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A respeito do webjornalismo, julgue os itens a seguir.
O software Adobe InDesign pode ser utilizado na criação jornalística na Internet, visto que constitui um conjunto de ferramentas para publicações impressas, web e móveis, que permite criar layouts de sites da Internet, de revistas, jornais e outros materiais gráficos.
Com referência ao assunto objeto do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Os software são ferramentas, utensílios, programas de fácil manuseio destinados a possibilitar o acesso das pessoas a assuntos de maior complexidade; são ferramentas que as auxiliam a navegar em computadores e na Internet.
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
As imagens podem representar informações digitais interconectadas, são ícones, do que se depreende que o mundo da comunicação imagética é um mundo de aparências, de simulacros. No photoshop, que molda e modifica as imagens nele contidas, o mundo virtual se afasta mais ainda do mundo real — afastamento compatível com a tecnologia empregada, aos moldes da comunicação contemporânea
A respeito dos programas de editoração eletrônica, que hoje constituem valioso recurso de edição, é correto afirmar que:
facilitam sobremodo a execução, em tempo recorde, de tarefas burocráticas, tais como a redação de jornais, livros, boletins, catálogos, malas diretas, folhetos e fôlderes publicitários.
originam softwares de grande utilidade em toda composição gráfica moderna, por sua extraordinária informalidade e por interfaces agradáveis, em especial as de programas de ativação de um WordEditor.
permitem que um digitador, operando um micro com vídeo, una o escritório moderno às artes gráficas, criando documentos como páginas da web, folhetos, pôsteres, catálogos, boletins informativos e elementos gráficos.
constituem poderosos instrumentos de criação textual, tal como o layout (disposição de elementos verbais, não-verbais e imagens em uma peça infográfica), além da configuração rápida de desenhos tridimensionais.
exigem de todos os processadores, em condições de executar versões atuais dos softwares da área, que disponham no mínimo de 216MB de memória RAM para ilustração vetorial.
Dentre as ferramentas encontradas nas versões X3 (2006) e X4 (2008) do programa de editoração eletrônica e tratamento de imagens CorelDraw, podem ser mencionadas:
artistic media, texto espelhado, embedded ICC color profiles, ConceptShare, Smart Drawing e Publish to PDF features.
On-screen Color Palettes, distorção interativa, 3D, guias dinâmicas, First Drawing e ConceptShare.
Publish to PDF features, wooblers easy creation, suporte a arquivos de câmera, visual document closing, suporte a texto Unicode e preenchimento interativo.
preenchimento interativo, filete, chanfro, texto espelhado, ConceptShare e suporte a arquivos de câmera.
digger selection, visual document closing, ConceptShare, Smart Drawing, Artistic Media e embedded ICC colour profiles.
O par de softwares abaixo que não é orientado para construção de imagens matriciais é:
Adobe Photoshop e Corel Draw.
Painter e InDesign.
Corel Draw e Painter.
InDesign e Corel Draw.
Adobe Photoshop e Painter.
Um dos primeiros softwares de criação de páginas ou editoração eletrônica foi o Aldus Pagemaker, lançado em meados dos anos 80. Também nessa mesma época, difundiu-se uma linguagem vetorial de descrição de páginas que permitia a sua impressão nas recém-lançadas (no mercado) impressoras a laser.
Essa linguagem é chamada:
Lingo.
C++.
Java.
TrueType.
PostScript.
As três áreas de estudo da computação gráfica são: Síntese de Imagens, Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões. Os softwares listados a seguir que se inserem, respectivamente, em cada uma dessas áreas, são:
Corel Draw, qualquer software de OCR, 3D Max.
3D Max, Corel Draw, Adobe In Design.
3D Max, Adobe Photoshop e qualquer software de OCR.
3D Max, Adobe Photoshop e Corel Draw.
Adobe Ilustrator, Corel Draw e Adobe Photoshop.
Softwares de 3D são vetoriais, ou seja, constroem formas a partir de vetores cujas coordenadas são dadas por pontos dispostos nos três eixos (x, y, z). Na construção desses objetos tridimensionais virtuais, são usadas formas básicas a partir das quais se pode modelar uma forma final mais complexa.
O nome dado a essas formas básicas e às três operações básicas realizadas na manipulação de softwares vetoriais são, respectivamente:
Booleanas do programa; escala, rotação e coloração.
Primitivas do programa; escala, rotação e coloração.
Booleanas do programa; escala, rotação e translação.
Primitivas do programa; escala, rotação e translação.
Booleanas do programa; escala, rotação e dimensão.
Scanners em geral são vendidos acompanhados, além do próprio software para captura de imagens (escaneamento), também de softwares de:
Modelagem Tridimensional.
Optical Character Recognition OCRs.
Animação.
DeskTop Publishing Editoração Eletrônica.
Autoria de Multimídia.
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