Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.
O jornalismo praticado na Web está mais próximo do conceito de jornalismo público do que a forma tradicional de jornalismo de massa.
A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.
O webjornalismo é multimidiático usa vários tipos de mídia e formatos de arquivo.
A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.
A geração, a publicação e distribuição de conteúdos na Internet reforçam o papel do gatekeeper no processo de produção da notícia (newsmaking).
Segundo o Prof. Candido Teobaldo, conhecido autor brasileiro de livros sobre Relações Públicas, uma das características da opinião pública é
ser uma opinião unânime.
estar, necessariamente, de acordo com a opinião da maioria.
ser estável e contemplar as diversas opiniões existentes no público.
ser semelhante à opinião dos líderes do grupo.
estar em contínuo processo de formação e em direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos métodos e das técnicas de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.
As pesquisas de opinião, ferramenta desenvolvida por estudiosos da escola de Frankfurt, adquiriram grande projeção na imprensa após a II Guerra Mundial. Sua finalidade era compreender comportamentos de plateias do cinema de arte e dos concertos de música clássica.
Comunicação Social - Opinião Pública - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A opinião pública é a média das opiniões circundantes em uma determinada sociedade, num determinado momento. Tal definição é de
Gabriel Tarde.
Noelle-Neumann
Walter Lippmann.
Solomon Asch.
James Bryce.
O estudo da evolução do conceito de opinião pública permite identificar várias etapas. Uma delas não é:
Sobre opinião pública, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.
( ) A opinião pública é forjada como um produto da atividade social. É um fenômeno coletivo que se apóia em uma realidade individual.
( ) São fatores que atuam na formação da opinião pública: a família, a educação, os grupos sociais e os meios de comunicação de massa.
( ) A opinião pública implica na existência de outras opiniões distintas dela.
( ) Em teoria da opinião pública, atitude e opinião são diferentes. Atitude se vincula a hábitos e comportamento manifesto. Opinião tem caráter verbal e simbólico.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.
O IBGE fornece, periodicamente, censos e pesquisas por amostragem, de forma a retratar a realidade brasileira por meio de seus indicadores.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.
O IBOPE fornece, periodicamente, ou mediante contrato, amostras que retratam tendências da opinião pública brasileira.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...