Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A pesquisa de imagem busca conhecer como uma instituição é percebida por determinado público.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A pesquisa de mercado é aplicada para se obter informações específicas acerca de um mercado.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Perguntas fechadas e entrevistas em profundidade são características do método quantitativo.
A descrição acima está associada ao conceito de
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A edição jornalística é um exemplo, em consonância com a visão explicitada pelo texto, de que a notícia é uma construção simbólica e não um retrato fiel e íntegro dos fatos noticiados.
A percepção seletiva é considerada um efeito cognitivo que depende da exposição seletiva prévia do indivíduo a meios e mensagens, da sua disponibilidade para ler, ouvir ou ver o conteúdo integral de determinada mensagem.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Na transmissão da mensagem, o grau de atenção e de concentração exigido do público varia conforme o veículo. Quando a mensagem é apresentada em um registro estável, o processamento é classificado como
cursivo
corrente
fixo.
maduro.
nivelado.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O repertório é um conjunto de signos conhecidos ou assimilados por um indivíduo ou por um grupo de pessoas, uma espécie de estoque de experiências, fixado por um determinado código. A fim de neutralizar o ruído para transmitir informações novas de maneira eficaz, o comunicador precisa trabalhar com uma medida adequada de
surpresa
inovação
remissão.
redundância.
pausa.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
( ) O grau de previsibilidade de uma mensagem pode ser caracterizado como Redundância.
( ) Uma figura de retórica que acontece quando se estende um significado a outro significante, comparando-os implicitamente entre si define uma Metonímia.
( ) Quando se substitui um signo por outro com o fim de provocar transferências associativas de uma realidade a outra se estabelece uma Metáfora. Utiliza-se, assim, o signo pela coisa significada, designando-se uma coisa com o nome de outra.
( ) Opor dois signos ou grupos de signos entre si, de modo a realçar ou fortalecer um deles, caracteriza uma Antítese.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A comunicação interpessoal é um instrumento de comunicação muito importante na comunicação das organizações. Não é variante da comunicação interpessoal
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.
Os elementos convencionais da escrita jornalística de notícias — representados pelas questões o que, quem, onde, como, quando e por que — são desvinculados das estruturas da retórica clássica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...