Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A pesquisa de imagem busca conhecer como uma instituição é percebida por determinado público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A pesquisa de mercado é aplicada para se obter informações específicas acerca de um mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Perguntas fechadas e entrevistas em profundidade são características do método quantitativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A descrição acima está associada ao conceito de

  • A. cultura, por utilizar a ideia de teia de significados
  • B. discurso, pois enfatiza a polifonia do mundo contemporâneo.
  • C. semiose, por entender que a comunicação é dialógica
  • D. signo, por combinar uma ideia com uma elocução
  • E. sistema, pois diz respeito à integração de mensagens distintas e independentes

A edição jornalística é um exemplo, em consonância com a visão explicitada pelo texto, de que a notícia é uma construção simbólica e não um retrato fiel e íntegro dos fatos noticiados.

A percepção seletiva é considerada um efeito cognitivo que depende da exposição seletiva prévia do indivíduo a meios e mensagens, da sua disponibilidade para ler, ouvir ou ver o conteúdo integral de determinada mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na transmissão da mensagem, o grau de atenção e de concentração exigido do público varia conforme o veículo. Quando a mensagem é apresentada em um registro estável, o processamento é classificado como

  • A.

    cursivo

  • B.

    corrente

  • C.

    fixo.

  • D.

    maduro.

  • E.

    nivelado.

O repertório é um conjunto de signos conhecidos ou assimilados por um indivíduo ou por um grupo de pessoas, uma espécie de estoque de experiências, fixado por um determinado código. A fim de neutralizar o ruído para transmitir informações novas de maneira eficaz, o comunicador precisa trabalhar com uma medida adequada de

  • A.

    surpresa

  • B.

    inovação

  • C.

    remissão.

  • D.

    redundância.

  • E.

    pausa.

Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

( ) O grau de previsibilidade de uma mensagem pode ser caracterizado como Redundância.

( ) Uma figura de retórica que acontece quando se estende um significado a outro significante, comparando-os implicitamente entre si define uma Metonímia.

( ) Quando se substitui um signo por outro com o fim de provocar transferências associativas de uma realidade a outra se estabelece uma Metáfora. Utiliza-se, assim, o signo pela coisa significada, designando-se uma coisa com o nome de outra.

( ) Opor dois signos ou grupos de signos entre si, de modo a realçar ou fortalecer um deles, caracteriza uma Antítese.

  • A. F, F, V, V
  • B. V, F, F, F
  • C. V, F, F, V
  • D. F, F, F, V
  • E. V, V, F, F

A comunicação interpessoal é um instrumento de comunicação muito importante na comunicação das organizações. Não é variante da comunicação interpessoal

  • A. conversa entre duas pessoas em um corredor.
  • B. videoconferência com os participantes em estados diferentes.
  • C. um depoimento transmitido pelo sistema de som da empresa.
  • D. discurso em um auditório lotado.
  • E. uma conversa por telefone.

Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.

Os elementos convencionais da escrita jornalística de notícias — representados pelas questões o que, quem, onde, como, quando e por que — são desvinculados das estruturas da retórica clássica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...