Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do serviço de contratação de serviços de publicidade no governo, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) A legislação de publicidade não permite concessão de comissão ou desconto sobre a propaganda encaminhada diretamente aos veículos de divulgação por um governo.

( ) O desconto legal devido pelos veículos de comunicação às agências de propaganda é de 17%.

( ) Um veículo de comunicação pode entrar em contato diretamente com a área de planejamento de mídia de um governo que possua agência de publicidade, buscando oferecer melhor preço de veiculação.

  • A. F, F, V
  • B. F, V, F
  • C. V, F, F
  • D. V, V, F
  • E. F, F, F

Desde a década de 70 do século passado que emissoras brasileiras de TV têm feito inserções de ações que são desempenhadas por personagens em telenovelas, de modo a advogarem causas humanitárias, sociais e públicas. Acerca desse tipo de prática, julgue os itens a seguir.

Trata-se de merchandising social, prática associada à responsabilidade social das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

As ações de publicidade e comunicação do Poder Executivo submetem-se ao disposto na Constituição Federal, em decretos e instruções normativas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A publicidade do Poder Executivo abrange a publicidade de utilidade pública, a publicidade institucional, a publicidade mercadológica, a publicidade legal e a promoção institucional e mercadológica, incluídos os patrocínios.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de um evento, seja ele de natureza social, política ou técnica, deve prever todas as etapas que contribuam para sua eficiência e eficácia. Acerca das etapas desse planejamento, julgue os itens que se seguem.

Um plano de evento completo contém a apresentação do objetivo e da justificativa do plano, do nome, da data, da hora e do local do evento; a descrição dos recursos (humanos, materiais e financeiros), dos patrocínios, dos apoios e do modo de divulgação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação dirigida é um importante instrumento voltado ao público interno das instituições. Por meio de ações e meios específicos, transmite e recebe mensagens a esse público, fazendo uso de tecnologias ou de técnicas tradicionais de aproximação. Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação dirigida.

Uma campanha no rodapé do contracheque do servidor é um instrumento de comunicação dirigida, mas não permite interatividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação dirigida é um importante instrumento voltado ao público interno das instituições. Por meio de ações e meios específicos, transmite e recebe mensagens a esse público, fazendo uso de tecnologias ou de técnicas tradicionais de aproximação. Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação dirigida.

Campanhas de economia de energia ou de uso da água no ambiente de trabalho são consideradas instrumentos de publicidade, mas não de comunicação dirigida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma lauda padrão radiofônica tem linhas com 65 toques. Para uma notícia de 1 minuto deverão ser escritas de

  • A.

    6 a 7 linhas.

  • B.

    8 a 10 linhas.

  • C.

    10 a 11 linhas.

  • D.

    12 a 15 linhas.

  • E.

    16 a 19 linhas.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Para o noticiário factual, o tempo é um fator preponderante em toda a produção jornalística impressa. O que não é apurado em tempo de ser editado para a publicação, simplesmente não entra no produto final. A exceção são as chamadas matérias frias, que podem ser publicadas em outro momento sem perder o interesse.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às características e funções dos jornalistas, julgue os itens que se seguem.

Nas emissoras de televisão, o editor-chefe é o profissional responsável pelo conteúdo veiculado pelo telejornal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às características e funções dos jornalistas, julgue os itens que se seguem.

Repórter-cinematográfico é o profissional responsável por buscar, no trabalho com a equipe de reportagem, as informações por meio de imagens.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...