armadas.
notícia relativa à defesa interna do país, desde que o sigilo seja justificado como necessário.
Com o advento da internet tornou-se comum o acesso a banco de dados entre empresas. Quando assinamos uma revista ou fazemos uma compra com cartão de crédito, é comum que informações de nossos dados pessoais sejam transmitidas para outras empresas que começam a nos enviar correspondências. Sobre esse tópico, a legislação brasileira dos meios de comunicação
condena o pagamento e multa pecuniária a todo aquele que transmite dados pessoais de um cliente para outra pessoa ou empresa.
não prevê ainda penalidades específicas para esse tipo de ato.
pune com reclusão de um a quatro anos tal tipo de delito.
delega às Justiças estaduais e municipais a penalização do ato.
inspira-se na legislação francesa que preserva o direito individual do usuário da internet.
O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária prevê normas para a difusão de propaganda de produtos como bebidas, medicamentos e fumo. Entre as normas estabelecidas para a publicidade do cigarro pode-se afirmar que
é vedado qualquer tipo de merchandising de cigarro.
o anúncio não poderá sugerir que o produto possui propriedades tranqüilizantes.
em cinemas ela é totalmente liberada.
se permite a inserção de anúncios em veículos dirigidos a menores de idade, desde que tenham horários definidos.
durante a transmissão de provas automobilísticas, a emissora geradora deverá impedir o aparecimento das marcas de cigarro nos carros.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Segundo o Código de Ética dos Jornalistas, em vigor desde 1987, são deveres do jornalista, EXCETO:
divulgar somente os fatos que sejam de interesse do público;
lutar pela liberdade de pensamento e expressão;
opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem;
combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação;
respeitar o direito à privacidade do cidadão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...