Questões de Comunicação Social do ano 2008

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.

Um censo é uma pesquisa tipicamente quantitativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.

Amostra é o mesmo que universo da pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.

Estudo de caso é um método de pesquisa centrado no caráter unitário do objeto social em estudo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

A pesquisa documental é o instrumento de coleta de dados mais utilizado na realização de pesquisas de opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há décadas a teoria do gatekeeping (seleção de informações) vem tratando de explicar o processo de construção da realidade social. Exemplos concretos do processo de criação dessa realidade são observados diariamente tanto na forma como os noticiários de televisão editam protestos e discursos ou descrevem cenas de acidentes e crimes quanto na forma como as revistas de informação resumem os eventos mais importantes da semana e decidem o que será capa em determinado fim de semana. Também é exemplo do processo de criação a forma como os jornais descrevem pessoas e(ou) conceitos abstratos: guerrilheiro ou terrorista, esquerda ou direita, conservador ou liberal.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.

Conforme o texto, os estudos sobre gatekeeping descrevem e explicam procedimentos rotineiros do jornalismo, como a escolha de capas de revistas e de manchetes de primeira página de jornais e a seleção de fotografias, de títulos e do vocabulário para nomear os fatos e os personagens da notícia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pesquisa de Opinião Pública apresenta como principal objetivo a possibilidade de investigar e retratar atitudes e opiniões dos indivíduos, de forma a divulgar com precisão para a sociedade as tendências e posições dos segmentos sociais. Acerca dessa relação entre opinião e pesquisa de opinião, não é correto afirmar que:

  • A.

    o levantamento da opinião coletiva normalmente aponta para o consenso.

  • B.

    a pesquisa de opinião pode identificar uma opinião majoritária.

  • C.

    a pesquisa pode explicitar bipolarização entre maioria e minoria.

  • D.

    a pesquisa pode indicar idéias da população, com interrelações e contradições.

  • E.

    a relação da população com o tema da pesquisa interfere em suas posições.

Em relação às pesquisas quantitativa e qualitativa, não se pode afirmar que:

  • A.

    a pesquisa quantitativa é aplicada em uma população com objetos de estudo comparáveis, fornecendo dados que podem ser generalizados.

  • B.

    na pesquisa quantitativa, a definição da técnica e do instrumento adequado é determinada pelas hipóteses que se quer comprovar.

  • C.

    na pesquisa qualitativa, buscam-se aspectos mais profundos e subjetivos, evitando-se o uso de medidas numéricas e análise estatística.

  • D.

    observação participante e entrevista não-diretiva são alguns instrumentos de coleta de dados da pesquisa qualitativa.

  • E.

    a integração entre as pesquisas quantitativa e qualitativa configura-se impossível em virtude das diferenças metodológicas de ambas.

As intenções da pesquisa e a seleção da população definem a metodologia a ser aplicada. Com relação aos métodos de pesquisa de opinião pode-se afirmar que:

  • A.

    nas discussões em grupo, as reuniões são conduzidas sem a presença de um moderador.

  • B.

    nos inquéritos de opinião, os dois elementos essenciais são a amostragem e o questionário.

  • C.

    na entrevista não diretiva, o entrevistador segue uma lista de perguntas.

  • D.

    pela observação direta, documentos expõem os fenômenos sociais.

  • E.

    na observação indireta, além da entrevista, podem-se usar métodos de opiniões e atitudes.

Na realização de uma Pesquisa de Opinião Pública, não são etapas essenciais:

  • A.

    definição do problema e levantamentos sobre o estado da questão.

  • B.

    estabelecimento de objetivos principais e objetivos secundários.

  • C.

    planejamento (amostragem, cronograma etc.) e execução do trabalho.

  • D.

    preparação para pesquisa posterior, dando continuidade ao tema abordado.

  • E.

    análise dos resultados, formulação das conclusões e redação do relatório final.

Em relação aos tipos de técnicas de coleta de dados para Pesquisa de Opinião é correto afirmar que:

  • A.

    na amostra probabilística, há uma seleção baseada em critérios de intencionalidade e conveniência.

  • B.

    na amostra não-probabilística, há um maior grau de representatividade.

  • C.

    o universo da pesquisa se refere ao conjunto de pessoas com características comuns e informação sobre o tema.

  • D.

    toda pesquisa engloba apenas parte do universo, configurando-se como de amostragem.

  • E.

    a definição do tamanho da amostra e os critérios para seleção são obtidos sempre de forma aleatória.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...