Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.
Para tornar a leitura de um texto mais fácil, é comum dividilo utilizando-se entretítulos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
O release é assinado pelo responsável direto da principal fonte de informação do texto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Quanto mais detalhado e completo for o texto do release, mais apropriado estará para ser aproveitado por um veículo de comunicação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Um release deve ser preferencialmente enviado no momento do fechamento da edição das notícias.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa que traz exclusivamente elementos da redação do Lead em radiojornalismo:
Informação em tópicos, expressões opinativas; ausência de nomes ou números no início do texto.
Informação em tópicos; circunstâncias de tempo e lugar em que o fato ocorreu; expressões opinativas.
Informação em tópicos; circunstâncias de tempo e lugar em que o fato ocorreu; ausência de nomes ou números no início do texto.
Início do texto com nomes ou número, circunstâncias de tempo e lugar em que o fato ocorreu; expressões opinativas.
Circunstâncias de tempo e lugar em que o fato ocorreu; inclusão da palavra "ontem"; expressões opinativas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A legenda de uma foto que acompanha uma notícia deve
repetir o que foi dito na matéria, aproveitando a imagem para duplicar a informação.
complementar o que foi mostrado na imagem, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para detalhes.
descrever o que está sendo mostrado na imagem, funcionando como uma etiqueta de identificação.
ser um texto longo que resuma os dados principais do lide da notícia.
vir somente abaixo da imagem com corpo de texto igual ao da matéria que acompanha.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O lide clássico ordena os elementos da proposição (o quê, quem, onde, como e por quê) a partir da notação mais importante. Se o mais importante for o objeto direto, constrói-se o período
na voz passiva.
começando pelo sujeito.
começando pela circunstância.
na ordem direta.
começando pelo verbo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Na produção de um material jornalístico, prevalece como padrão de julgamento do que interessa ou não publicar a
intenção artística do projeto gráfico.
capacidade literária do texto.
eternização do produto informativo.
qualidade técnica da fotografia.
prestação de serviços ao público.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
É característico do texto jornalístico o(a)
redação do texto em primeira pessoa.
uso de linguagem cartorária.
uso de neologismos e adjetivos.
supressão de usos lingüísticos pobres de valores referenciais.
uso de fórmulas rígidas de descrição.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A forma de apuração conhecida como análise se caracteriza pelo(a)
ida do jornalista ao local do evento para entrevistar pessoas.
redação a partir de comunicados oficiais e de conversas com fontes diretas ou indiretas.
uso de artifícios para obter informações, com o jornalista fingindo exercer outras funções.
obtenção de dados através de fontes indiretas e adicionais.
exame crítico e confronto de fatos atuais e passados, montando para o leitor um panorama do acontecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...