Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne às teorias relativas à produção da notícia e seus efeitos, julgue os próximos itens.

O efeito da distorção involuntária, estudado no âmbito do processo de seleção de notícias (gatekeeping), decorre de fatores como a escassez de tempo para a apuração dos fatos e das rotinas produtivas de modo geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os organizadores de eventos dos Estados Unidos criaram uma recepção que mistura café da manhã com almoço, servido em estilo buffet, com a finalidade de promover uma ideia ou produto a um grupo de pessoas. Em geral essa refeição acontece entre dez e quatorze horas. O nome desse evento é

  • A.

    Happy Hour.

  • B.

    Brunch.

  • C.

    Coffee-break.

  • D.

    Breakfast.

  • E.

    Coktail.

O evento que trata da apresentação profunda de um tema (cerca de 60 minutos) por uma pessoa especialista no assunto, que dá oportunidade à audiência para perguntas, é chamado de

  • A.

    Mesa Redonda.

  • B.

    Workshop.

  • C.

    Painel.

  • D.

    Seminário.

  • E.

    Palestra.

Jorge é assessor de imprensa e reconhece que há problemas para o bom exercício de sua atividade, dentre os quais NÃO se inclui a

  • A. crença de que basta ter assessoria para obter resultados imediatos.
  • B. existência de dirigentes de instituições com ideias preconcebidas
  • C. estrutura hierárquica de produção existente nas redações jornalísticas.
  • D. falta de compreensão da instuição acerca de critérios noticiosos
  • E. ocorrência de fontes que pretendem desprezar ou ignorar a imprensa.

Uma empresa do mercado financeiro contratou os serviços de uma assessoria de imprensa. O profissional encarregado esclareceu à direção da empresa as funções do serviço, dentre as quais NÃO deve constar a

  • A. leitura de jornais para antecipar tendências que afetem a empresa.
  • B. elaboração de produtos jornalísticos e publicitários para divulgação da empresa.
  • C. cobertura jornalística de eventos relacionados à empresa
  • D. manutenção de um relacionamento proativo e reativo com a imprensa.
  • E. organização de encontros entre dirigentes da empresa e representantes da mídia.

Um brunch que reúna um dirigente de uma empresa e um grupo de jornalistas pode servir como alternativa à entrevista

  • A. coletiva
  • B. oficial
  • C. exclusiva
  • D. improvisada
  • E. de divulgação

Transformar ocorrências institucionais em acontecimentos públicos é o que fazem as empresas ao produzir notícias para a imprensa. Essa divulgação das instituições na mídia tem um caráter

  • A. artificial e metódico.
  • B. calculado e embasado
  • C. espontâneo e automático
  • D. intencional e negociado
  • E. proposital e diversificado.

As relações públicas dizem respeito, essencialmente, à responsabilidade social dos indivíduos e das organizações, sendo sua atividade principal ajustar as ações e iniciativas individuais ou institucionais às tendências culturais, econômicas e políticas, com a finalidade de atender ao interesse público. Assim, por sua natureza, as atividades de relações públicas entrelaçam três campos do conhecimento, que são

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

É dever do assessor de imprensa enviar o maior número possível de releases para o maior número possível de jornalistas, o que deve ser feito pela manhã, para que os jornalistas tenham tempo de ler e selecionar as informações que serão publicadas nos veículos em que trabalham.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

O assessor de imprensa precisa conhecer as rotinas de produção da cada veículo com o qual faz contato, incluindo os horários mais adequados para fazer contato com os jornalistas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...