Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Maria Immacolata Vassallo de Lopes, em seu livro Pesquisa em Comunicação, o paradigma funcionalista dos estudos de comunicação e cultura é regido pelos seguintes princípios metodológicos:
análise centrada no produto, nível ideológico elevado, modelo superestrutural e estudos de caso.
análise centrada no receptor, enfoque psicossociológico e psicolingüístico, conceitos operacionais e nível descritivo de estudo.
análise dos produtos da mídia, comparação entre modelos científicos, amostras significativas e pesquisa qualitativa.
análise de conteúdo, interpretação livre dos discursos, linhas ideológicas adotadas pelos veículos e estatísticas.
análise das mensagens midiáticas, freqüência dos artefatos, decupagem da linguagem e livre interpretação.
A elaboração do questionário é uma das etapas mais importantes e delicadas do processo de pesquisa de mercado. Esta fase inclui definição de conteúdo e formulação das perguntas, seqüência, formatação e layout. Um procedimento a ser adotado para garantir a confiabilidade de um questionário é o(a)
pré-teste do questionário.
análise dos dados secundários.
aplicação em campo.
definição de plano de análise.
pesquisa exploratória.
Dados secundários são dados que já foram coletados para objetivos distintos, e podem ser originados tanto dentro como fora da empresa. NÃO se caracterizam como fontes de dados secundários externos os(as)
bancos de dados bibliográficos.
dados estatísticos não governamentais.
índices econômicos.
relatórios de histórico de clientes.
publicações governamentais.
A entrevista não estruturada realizada com grupo pequeno de respondentes e moderada por profissional treinado é um instrumento utilizado em pesquisa qualitativa, ao qual se dá o nome de
dados de levantamento.
entrevista em profundidade.
grupo de foco.
questionário.
técnicas projetivas.
A respeito de comunicação institucional/organizacional, julgue os itens que se seguem.
No âmbito de planejamento, políticas estão no nível estratégico; programas, no nível tático; e projetos, no nível operacional, estando esses instrumentos diretamente relacionados entre si.
Com referência ao texto e com base nos princípios básicos da comunicação institucional/organizacional, julgue os itens seguintes.
O briefing é definido como a compilação das informações básicas a respeito de um projeto, um plano de ação ou um evento corporativo. Seu principal objetivo é fornecer, aos profissionais envolvidos, uma visão ampla da atividade projetada, a fim de permitir o planejamento adequado e a correta execução do trabalho.
Acerca da relação entre o profissional de comunicação e a fonte de notícia, julgue os próximos itens.
Considera-se uma nuança na administração da comunicação de massa o fato de o trabalho do jornalista junto à fonte ter de ser mais cuidadoso e restrito que o de elaboração de briefing publicitário.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens seguintes.
Ao considerar o cidadão um receptor ambivalente, os pressupostos da comunicação pública se coadunam com as teorias de recepção, as quais encaram o receptor como sujeito ativo do processo de comunicação. Entre os estudiosos que enfatizam o papel do receptor no processo comunicativo destaca-se Jesus Martin-Barbero.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Qualidade nas relações humanas depende das atitudes de cada um, ou seja, da comunicação e do relacionamento estabelecidos. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A comunicação, quando visa ao entendimento mútuo, tem um papel primordial nas relações humanas.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Qualidade nas relações humanas depende das atitudes de cada um, ou seja, da comunicação e do relacionamento estabelecidos. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
De maneira geral, diferentes interlocutores possuem diferentes valores, que se refletem no modo como reagem em diversas situações. Essa característica, normalmente, facilita a comunicação interpessoal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...