Questões de Comunicação Social do ano 2009

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Em uma instituição, o planejamento ocorre em três níveis: estratégico, tático e operacional. O estratégico é de longo prazo, tem maior impacto e refere-se às decisões da instituição. O tático é de médio prazo e busca resposta a questões imediatas. O operacional cuida da documentação escrita e da normalização dos processos. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.

Durante o gerenciamento de uma crise, quando o profissional de comunicação propõe a elaboração e a distribuição de uma declaração oficial da instituição, pode-se dizer que ele atua no nível operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há um tipo de pesquisa que tem a finalidade de identificar percepções, sentimentos, atitudes e ideias dos participantes a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a abordagem de pesquisa. Em pesquisas exploratórias, seu propósito é gerar novas ideias ou hipóteses e estimular o pensamento do pesquisador, enquanto que, em pesquisas fenomenológicas ou de orientação, é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus conhecimentos e experiências. O conceito refere-se a

  • A.

    brainstorm.

  • B.

    técnicas projetivas.

  • C.

    grupos focais.

  • D.

    entrevistas não estruturadas.

  • E.

    etnographic research.

A pesquisa de opinião é uma técnica de mediação da opinião pública que permite investigar o problema de pesquisa no ambiente real. Sobre pesquisa de opinião, avalie os itens abaixo e identifique a opção errada.

  • A. Entrevista pessoal, entrevista por telefone e questionário enviado por correio são técnicas de coleta de dados para pesquisas de opinião.
  • B. A entrevista em profundidade pode ser definida como um recurso metodológico que busca, com base em teorias e pressupostos definidos pelo investigador, recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer.
  • C. Aberta ou semiaberta são características que a entrevista qualitativa pode ter.
  • D. Como método quantitativo, a pesquisa de opinião também é chamada survey.
  • E. Entende-se como amostra da pesquisa o conjunto de pessoas que possuem características comuns e detém algum grau de informação sobre o tema a ser explorado.

O marketing opera a partir da pesquisa de imagem, de mercado e de opinião. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Pesquisas qualitativas examinam com maior profundidade dados acerca de situações investigadas previamente por pesquisas quantitativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O marketing opera a partir da pesquisa de imagem, de mercado e de opinião. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir.

A pesquisa de opinião pública pode ser utilizada nas relações com os mais diferentes públicos, como empregados, imprensa, consumidores ou acionistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma das eleições em São Paulo, o candidato A, confiando nas pesquisas de opinião, deixou-se fotografar na cadeira de prefeito. Mas ganhou o candidato B, que até desinfetou a cadeira antes de tomar posse. A explicação de especialistas em opinião pública ficou por conta de um viés.

Tendo como referência inicial o texto acima e acerca do conceito de viés, julgue os itens a seguir.

O viés é um erro constante e sistemático, existente ou associado a alguma fase da coleta de dados ou de seu processamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma das eleições em São Paulo, o candidato A, confiando nas pesquisas de opinião, deixou-se fotografar na cadeira de prefeito. Mas ganhou o candidato B, que até desinfetou a cadeira antes de tomar posse. A explicação de especialistas em opinião pública ficou por conta de um viés.

Tendo como referência inicial o texto acima e acerca do conceito de viés, julgue os itens a seguir.

O viés, tal como o erro amostral e tal como a margem de erro é um fator previsível e mensurável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a metodologias de pesquisa, julgue os próximos itens.

As metodologias de pesquisa permitem avaliar a reputação de uma instituição em diversas esferas, como ambiente de trabalho, produtos e serviços, cidadania e meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a metodologias de pesquisa, julgue os próximos itens.

A escala de reputação corporativa, criada pelo Boston Consulting Group, é uma das metodologias de pesquisa utilizadas para medir a reputação corporativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Pesquisas voltadas às perspectivas de determinados públicos a respeito de certos assuntos ou entidades são consideradas qualitativas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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