Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.

O jornalismo praticado na Web está mais próximo do conceito de jornalismo público do que a forma tradicional de jornalismo de massa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.

O webjornalismo é multimidiático usa vários tipos de mídia e formatos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.

A geração, a publicação e distribuição de conteúdos na Internet reforçam o papel do gatekeeper no processo de produção da notícia (newsmaking).

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o Prof. Candido Teobaldo, conhecido autor brasileiro de livros sobre Relações Públicas, uma das características da opinião pública é

  • A.

    ser uma opinião unânime.

  • B.

    estar, necessariamente, de acordo com a opinião da maioria.

  • C.

    ser estável e contemplar as diversas opiniões existentes no público.

  • D.

    ser semelhante à opinião dos líderes do grupo.

  • E.

    estar em contínuo processo de formação e em direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo.

Acerca dos métodos e das técnicas de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

As pesquisas de opinião, ferramenta desenvolvida por estudiosos da escola de Frankfurt, adquiriram grande projeção na imprensa após a II Guerra Mundial. Sua finalidade era compreender comportamentos de plateias do cinema de arte e dos concertos de música clássica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A opinião pública é a média das opiniões circundantes em uma determinada sociedade, num determinado momento. Tal definição é de

  • A.

    Gabriel Tarde.

  • B.

    Noelle-Neumann

  • C.

    Walter Lippmann.

  • D.

    Solomon Asch.

  • E.

    James Bryce.

O estudo da evolução do conceito de opinião pública permite identificar várias etapas. Uma delas não é:

  • A. vínculo ao livre fluxo de informações, pressuposto da imprensa livre.
  • B. equiparação do público com a massa.
  • C. produto de um processo de comunicação intrínseco às massas, que não está preso nem ao uso da razão nem ligado à dominação política.
  • D. a opinião que subjetivamente se supõe como dominante.
  • E. opinião predominante daqueles que são atingidos com certo nível de impacto pelos meios de comunicação de massa.

Sobre opinião pública, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) A opinião pública é forjada como um produto da atividade social. É um fenômeno coletivo que se apóia em uma realidade individual.

( ) São fatores que atuam na formação da opinião pública: a família, a educação, os grupos sociais e os meios de comunicação de massa.

( ) A opinião pública implica na existência de outras opiniões distintas dela.

( ) Em teoria da opinião pública, atitude e opinião são diferentes. Atitude se vincula a hábitos e comportamento manifesto. Opinião tem caráter verbal e simbólico.

  • A. F, V, F, F
  • B. V, F, V, F
  • C. F, V, F, V
  • D. V, V, V, V
  • E. V, V, F, V

Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.

O IBGE fornece, periodicamente, censos e pesquisas por amostragem, de forma a retratar a realidade brasileira por meio de seus indicadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.

O IBOPE fornece, periodicamente, ou mediante contrato, amostras que retratam tendências da opinião pública brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...